Rodando pela ilha de Bali – Indonésia



[vimeo]http://vimeo.com/20259866[/vimeo]

Para começar bem a semana decidi falar um pouco sobre um dos paraísos naturais do mundo que visitei em 2006. Com aproximadamente 5.620 km² e uma população de cerca 3 milhões de pessoas, a ilha de Bali é parte da República da Indonésia, o maior arquipélago do mundo com mais de 18.000 ilhas.

Famosa destinação turística conhecida por suas belezas naturais, clima perfeito e uma atmosfera relaxante. Ilha das flores, templos e pessoas simpáticas, é considerada uma verdadeira pérola para viajantes do mundo todo.

Paraíso dos surfistas e de pessoas em busca de paz espiritual e belezas naturais, a ilha reserva infinitas surpresas. Para tentar conhecer o máximo que podíamos, alugamos um carro por alguns dias e rodamos algumas cidades. Destaque para lugares únicos como o Templo de Uluwatu (Templo de Tanah Lot), Templo de Taman Ayun e a Alas Kedaton (floresta dos macacos).

A ilha é frequentada por muitos brasileiros, geralmente aqueles que estão morando na Austrália ou em outros países da Ásia. Farto mercado, boa comida e bons preços são sempre um chamariz, apesar de desastres naturais e atentados terroristas terem manchado a imagem da ilha como uma das maiores destinações turísticas do mundo.

Foi muito engraçado quando eu e meu amigo Mateus fomos com um grupo de 3 brasileiros (um homem e duas mulheres) para a praia de Bali e de repente surge um grupo grande de turistas asiáticos querendo tirar fotos com a gente como se fossemos artistas famosos. A diferença de costumes e vestidos é algo incrível, mas eles nos respeitam e cabe a nós respeitá-los sempre.

Rodando pelo centro de Bali a noite é normal cruzar com alguns locais tentando vender vários tipos de drogas, mas nem preciso falar para tomar cuidado e não comprar nunca. As leis do país são severas e não tem perdão, além de dizerem que os próprios vendedores denunciam os compradores para a polícia.

Fotos: Mathias Hennig | www.esquecimeuendereco.com

A ilha também é fornecedora mundial de objetos de prata e é melhor se informar no hotel ou com moradores da ilha sobre os melhores lugares para comprar. Algumas cidades, especialmente no nordeste da ilha, dependem praticamente do comércio da prata.

Fotos: Irineu Cortez Junior

Quem for pra Bali e estiver buscando um(a) guia que fale português, temos um contato super especial que a viajante Luiza Kawaguti compartilhou com a gente:

Juliaswati ou Dayu Juliaswati
E-mail: juliaswati@yahoo.com / dayuhongkong@yahoo.com
Facebook: @dayu hongkong / @dayu hongkong segunda
Cellular: +628179700886
Blackberry: 20FCEB8F

Uma experiência incrível! Quem quiser conferir um pouco mais é só acessar o meu vídeo da viagem ou acessar o site oficial da ilha (em inglês)!

Boa semana e muita paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

PS.: Post atualizado dia 18/10/2012. Este post também foi publicado no arrobaxyz.

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • tayra

    oi michel , adorei sua dicas estou indo com meu marido ambos com 55 e 56 anos, para bali agora em abril, estamos meio ” apavorados” por não saber inglês, será que com tablet e com tradutores on line, vai dar pra se virar por lá, vc acha que devemos alugar um carro, para conhecer o sul da ilha e ubud,ou pegar taxi, vc conhece algum guia que fale portugues lá, obrigada.

  • Fala Michel, como vai, tudo tranquilo? Kra, gostaria de saber se realmente não há necessidade de visto para Bali, quais companhias aéreas a procurar, claro que pra chegar até lá, e se a CNH internacional é suficiente para aluguel de um carro por lá?

