Dicas para quem vai rodar pela Itália



Leitores especiais merecem respostas especiais :) então vou tentar ajudar a Viviane com a seguinte dúvida:

“(…) tó dando umas pesquisadas p/ quem vai ter pouco tempo no país (Itália), queria estar alguns poucos dias com o noivo em alguma cidadezinha de lá, estou pesquisando num guia que comprei aqui, talvez seja em fevereiro ou março, vamos ver, estamos entre outras cidades divididos entre roma e vaticano, mas tbm queria ir a veneza, enfim, o bixo tá pegando pq ele conhece já todas essas cidades e eu, louca por andar e andar, tenho medo de n dar tempo p/ conhecer tudo, vaticano e roma são essenciais, né n? dá umas dicas ai pra clarear as ideias (…)”

No guia “as melhores cidades da Europa” as cidades italianas presentes são: Milão, Veneza, Bolonha, Florença, Roma e Nápoles. E visto que você quer ir em fevereiro ou março, já pode ir pensando na tua máscara para carnaval, pois é a época perfeita para curtir o famoso carnaval em Veneza, deve ser bem legal – mas cuidado com os altos preços.

Já o livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer” dedica quase 50 páginas às atrações italianas e cita lugares como a ilha de Capri, Costa de Amalfi, Ravenna, Sicília, Sardenha e também os mais famosos citados anteriormente…

Passando dos livros e guias à minha humilde opinião, com certeza indicaria Roma/Vaticano porque dá para ver muito em pouco tempo. Nápoles eu não indicaria porque é o Rio de Janeiro italiano, pode ser perigosa. Deixando bem claro que sou carioca e amo o Rio, mas infelizmente não podemos negar que seja perigoso.

Já estive em Milão, Ravenna, Bolonha, Roma/Vaticano, Lecce e algumas outras cidades. Uma boa opção, já que você quer conhecer Roma, seria pegar o trem de madrugada de Roma para Milão ou fazer uma parada em Florença (me disseram que é bonita e vale a pena, mas não conheço) ou Bolonha e depois seguir para Milão ou Veneza.

Pôr-do-sol no sul da Itália

Pôr-do-sol no sul da Itália

O sul da Itália é mais pobre, mas a paisagem da costa vale a viagem. Apesar de que em fevereiro e março o clima não ajuda (é inverno lá) e tem muito vento. Mais ao norte estão a maioria das cidades mais famosas, com atrações culturais que ajudam muito a preencher o tempo quando o clima é ruim.

Acho que não devo nem citar as milhares de coisas para fazer em Milão, é uma cidade como São Paulo, mas com um charme histórico. A Itália é muito grande e, apesar das estradas serem boas e ter vários aeroportos, a viagem precisa ser bem organizada.

 

Eu, em 2007, em frente ao Duomo de Milão

 

Voos atrasados e cancelados, roubos, furtos, a dificuldade da língua (muitos falam só italiano e o dialeto local), trens mal conservados… eu bem que poderia estar falando do Brasil, mas a Itália é nossa pátria-irmã e felizmente eles geralmente gostam dos brasileiros e são quase sempre simpáticos e prestativos.

Vocês têm tempo para organizar bem e espero ter ajudado um pouco. Quando tiverem mais notícias avise que quem sabe posso ajudar um pouco mais e dando uma folguinha vocês passam por aqui na Suíça para dar um alô :) afinal, moramos a quase 100km de Milão.

