Blogs de viagem geralmente falam sobre lugares, monumentos, destinos famosos… mas uma coisa fundamental nas minhas andanças sempre foi a amizade. Fui para a Austrália para estudar e trabalhar, depois de ter terminado a faculdade no Brasil. Mas não sabia que aquele país alucinante mudaria completamente a minha vida!
Na minha sala de aula tinha sueca, coreana, chilena, brasileira, italiano, suíço, croata, tcheco e professor inglês. Uma mistura incrível que, desde o primeiro dia, sempre rolou na mais completa harmonia.
Eu tinha que faltar aula algumas vezes para trabalhar, mas quando ia na escola era festa na certa! Tirando que todas as sextas, ao invés de aula, fazíamos um churrascão em Shelly Beach, uma prainha maravilhosa do lado de Manly – onde estudávamos. Futebol, cerveja e muito sol. Aprendíamos muito mais do que na escola!
A sala acabou virando um verdadeiro time e até hoje tenho uma amizade muito grande com todo mundo! Não só amizade, mas acabei casando com uma das garotas que estudava comigo!
E o meu professor Dan, o inglês (foto acima) mais gente boa do mundo, acabou casando também com uma coreana que era aluna dele! Agora ele está morando na Coréia e eu na Suíça. Mas mesmo com cada um em um lugar do mundo, sempre que dá certo nos reencontramos para uma cervejada indispensável!
O lugar pode ser o mais lindo do mundo, com as coisas mais incríveis. Mas se você não tiver amigos ou uma galera para curtir, é bem provável que nunca mais voltará. Viagens acabam, amizades não!
Talvez em breve vamos visitar um desses amigos na Croácia. Todos são loucos para conhecer o Brasil. Importante é respeitar cada um com a sua cultura e seus valores. Brasileiro geralmente é o melhor do mundo para fazer “o social”.
Boa semana para todos e muita paz sempre!
Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com