Morar fora é morrer um pouco…
Dias de alegria, dias de paranóia, dias de saudade, dias de ausência, dias e dias de distância.
Morar fora é morrer um pouco… às vezes mais, ou menos. Mas sempre um pouco.
Quem fica sente saudades, como alguém que parte de verdade para sempre. Quem vai fica longe de quem ama e conta os dias para voltar.
Muitas vezes quem nunca vai não sabe nem de perto o que é voltar. Aquela sensação deliciosa de que nada foi perdido, tudo está ali.
Mas nem sempre tudo sobrevive ao tempo. Muitas coisas passam, vidas também.

Minha vida é cheia de idas e vindas, despedidas e retornos, giros e mais giros. E gosto de morrer um pouco a cada vez que digo adeus.
Porque vejo nos olhos de quem fica o amor que nos ensinam a esconder. Sinto que sou amado, que sou querido e deixo saudades.
Muita gente parte de vez sem ter sentido esse sentimento tão único. Penso que partem mais tristes, frustrados.
Eu ainda voltarei e partirei muitas vezes. Mas um dia não voltarei mais, e neste dia, partirei em paz.
Michel Zylberberg, ao som de Chico Buarque (30.11.2007)
- PESQUISAR / NOS ARQUIVOS
- « Austrália x Irlanda
- » VIDEOS DE LONDRES
- PESQUISAR / EM arte brasil europa foto pessoal viagens
- « Austrália x Irlanda
- » VIDEOS DE LONDRES





Caro Michel, por acaso (será ?) achei este seu site e me emocionei muito principalmente com “Morar fora é morrer um pouco…” Sou do Rio de Janeiro, moro em Salvador com minha esposa, e meus dois filhos moram há dois anos em Madrid, onde foram tentar uma vida melhor, até por minha influência. Meu filho é formado em Comércio Exterior e munha filha é Dentista. Meu filho foi uns meses antes, sozinho, sem conhecer ninguém. Não conseguia emprego, dinheiro acabando….até que finalmente conseguiu um dentro de sua área. Minha filha, por problemas da legislação da Espanha, ainda está Homologando o diploma de Odontologia. Está trabalhando em uma sapataria, ficando em pé todo o tempo, comendo sanduiche na escada interna, levando esporro do dono, etc…. Nós (eu e minha esposa) morremos de pena dela. Ela não foi criada assim. A nossa dúvida angustiante é a de se realmente está valendo a pena ?
Eles passaram este Natal e Ano Novo com a gente e na hora de voltar para Madrid, senti que minha filha “balançou”…. Aqui eles têm seus quartos, mordomias, carinho da família, amigos.
Neste seu depoimento, vi escrito tudo aquilo que creio que eles estão sentindo: saudade, saudade e saudade….
Você faria tudo de novo ? O que você teria para falar para eles ?
Parabéns a você pela garra, força e coragem para enfrentar as adversidades que passaram. Parabéns à sua família que certamente está orgulhosa pela pessoa íntegra e de bem que formaram.
Que Deus lhe dê muita saúde, que é o principal para levar-mos esta vida adiante, muita paz em seu coração e que você crie seus futuros filhos da maneira como foi criado.
Muito sucesso e felicidade para você e sua esposa.
Um grande abraço.
Eugenio
Olá Eugenio! Muito legal o seu e-mail, fiquei muito feliz!
Apesar de tantas dificuldades e preocupações, vocês conseguem batalhar juntos pela felicidade da família!!! E assim funciona sempre!!
Sobre o problema da sua filha me lembrou muito meu texto http://www.rodandopelomundo.com/2008/03/19/trabalhando-pesado-no-exterior-parte-1/
Talvez ela goste de ler e pensar que às vezes vale a pena o sacrifício e os esporros do chefe!! São tantas pessoas nessa situação, mas como ela é diplomada, uma vez resolvida a questão ela vai poder ganhar dinheiro e trabalhar naquilo que gosta de verdade!!
Estive no Brasil hà pouco tempo e também balancei… é normal, balançamos sempre pensando na companhia da família, dos amigos e de todas facildades da vida por aí!! Mas também acomodar-se é muito pior!!! Se está dando certo até agora é porque ela tem uma meta e vai lutar até conseguir!!!
Quem sabe depois ela venha trabalhar aqui na Suíça, porque os dentistas são caríssimos e uma porcaria!!! hehehehe
Não perca teu verão baiano preocupando-se demais com eles. Tenho certeza que com a educação que vocês deram jajá eles estarão retribuindo todo amor e carinho!! Com uns euros também, que não faz mal a ninguém!!
Precisando é só escrever!! Espero ter ajudado em alguma coisa!! Obrigado pelos votos a mim e a minha esposa, o mesmo e em dobro para vocês!!!
Abraço e muita paz sempre!!!
Michel
http://www.rodandopelomundo.com