Quanto posso ganhar trabalhando pelo mundo?



Esta pergunta sempre surge quando pensamos em chutar tudo para o alto no Brasil e nos jogar em algum lugar do mundo, tentando fazer uma grana extra e o famoso “pé-de-meia”.

Mas, apesar de que se fizermos tudo certo o resultado seja normalmente positivo, existem os riscos e armadilhas. Quero falar um pouco do que já vi e passei, apesar de não me julgar nem de perto um especialista no assunto.

Vou abordar três dos mais visados destinos da atualidade: Irlanda, Inglaterra e Austrália. Sendo que destes só cheguei a trabalhar no último.

O primeiro passo seria o investimento. Custo com passagem (que sempre pesa bastante), papelada (muita!), intermediário (ou o que seja), visto (estudante, trabalho…) e coisas como exame médico e outras coisas mais…

Por este primeiro passo, muita gente já descarta de cara a Austrália, porque realmente é quase o dobro do preço. Aí a escolha fica entre a Irlanda e a Inglaterra, com um custo médio total que gira em torno de R$ 10.000 (contando com um dinheiro para os primeiros dias sem trabalho).

Com climas e estilos parecidos e a diferença maior ficando com a moeda corrente, o salário mínimo por hora acaba se igualando. Na Irlanda em torno de 8 euros (EUR) e na Inglaterra em torno de 5,40 pounds (GBP), praticamente um-para-um convertendo.

Para um conversão mais precisa pela cotação do dia consulte: http://www.bloomberg.com/invest/calculators/currency.html

steyneJá o dólar australiano (AUD), um pouco menos valorizado, acaba também ficando um-para-um com esses dois países. O mínimo em torno de 12 AUD. Lembrando que o pagamento – diferentemente do Brasil – quase sempre saí a cada semana. Melhor para quem tem dificuldades em controlar os gastos.

Com o visto de estudante o permitido seria trabalhar no máximo 20hs por semana. Então teríamos:

Irlanda: 160 EUR
Inglaterra: 108 GBP
Austrália: 240 AUD

Quem juntaria dinheiro ganhando isso por semana? Já que apenas o aluguel semanal gira em torno de 80 EUR, 60 GBP e 120 AUD.

Mas aí que está o pulo do gato. Muita gente acaba trabalhando muito mais, mesmo com o risco de deportação.

Os três países que cito, diferentemente de países como Estados Unidos, Canadá e mais alguns da Europa, precisam de mão de obra pesada e acabam fechando um pouco os olhos. Já que a grande maioria dos brasileiros trabalha em restaurantes lavando prato, em construção civil e coisas do gênero.

Construção civil aliás, com a fama de ser ter das melhores remunerações. Além de ser horário fixo de trabalho. Em Sydney (Austrália), por exemplo, trabalhando todos os dias da 7 da manhã às 3 da tarde, o salário fica em torno de 1.000 AUD por semana. Nada mau para quem souber poupar.

Então antes de anunciar o carro nos classificados, vender suas tranqueiras, fazer rifa com os amigos, fazer aulas particulares de inglês e pedir dinheiro para seu pai pense com cuidado. Se é possível fazer dinheiro? Claro que sim. Mas lembre-se que uma vez lá os custo não acabam. O investimento é grande caso queira renovar o visto e pagar mais um curso. E que o controle das escolas muitas vezes é rígido, tendo que ter no mínimo 80% de presença para poder renovar o visto.

Pense também no investimento inicial, que demoraria para ser quitado. Mas chega de desanimá-los, uma vez que no Brasil ganhar R$ 25,00 por hora é muito difícil. Então sabendo regular, economizar e principalmente planejar, é possível partir com calma e segurança.

Mas, o mais importante de tudo, faça contatos sempre! Não fuja de brasileiros porque possivelmente eles que vão te arrumar emprego.

Fica quase tudo na base do contato, um largar o emprego e te coloca no lugar ou alguém que fica sabendo de um lugar que precisa e indica você. Tudo na base da confiança, faça por merecer sempre. Senão se queima e queima teu amigo junto.