    • haroldo

      OI SOU AGENTE DE VIAGENS AQUI EM BALI TRABALHO COM PSSAGENS AEREAS E POSSO TE INDICAR LUGARES BONS AQUI EM BALI .. ATT HAROLDO LELES

  • Gabriela Montuori

    Alguém pode me indicar uma escola de Inglês aqui em Bali?

    Tive um problema com meu pedido de trancamento de matricula na universidade pública que estudo no Brasil. Preciso fazer um curso aqui em Bali para não perder minha vaga na faculdade.

    Me ajudem por favor…

    meu email é gabrielamontuori@…

    obrigada!!

    • Oi Gabriela, infelizmente não temos contatos de cursos em Bali. Tentei perguntar a um amigo que morou aí mas ele ainda não respondeu. Tomara que tudo tenha se acertado por aí!
      Abraço e paz, Michel

  • Luiza Kawaguti

    Michel, quanta gente interessada em Bali e guia local! Estou muito feliz de você ter conseguido localizar e-mail da Julia Swadi e eu ter conseguido contatá-la depois de 13 anos. Nada neste mundo é por acaso né! Espero que a Julia poste aqui mais fotos de Bali pra gente ficar só babando… e quem sabe um dia voltar lá…rsrs. Sucesso para todos nós e que Deus nos abençoe sempre… Beijos

    • Oi Luiza, tudo bem? Tudo rolou graças a você, valeu mesmo! Só dei uma forcinha pra desse certo! Se a Julia quiser compartilhar fotos será sempre um prazer, Bali é um lugar perfeito pra fotografia! Abração e muita paz, Michel

  • Sueli

    Olá, Michel,
    Parabéns pelo vídeo e pelas informações que disponibilizou aqui no site, foram muito impotantes para o planejamento da minha viagem. Penso em ir para Bali em janeiro de 2013. Pfv, poderia fornecer o contato da guia balinesa ou de outra pessoa que fale o portugues para me auxiliar por lá. Irei sozinha.
    Super-obrigada.
    Abs, Sueli

    • Oi Sueli, tudo bem? Obrigado pelo comentário e fico feliz de saber que as infos ajudaram! Conseguimos o contato com a guia que fala português e ela agora tem uma agência de turismo por lá! Atualizei o post com os dados dela! Depois conta pra gente a tua aventura! Abraço e paz, Michel

      • Sueli

        Super-obrigada Michel.
        Forte Abraço.

        • Oi Sueli, que bom que deu certo! Depois conta pra gente como foi a viagem e também tira belas fotos daquele paraíso! Abraço e paz, Michel

  • Letícia

    Ola Michel.
    Estou indo para Bali em Setembro e bastante apavorada, pois não falo inglês e tenho medo de me perder e não achar o caminho de volta (até q. não seria mal…).
    Bueno, podes me dar o contato da guia balinesa ou de alguém q. possa me auxiliar por lá?
    Abraço

    • Olá Letícia, conseguimos as informações sobre a guia em Bali e adicionamos no post!

  • Matheus

    Michel, muito legal a ajuda que estas prestando ao interessados em Bali… vc poderia me dar o contato da guia balinesa que morou no Brasil?
    abraço e parabéns pelo trabalho.

    • Olá Matheus, conseguimos as informações sobre a guia em Bali e adicionamos no post! Valeu pela força, bom saber que você curtiu o blog! Abraço

  • Te falei que você tem ajudado a gente a planejar a viagem de volta ao mundo e olha o que eu achei… esse post, justo quando começamos o planejamento da Indonésia. hehehe Ajudou novamente. =) Valeu!

    • Fala Rafael, beleza? Fico feliz de participar em algum modo dessa super aventura! Vocês vão curtir mto a Indonésia e todos os outros lugares irados que ainda vão passar! Vou ficar acompanhando de perto!
      Abração e muita paz! Michel

  • jose

    Eu iria para Indonésia apara conhecer sua cultura, neste caso meu interesse é muito maior pelas ilhas de Sumatra e Java. Sumatra inclusive abriga as mais antigas estátuas budistas do mundo! Jakarta, capital da Indonésia e na ilha de Java é uma grande metrópole do mundo. Não me interesso por Bali, parece bem coisa de pacote de agência turística, mas cada um com suas preferências. Site maneiro.