Silvia Oliveira, do blog Matraqueando, também colabora (mensagem publicada originalmente nos comentários deste post):

Vou dar meu pitaco para a Viviane: como ela não conhece nada e menciona “poucos dias” deve fazer o roteiro clássico ROMA-FLORENÇA-VENEZA. Se tiver sobrando tempo, inclua Milão no final.
ROMA/VATICANO (quatro dias)
FLORENÇA/PISA (três dias, a torre inclinada está a uma hora de Firenze-Florença)
VENEZA (dois dias inteiros aqui são suficientes)

O passe de trem (Trenitalia) entre cada trecho está em torno de 30 a 40 euros. Já estive duas vezes em todas elas e FLORENÇA é fundamental, berço do renascimento, uma cidade linda e agradável. (E ali por perto existem vários outlets para compricthas de grandes marcas italianas- hehehe!) Mas se tiver menos tempo ainda, contenha-se com ROMA-VENEZA. Em todos os casos vai ser uma viagem inesquecível! Abs!
Ah, no meu blog Matraqueando tenho posts de todas elas!

Os leitores Mi&Ma dizem:
Incluam Siena no roteiro de carro. Se possível, pernoitem por lá. (Fica entre Florença e Roma).

Confira também:
. Rodando pela Toscana – Itália
. Rodando por Nápoles
. Rodando pelas Cavernas de Castellana e Zinzulusa – Itália
. Rodando pelas praias do sul da Itália
. Bossa Nova italiana
. Dicas rápidas de Milão – Itália
. Duas semanas de praia e muito sol na Itália
. Novo vídeo em Ravenna – Itália (praia!!!)
. Rodando pela Europa – Dicas importantes (hospedagem + vôos + trens + carros)

Grande abraço e muita paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Su

    Muito boas as dicas sobre a Itália que vc dá, Michel! Gostei. Estou começando a salvar dicas de viagem pela Itália e parei no seu blog! Legal!
    Pretendo ir ano que vem, 2015, e ainda estou em dúvida se aproveito para ir à Grécia ou Suíça.
    Vi que Zurich fica somente 100km de Milão! Fantástico! Mas tb li alguns comentários sobre pessoas que foram de ferry para a Grécia. Vc teria alguma dica/sugestão para me tirar de vez dessa dúvida? A princípio, terei só 15 dias de viagem (15 dias, contando com os dias de viagem. Sim, eu sei, é enxuto…) e no meu “pré-roteiro”, inclui Veneza e Roma! O que é melhor? Ônibus, trem… Aguardo suas valiosas dicas! Obrigada! ;)

  • regina ferreira

    1. boa tarde,
    gostaria de dicas para uma primeira viagem a italia, chegada por milao,
    periodo 14 a 26 de setembro, pensamos em seguir +/- este roteiro
    14 e 15- Verona
    16 – Veneza
    17 – Modena
    18/19/20/21/22 – Siena – visitar arredores
    23 – Genova
    24 – Turin
    25/26 – Milao
    iremos alugar um carro na chegada e devolver dia 25 na chegada a milao
    o q acham?
    obrigada

    • Olá Regina, acho que o roteiro está muito bom, tenho certeza que vocês vão aproveitar bastante!
      Viajar de carro aqui na Itália é muito trabalho, com um GPS não tem erro.
      Um abraço, Michel

  • Heliane

    Oi, Michel, estou happy por ter encontrado um blog que fale sobre viagens pelo mundo. Parabéns!!! Pra quem não sai de casa como eu, essas dicas são very importants(brincadeirinha sou brasileirinha e do Ceará :D). Vou passar o natal em Veneza com my love e gostaria de umas dicas de como curtir 5 dias nesse lugar incrivel!
    Fico grata pela atenção.
    Heliane

  • estou indo a Suíça para um congresso na Universidade de Genebra, como vou em julho, além de ser alta estação´, hoje encontro poucas opções, queria saber se você podia me indicar flats em Genebra, pois vou com um grupo. Outra coisa é o que não posso deixar de ver lá em Genebra, ficarei lá apenas 1 semana.

