Rodando uma semana por Mykonos – Grécia



Mesmo quando comecei a ler sobre Mykonos (Grécia) não poderia imaginar que uma ilhazinha (metade do tamanho da Ilha Grande-RJ) pudesse ser um verdadeiro paraíso para turistas de todas as partes do mundo.

Aeroporto internacional, hotéis de luxo e festas para todos os gostos. Uma mistura de férias familiares com liberdade total para todos os tipos e estilos.

Topless de todos os lados, algumas famílias de nudistas brincando com os filhos em algumas praias e casais gays. Tudo em perfeita sintonia e respeito com as pessoas consideradas ‘normais’.

As construções em pedra, pintadas de branco, com portas e janelas coloridas dão o toque no visual em toda a ilha de Mykonos. Fruto da madeira escassa, esporádicos terremotos e da falta de dinheiro no passado para construções modernas – acabou virando marca registrada de ilhas gregas.

Mas o branco das casas se mistura às cores do belo mar limpo e transparente e ao céu com raras nuvens. A alegre música grega faz a trilha sonora dos milhares de turistas que circulam pela ilha nas épocas quentes do ano.

Para rodar pela ilha basta uma motinha ou um quadricículo (foi a nossa escolha). Para os mais exigentes, é possível alugar todos os tipos de carros. Mas, mesmo com uma altura máxima por volta de 350m e estradas razoáveis, o acesso à algumas praias é muitas vezes inviável. Aí quem resolve o problema são os barcos-táxis, embarcações de pescadores que se adaptam ao fluxo interminável de turistas cobrando um preço razoável.

 

Tranquilidade e conforto

A ilha vive basicamente do turismo. E vive bem. Tirando o inverno, a quantidade de dinheiro que circula é incrível, justificando a total segurança. Nem sequer ouvi falar de assaltos ou qualquer coisa do gênero. Rodamos a qualquer hora do dia e da noite sem qualquer tipo de preocupação.

Platys Gialos, Paradaise e Super Paradaise são as principais e mais procuradas praias, sempre com inúmeros iates ancorados e protegidas dos fortes ventos do norte.

Para fugir do sol escaldante no conforto de uma cadeira de sol o preço é meio salgado, mas se comer em um dos restaurantes acaba sendo grátis. O atendimento e o estilo se parecem com o do nordeste brasileiro.

A comida grega é famosa em todo o mundo, de qualidade e saborosa. Mas o cuidado tem que ser tomado quanto ao reaproveitamento de frutos do mar e coisas do gênero que podem não ser tão frescos assim.

A cultura também está fortemente presente na ilha. Museus, muitos belos pontos turísticos (moínhos de vento, little venice, farol, igrejas…), visuais inesquecíveis como um belo pôr-do-sol no mar ou a paz de uma praia deserta.

O centro da ilha é sempre cheio de turistas e têm lojas que vão dos souveniers aos grandes – e caros – negócios do mundo todo. Em meio ao comércio se misturam os restaurantes. Os gregos são sempre receptivos e gentis, quase todos falam inglês ou italiano fluentes.

Alemães, suíços e italianos lideram a lista dos turistas. Mas vi também muitos americanos, canadenses, espanhóis, australianos e – lógico – brasileiros. Todos na mesma sintonia, relaxando na praia ou curtindo nas noitadas que vão até de manhã na piscina ou na beira do mar.

Em casal, solteiro ou com os amigos, Mykonos será sempre uma bela pedida! Quem visita a ilha sabe que irá se surpreender a cada segundo. Seja com a cultura, paisagens, festassurpresas que só um lugar assim pode oferecer.

Curta o vídeo desta viagem:

[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=Z355alCGpjw[/youtube]

Confira também no blog Turomaquia várias dicas de Creta e no blog 100 Rumos dicas de Mykonos, Santorini e muito mais!

PAZ!

Texto e fotos por Michel P. Zylberberg para o blog Rodando pelo Mundo

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Muito bom o post. Eu passei 2 semanas na Grécia, incluindo Mykonos e Ios, e escrevi algumas dicas também pra galera que curte uma festa. http://viajanteanonimo.com/2-semanas-grecia-muitas-festas-gringas-souvlakis/

  • Hermenegildo Campeão

    Ola bom dia
    Não sei o que aconteceu mas o comentario que saiu cortado e como anonimo. O seu blogue está optimo e bem escrito. Eu estou a planear passar uns 3 dias em Mikonos e queria saber qual o valor do aluguer de um quadriciclo.
    Grato
    Gino

  • Anônimo

    Ola bom dia
    Descobri o blogue atraves do Turomaquia. Parabens o blogue est

  • Que bom que muitos, hoje, podem conhecer estes lugares fantásticos. Antigamente era um privilégio para poucos mas de qualquer forma quem conseguir chegar até Mikonos, Santorini, Delos, atualmente sempre será privilegiado porque a beleza não muda com o tempo naquelas bandas.
    http://bfphoto-fineart.blogspot.com/search?q=mikonos

  • Evandro Pelizza

    Michel tudo certo? Seguinte, estou indo pra Grecia em maio… final de maio, pra ser exato. Escolhi 3 lugares pra conhecer: Atenas, Mykonos, e Rhodes.
    Gostei muito de teu site, me ajudou a dar prioridade pra Mykonos… queria saber se vc sabe me dizer alguns bons pontos pra eu visitar das demais cidades que vou conhecer.