    • Olá Jose, beleza? Bali pode ser bem turística, mas reserva belas surpresas! Vale um pulo por lá sim! Abraços e valeu pela força!

  • Simone

    Namastê Michel, valeram as dicas, estou planejando a viagem ainda. Estou indo pra fazer algum curso de meditação e yoga. As fotos que vc postou são lindas…
    Voce sabe me dizer qual é a melhor época para ir para Bali?
    Muita paz, luz e bem aventurança,
    Simone

    • Namastê Simone, obrigado pela visita e pela mensagem! Fico feliz que tenha gostado das fotos e tudo mais!
      A melhor época pra ir pra Bali é de março até out/novembro!
      Paz, luz e aventurança pra vocês também!
      Michel

  • ana paula

    Olá Michel!
    Estou programando viagem para Bali no próx mês, na verdade será uma estendida de um mês que passarei em NZ. Tens algumas dicas de hospedagem por la?Existe algo parecido com a rede de hostel européia?
    Bons ventos!
    Obrigado!

  • OI Michel!!
    Gostei muito do vídeo de Bali!
    Estou viajando para lá em algumas semanas. Vou ficar 10 dias. Já decidi a hospedagem em Ubud, mas falta ainda decidir se fico em Seminyak ou Sanur. Estou na maior dúvida pq tudo lá parece lindo…
    Não vejo a hora de embarcar!!!
    Bjs, Anna

    • Oi Anna, tudo bem? Valeu pela visita, bom ver você aqui no blog e fico ainda mais feliz por ter curtido o vídeo!
      Não conheci Seminyak e Sanur, mas vou tentar perguntar pra quem conhece qual é melhor! Mas acho que onde quer que vá será perfeito!
      Boa trip e compartilha tudo com a gente!
      Bjo e paz! Michel

  • Tayná Louzada

    Oi Michel, estou fazendo uma trabalho sobre a Indonésia, e gostaria de saber como foi o seu transporte do Brasil até a chegada por lá.
    Obrigada =)

  • Luiza Setsue Kawaguti

    Michel, estive em Bali em julho/2009 e hospedei no Intercontinental de Bali, lindo de morrer!!! Foi lugar mais exótico que eu conheci!
    Trabalhava como “dekassegui” no Japão e fui com amigos sem conhecer nada de Bali.
    Tivemos como guia local, uma indonesiana que tinha morado em Brasília, pois pai dela trabalhava na embaixada.
    Tenho várias fotos, sem câmera digital na época… rsrs
    A viagem foi magnífica pela beleza da natureza, arte e cultura, apesar de trânsito com muitas motos, sujeira, inflação, vendedores em cima dos turistas.
    Um lugar que um dia gostaria de voltar, agora com espírito mais observador… rsrs
    Sucesso…

    • Oi Luiza! Valeu pela mensagem!
      Vou entrar em contato com você para conversarmos sobre as imagens, quem sabe podemos publicá-las aqui no blog :)
      Abraço e paz, Michel

    • Silvana

      Cara Luiza, vc tem um telefone ou uma forma de contactar com essa guia… estou indo para Bali e gostaria de contratar os serviços dela.
      Obrigada

      • Olá Silvana, conseguimos as informações sobre a guia em Bali e adicionamos no post!

  • john

    os nativos de bali só respeitam o turista pq eles levam dinheiro pra ilha, pq na verdade não gostam muito.