Basta não ter medo e vergonha de trabalhar pesado. Com certeza quando voltar você irá valorizar muito mais a sua família, a comodidade do lar e as pessoas que fazem o trabalho pesado no Brasil e ganham muito pouco por isso.

Boa sorte e boa viagem! Nos vemos por aí…

Leia também:
. Austrália x Irlanda
. O país que recomendo…
. Onde morar na Austrália?
. San Diego 1 x 3 Australia
. Sydney x Gold Coast
. Videos da Austrália
. Trabalhando pesado no exterior! (parte 1)
. Dicas de 13 dos mais procurados destinos para intercâmbio pelo mundo

PAZ! Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • EU QUERIA VIAJA TANTO PAR MIN CONHECER NOVO LUGAR TANTO PARA TRABALHA PODEIA SER NA CRINA OU CANADA NAO SEI SO SEI QUE EU QUERO MUITO VIAJA PARA TRABALHA GANHA TANBEM NOVO CONHECIMENTO EU PODIA TRABALHA DE LAVA CARRO NAO SEI EU SOU UMA PESSOA MUITO SINPER

    MEU E MAIL EDVANBAD@HOTMAIL .COM ( MSN ) EDVAN.AVENTURA@HOTMAIL.COM ( ORKUT)

  • VIAJA PARA TRABALHA E CANHA NOVO CONHECIMENTO
    EU QUERIA VIAJA TANTO PAR MIN CONHECER NOVO LUGAR TANTO PARA TRABALHA PODEIA SER NA CRINA OU CANADA NAO SEI SO SEI QUE EU QUERO MUITO VIAJA PARA TRABALHA GANHA TANBEM NOVO CONHECIMENTO EU PODIA TRABALHA DE LAVA CARRO NAO SEI EU SOU UMA PESSOA MUITO SINPER MAIS EU NAO TENHO CONDIÇAO PARA VIAJA MEU ; NOME ; EDVAN LIMA EU EA GOSTA MUITO DE VIAJA MESMO

  • Deivid santos

    Olá ainda não tenho bolg mas assim ó estarei indo pra alguma parte da europa pra tentar a vida junto da minha noiva e queria ,se for possivel saber direito se eu levar ums 10,000 reais que iria ficar num valor bem menos se daria para começar e ficar bem pela europa e se da tempo para arranjar um emprego e o que ganharia trabalhando na europa e valor de jk por mes ? tem como me responder ?

    agradeço! abraços .

    email. j.d_galarsantos@hotmail.com

    ou c der me add… no msn pode ser?

    dvd_4elementoss@hotmail.com

  • MORENINHO LION

    QUERO INFORMAÇOES,MEU MSN É moreninholion@hotmail.com.
    QUERIA ESTUDAR E TRABALHAR NA IRLANDA.

  • Leonardo Lopes Manzur

    amigo vc poderia passa seu msn pra conversa comigo??
    gostei mto do que vc explico ai mais precisava sabe algumas coisas a mais ;D
    sucesso pra vc valeu!

  • naotemcomoesquecer

    Show Carol!!! Te espero por aqui… valeu pela citação no teu novo blog, espero que tenha todo sucesso do mundo e que curta por aqui como eu estou tendo a chance de fazer…

    Mas antes aproveita muitooooo o brasil para nao sentir saudade por um bom tempo.. hueuheuhehueuhe pq nao tem terra melhor que a nossa!!

    Beijao grande, se cuida…. Michel

  • Na realidade nos vemos por AÍ….. na minha provável primeira viagem ao exterior não irei desfrutar do trabalho de outra terra mas sim dos estudos e da cultura… projetos… Espanha… espero q dê certo!!!

    e então com certeza nos veremos em meio a Europa e nos divertiremos do jeito mais brasileiro possível!

    boas andanças por aí por enquanto Michel…

    to com wordpress agora!

    Namastê

    beijos,

    Carol