    Abraço.

  • Procurando pela web algo sobre a Grécia, cai em seu blog e achei interessante uma vez que possui muito posts sobre outros lugares exóticos. As fotos estão muito bonitas e o texto bem legal e detalhado. Adorei o blog.

  • alex martins

    cara parabens pelo site
    acabei d ver seu video da grecia pq to pensando em ir pra la
    todas as trips que eu faco tb edito um video resumo da viagem e cada vez que assisto revivo os bons momentos!
    abraco!

    • Fala Alex, beleza??
      Verdade, fazer um video é sempre o melhor jeito de manter viva as memorias das viagens!!
      Comecei fazendo para mim mesmo, aí depois decidi jogar no blog..
      Valeu pela força!
      Abração e muita paz,
      Michel

  • Cristina

    Olá Michel, adorei o seu blog. Parabéns!!!!

    • Oi Cristina! Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho aqui no blog, sempre que posso passo com novidades e espero te “rever” mais vezes por aqui!!
      PAZ, Michel

  • Fabiana

    Oi Michel! Quero ir à Grécia no próximo ano – em abril, primavera. Chego em Atenas e pretendo fazer algumas ilhas, entre elas Mykonos. Adorei as fotos!

    Fabiana

    • Oi Fabiana! A viagem para a Grécia vale mesmo a pena!!
      Primavera é uma época boa, tenho certeza que vai dar tudo certo!! Com certeza ainda voltaremos lá para conhecermos as outras ilhas.. valeu pela mensagem!!
      Michel

  • Filipe Abreu

    Velho lugar lindo. Ontem vi um filme gravado na Grécia, em uma ilha. Não sei exatamente se foi aí. Seria o local perfeito para eu me aposentar. Essa arquitetura é simplesmente fantástica!

    O site tá muito bom hein.

    Abraços!

  • Simone

    preguiça de ler tudo!

    passei os olhos pelas fotos: muito lindo o lugar….

    outro dia, vou ver….kkk

    abraço

  • Paulo, pesquisei pelo teu nome na net e vi que você trabalha na empresa e faz spam em outros blogs da viagem para Disney. Mesmo se estou errado, tirei os links. Se quiser falar sobre outros assuntos, respondo tranquilamente!
    Abraço, Michel

  • Paulo Travel

    Ainda estou esperando sua resposta sobre meu comentário sobre a Disney, fico no aguardo, tudo de bom ai, abraços!

  • QUeridíssimoooo
    Muito obrigada pelos parabenssssssssssssss
    Lembrei tanto d vc no dia do meu niver passando em frente a sua casa…. hahahhha
    Festanças como aquelas são dificeis de encontrar em Itajubá atualmente!!!
    Que bom que vc aproveitou bem suas férias gregas.. =)

    bjosssssssssss

    Paz sempre!

  • fala Thiagao, blz?? A viagem teve muito louca mesmo, mas a cerveja decepcionou um pouco.. tem uma chamada Mythos que é muito amarga, não consegui nem terminar de tomar toda (uma coisa quase impossivel), mas tem outra que chama Amstel que é boa.. tem uma versão dela tipo a skol beats que é boa tb! alem de ter tomado muita heineiken, muito vendida por la..

    nem me fala de samba, futebol, churrasco e original que ja da vontade de chorar!! huahuahuahua mas fim do ano ou inicio do que ano que vem to por ai!! ai a gente marca de quebrar tudo e tomar todas!!

    abracao e mta paz ae maluco, valeu pela força de sempre!!

  • Oi Carol!! Com certeza jajá você está rodando pelo mediterrâneo e contando suas aventuras (com as belas fotos de sempre) no teu blog!!

    Vale mesmo a visita, Grécia é um lugar bem legal.. mas esses dias fui num rodizio brasileiro aqui e não tem comida melhor que a nossa não!! ainda tô sonhando com as picanhas e a feijoada com farofa!! huahuahuahu

    Bjo e mta paz!! Michel

  • Paulo Travel

    Fala amigo tudo bom? Cara impressionante, sua vida, seus passeios gostei bastante, tenho sonho de viajar para varios lugares, no final do ano pretendo levar minha familia para Disney =) Espero que de tudo certo, pra você e pra mim, abraços! Sucesso!

  • thiago g

    Fala michel, tranquilo irmão? Q viagem ein kra!? deve c mto loko mikonos, qualquer dia agente combina d toma uma gelada por la?! pow falando nisso c num falo c tem cerveja por la, seria um nectar dos deuses!…rs.
    Como c tah kra? tudo na paz? eu por enquanto to tentando curtir as duas semanas d ferias da facu. no mais tudo tranquilo. Andei meio sumigo por causa da facu mais agora ja passo, e volto a admirar teu blog q sempre foi d excelent qualidade.
    Bom, ainda sperando saber qndo vc vem pro país do samba e futebol pra gente devora aquele churrasco violento com akela original do lado!
    Flw irmauzaum, abraço e fik na paz ai!

  • Sabe que tenho uma vontade imensa de conhecer o mediterrâneo. Vendo suas fotos e seu texto tenho certeza que iria adorar!! O mar em contraste com o branco da casas dá um toque todo especial ein?? adorei.
    E a comida então… Já tô babando.

    Beijos