    • John, infelizmente é assim que funciona em qualquer lugar do mundo! O dinheiro entra e os turistas são bem-vindos. Não só em Bali.
      Abraços! Michel

  • Ariane

    Olá, gostaria de saber mais sobre o comercio de prata em Bali. ESpero resposta, obrigada

    • Oi Ariane, tudo que sei sobre o comércio de prata já escrevi no post: “A ilha também é fornecedora mundial de objetos de prata e é melhor se informar no hotel ou com moradores da ilha sobre os melhores lugares para comprar. Algumas cidades, especialmente no nordeste da ilha, dependem praticamente do comércio da prata.”
      Você pode encontrar mais algumas dicas aqui:
      http://www.revistaturismo.com/guardian/bali-dicas.htm
      Boa semana!
      Michel

  • Marco Antonio

    Oi Michel,
    estou planejando uma viagem para Bali com a minha esposa para Setembro. Gostaria de algumas dicas de hospedagem, saber qual o melhor lugar para ficar lá e se vale mais a pena sair daqui do Brasil ou fazer o circuito Rio – Paris – Bali. Isso pq tenho um bom desconto na passagem Rio – Paris. Sei que lá as coisas são baratas pois a moeda local não é muito valorizada. Acho que o mais caro será a passagem mesmo.
    Obrigado pela ajuda,
    Marco Antonio,
    Rio de Janeiro – Brasil.

    • Olá Marco, tudo bem??

      Bali é sempre um destino bem legal e exótico, com para curtir com amigos, mas também com a esposa!

      Eu escolhi um hotel chegando lá, mas não era bom e resolvemos procurar outro sozinhos.

      Como queríamos uma rua no centro, perto de tudo, escolhemos um na rua Jalan Legian, em Kuta (Bali, Indonesia)

      Não lembro o nome agora, mas achei dois procurando rapidão:
      http://www.indo.com/hotels/simpanginn/
      http://samsarahotel.com/

      O aluguel do carro é muito barato também e tinha estacionamento dentro do hotel.

      Depois lá é planejar para visitar os templos, comprar prata e fazer um giro pela ilha. As estradas são tranquilas.

      Abraço e muita paz,
      Michel
      http://www.rodandopelomundo.com

  • Gostei muitíssimo da v/ vivência pessoal, relativamente a Bali, Indonésia.

    Num dos meus Blogues (acima especificado)tenho estado a recolher, da Net, fotografias de Bali.

    Entretanto, consultei o v/ site e fiquei fã!

    Espero que não vejam inconveniente em eu dar a conhecer o v/ texto, “extraído e adaptado” (com a devida menção à Fonte e Site)!

    Felicidades e Boa Saúde!

    • Oi Maria, tudo bem?

      Obrigado pela mensagem e fico feliz que tenha gostado do meu trabalho com o blog Rodando Pelo Mundo!

      Tudo bem pela publicação do texto, obrigado pelos créditos! Infelizmente não é todo mundo que mantém as referências!

      Tem o vídeo da viagem também, você chegou a ver?

      http://www.youtube.com/watch?v=YS5UDQtdtQI

      Felicidades e boa saúde para você também! Bom fim de semana!

      Abraços, Michel

  • Flavio

    Bom dia Michel
    Eu gostaria de saber quanto que foi gasto +- lá, com tudo, desde estadia, o aluguel do carro, etc . Quanto seria os gastos? Fiquei muito interessado em conhecer..
    Vlw cara Abraçoo

    • Cara, faz tempo que fomos e não posso te dar um idéia exata de quanto gastamos. Mas faz uma média de como estivesse rodando pelo nordeste brasileiro. É tudo relativamente muito barato!
      Abraços, Michel

  • Olá, belo!!
    Amei esta postagem com apresentação da Bali/Indonésia.
    Tenho vontade de ir até lá este ano.Quem sabe?

    • Olá Andrea, tudo bem??
      Bali é maravilhoso, não consegui nenhum brasileiro que foi lá e não curtiu pra caramba!!
      Espero que dê certo a viagem, e não deixe de colaborar com o blog quando for contando as aventuras :D
      Beijo e muita paz!
      Michel