“Voltei para casa”



Já tinha escrito sobre a dificuldades que muitos jogadores brasileiros enfrentam no exterior. Mais um grandíssimo exemplo acaba de acontecer. O JS de hoje traz uma matéria bem legal com Adriano “O Imperador” que faz seu retorno ao Flamengo.

“Não é que iria parar de jogar futebol. Precisava de um tempo para descansar e retomar a minha vida. Estar perto dos meus amigos e da minha família. Vou ter muita tranquilidade para desenvolver o meu trabalho. Quando saí da Inter não estava me sentindo bem no país, não no clube.” (Adriano)

Não quero fazer o papel do torcedor chato, quero mesmo é mostrar que muitas vezes deixar a família, os amigos e toda a vida para trás pode ser muito arriscado.

Não é pelo dinheiro que a felicidade vem e estou muito motivado.” (Adriano)

Geralmente os jogadores saem do Brasil muito jovens, sem estrutura e referências.  Adriano perdeu o pai em 2004, que é sempre um dos principais pilares da vida. Não é fácil.

adriano_volteiparacasa

Ronaldo voltou. Fred voltou. Tantos e tantos jogadores que vão atrás do pé-de-meia e muitas vezes voltam depois de inúmeros problemas. Empresários e “amigos” sangue-sugas. Mulheres aproveitadoras. Assédio exagerado da impresa.

“Infelizmente, tem gente que, quando faz um nome, fama, não consegue mais fazer o que gosta. Mas eu não admito isso. Nunca vou deixar de fazer o que gosto. Vou à lage, sim, porque sou igual a todo mundo, não sou diferente de ninguém. (…) Só usam o lado que pode ser mais polêmico, para eles. Mas eu não ligo, vou seguir vivendo da maneira como acho que devo viver.” (Adriano)

Poderia citar horas e horas as dificuldades que Adriano e quase todos os jogadores passam fora do país. Poucos são capazes de gestir com inteligência toda essa confusão. Além da língua, da cultura, do clima e tudo mais.

E – infelizmente – quase todos perdem todo o dinheiro depois que param de jogar. Se acabam na bebida, nas drogas e no anonimato. Isto se chegarem a conseguirem alguma fama!

Bom retorno Adriano! Você sendo feliz, também fará feliz milhões de torcedores do Fla, da Seleção e dos amantes do bom futebol!

Estava acabando de escrever o post e meu grande amigo Fernando (brasileiro) que está morando em San Diego (EUA) me ligou para conversar. Ele trabalha na Motorola e está bem demais por lá!

Só que vida de jogador de futebol é muito mais complicada! Já que não sou jogador, posso tomar a minha cervejinha tranquilo agora! Saúde! :)

Abraço e muita paz! BOM FIM DE SEMANA!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:
Avatar

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.