O Brasil é o país do futuro…



Brasileiro vive de esperança, vive da felicidade (cada vez mais em baixa) e de uma solidariedade enraizada na alma da nossa gente.

Nos acostumamos a viver com os olhos vendados, com a eterna sensação de que está tudo uma merda e que nunca vai mudar, então vamos empurrando com a barriga e rezando para que Deus mande alguma coisa do céu… por enquanto só tenho visto cair bala perdida…

A imagem do Brasil aqui no exterior é ruim. Culpa de quem a criou e sustenta. Dizem que somos o país do carnaval, da prostituição e do crime organizado. Uma pátria de favelas que vive em guerra civil o tempo todo. Ou então uma selva, com macacos vivendo em árvores e crianças de rua falando espanhol.

Podemos culpar o sistema de ensino de alguns países por ensinar coisas erradas ou até mesmo engolir a seco a indiferença das pessoas pelo nosso país tão grande e tão lindo, mas não seria melhor tentar mudar?

Quando digo que cultivamos essa imagem ruim, é verdade. Na TV só vemos os crimes ou escândalos políticos. As boates, muitas delas nos países europeus, estão repletas de garotas de programa brasileiras. Os filmes também mostram imagem de um cotidiano de cidade grande que felizmente ainda não representa as cidades do interior que resistem e dormem na paz e tranquilidade.

Vendo o discurso de Severn Suzuki na ECO 92 no Rio e incentivando o êxodo de muitos amigos para terras estrangeiras, cada vez mais me pergunto: até quando morar no Brasil vale a pena? Somos riquíssimos, mas somos indigentes… somos fartos, mas somos escassos…

Para mim o Brasil é o país com maior potencial em todas as áreas, sem dúvida nenhuma. Além de deter boa parte dos recursos naturais do mundo e gozar de um clima privilegiado sem grandes e incontroláveis desastres naturais.

Mas mudar… só começando do zero, porque a sujeira e a corrupção estão tão enraizados que se é honesto é errado, está banido do jogo.

Como explicar para os gringos que somos um país muito rico se só o que se vê é pobreza?

Como convidá-los para visitar nosso país sem dizer que não é perigoso? Como ter orgulho de uma pátria suja e promíscua? Mesmo sabendo que nela estão as melhores pessoas, os melhores lugares e as melhores coisas?

Como levar minha família para morar aí se para ter um bom emprego tenho que morar em cidade grande e para morar em cidade grande tenho que viver abraçado com o medo?

É triste saber que é tudo sempre mais do mesmo.

E se o Brasil é mesmo país do futuro, espero que possa ser também o do meu futuro. Tomara meu Deus, tomara…

Texto escrito por Michel Zylberberg (3 de julho de 2007)
http://www.rodandopelomundo.com/

Leia também:
O Brasil é mesmo o país do futuro?

Curta e siga:
Avatar

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.