Rodando pelos “trullis” di Alberobello (sul da Itália)



Tô na área!!! Além de curtir muito sol e praia, também aproveitamos para visitar alguns lugares turísticos nas 2 semanas de férias no sul da Itália. Decidi começar a escrever no blog sobre a cidade de Alberobello, um lugar que nem imaginava que existisse e que é realmente único no mundo!

Miniatura de um "trullo"

Miniatura de um "trullo"

A palavra “trullo” (trulli – o plural, em italiano), do grego tholos, significa “cúpula“, e é este o elemento característico das casas cilíndricas, cobertas por um teto cônico, que caracterizam algumas áreas da Apúlia centro-meridional.

rodandopelomundo-alberobello02

Em Alberobello, nos quarteirões de “Monti” e “Aia Piccola“, estão espalhados cerca quase 1000 trulli, todos colados lado a lado. Como a região recebe muitos turistas, quase todos os trulli viraram lojas com comércio de souvenirs característicos da região e tantos outros tipos de produtos. Os comerciantes são muito simpáticos e o “clima” é bem tranqüilo. Existem também igrejas e museus.

rodandopelomundo-alberobello07

A maior curiosidade fica por conta da origem dos trulli. Foi o conde Giangirolamo II Acquaviva d’Aragona que, na segunda metade do século XVII, ordenou aos moradores que construíssem casas que fossem fáceis de “desmontar” rapidamente, desaparecendo completamente. Tudo isto para evitar o pagamento de um imposto feudal cobrado por cada construção nova. Quando a guarda do rei fosse controlar, as casas desapareciam milagrosamente.

A reprodução da cozinha de um trullo original

A reprodução da cozinha de um trullo original

A malandragem do Giangian II (digna de político brasileiro) acabou virando uma das maiores atrações turísticas da região e a cidade de Alberobello agora é conhecida no mundo inteiro. Além de fazer – desde 1996 – parte do Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO).

Igreja com o estilo característico da região

Igreja com o estilo característico da região

O giro pela região é grátis, difícil é rodar por lá sem comprar nada, nem que seja uma lembrança. Claro que aproveitei para degustar as amostras grátis de licores e bebidas da região, além de tomar um sorvete italiano e arriscar a sorte no SuperEnalotto (loteria italiana) com mais de 100 milhões de euros acumulados. Infelizmente não acertei nenhum número, mas o passeio com certeza valeu a pena e fica a dica para quem for rodar pelo sul da Itália!

rodandopelomundo-alberobello05

Para quem – como eu – não entende nada de geografia italiana, segue um resumão da região:

A província de Bari faz parte da Apúlia (Puglia, em italiano), uma região da Itália meridional, cuja capital é a cidade de Bari. Alberobello é uma cidade italiana cituada na província de Bari. Entendeu? Nem eu. Quem quiser achar no nosso amigo Google Earth, as coordenadas são: 40° 47′ N 17° 14′ E

Berlusca, o sínico, também poderia ser presidente do Brasil!

Berlusca, o megalomaníaco, poderia ser presidente do Brasil!

Nota do autor: Voltar de férias não é fácil. Casa para limpar, muitas coisas acumuladas no trabalho, grande compra para encher a dispensa vazia, reencontrar os amigos, lavar toneladas de roupa suja… mas não tem problema, as próximas férias serão já daqui a 6 ou 7 meses! ahhhhhhhhhhhhhhhh

Sorte que posso sempre “viajar” com vocês aqui no blog! Valeu pelas mensagens e pela força de sempre!

Abraço e muita paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.