  • Ricardo

    Olá, parabéns pela iniciativa de ter um blog tão bem feito com dicas para as viagens, muita gente não tem coragem de viajar, ou só vai com grupos de agências por falta de informação, e com todas essas dicas, o turista terá menos surpresas na viagem.
    Pois bem, eu estive na Italia em setembro a trabalho e como sou de família italiana, me apaixonei. Fui para Milão, Roma, várias cidades da Toscana, mais gostaria de deixar aqui uma dica que vale a pena, Piemonte, é uma região no norte da Itália que faz divisa com a França, uma região muito aconchegante com vários agriturismos e com o melhor vinho da Itália na minha opinião (Barolo). Estou casando em abril e voltarei lá de lua de mel, o agriturismo que fiquei é o Agriturismo Rio Sordo, um chalé rodeado de parreiras, lindo. Parabéns mais uma vez pelo site e vou continuar acessando aqui, vou deixar um link, de um video que fizemos na italia.
    http://vimeo.com/31844832
    Abraços

  • Ana Flavia Abreu

    Olá… ando lendo vários sites a respeito de dicas e roteiros pela italia, e este site me pareceu o mais sério e bom; eu e meu noivo vamos passar nossa lua de mel na italia, e vamos ficar uns 20 dias… quero conhecer a Grotta Azzura em Capri, e se der todas as lindas cidades citas acima… Se puderem me ajudar a bolar um roteiro, se é mais fácil alugar carro ou ir de trem… ou os dois..rs Agredeceria muito!!!! Obrigada!

    • Oi Ana, que legal que vocês vão visitar a Itália! Obrigado pelo comentário e pela visita, mas não trabalhamos com roteiros. A nossa dica é um trabalho super legal e bem em conta de uma amiga blogueira de viagens, a Patricia do Turomaquia. Dá uma olhada aqui: http://turomaquia.com/cadernos-de-viagem-roteiros-personalizados/
      Abraço e paz, Michel

    • Ricardo

      Oi Ana, li sua postagem, sou fã do blog também e como você irei passar minha lua de mel na Itália, estive lá uma vez e foi muito bom. Na minha opinião você deveria alugar um carro lá, é muito fácil, os mapas são bem explicados e tem placa em todo lugar até nas cidades mais escondidas, eu fiz um roteiro para minha lua de mel, se você quiser posso te passar uma ideia meu email é ricardo@lztv.com.br
      Abs

  • lucia brasil

    indo a italia deixe um dia para conhecer assisi,cidade maravilhosa. veneza,firenze,napole milão,roma,vaticano
    são lindas mas não deixe de conhecer ASSISI.

    • Oi Lucia, obrigado pelo comentário e pela dica! Vou procurar saber mais sobre Assisi! Abraço e paz, Michel

  • Mi&Ma

    Incluam Siena no roteiro de carro. Se possível, peroitem por lá. (Fica entre Florença e Roma).
    GPS é ótimo.

    • Oi Mi&Ma!
      Obrigado pela dica, já publiquei no post!
      Juramos que na próxima vamos levar um GPS! :D
      Abraços e obrigado pela mensagem!
      Michel

  • Marjorie

    Vou fazer uma viagem pras Ilhas Gregas (cruzeiro)e me sobra quatro dias desembarco em Veneza vou pegar um carro em veneza e vou ate Roma o que da pra conhecer nesse percurso de bom?To indo daqui a 2 dias.Se der tempo…
    agradeco

  • Michels!!!

    Que bacana esse seu post para ajudar a Viviane! Parabéns pelas dicas e sucesso sempre. AInda não conheço a itália, senão dava minha contribuição por aqui…

    Beijos

    • Oi Carolsss
      Valeu pela força!!
      Ta na hora de conhecer a italia entao, porque é um pais realmente muito legal!!
      O estilo mais parecido com o Brasil que conheci ate agora..
      Bjos e paz,
      Michel

  • viviane

    Owww Michel, fiquei superrr feliz pela ajuda viu! já estou dando minhas pesquisadas por aqui, e sei, que, planejar é tudooooo!!!, muito obrigada a vc e a querida silvia, que, por casualidade, silenciosamente, sempre dou uma passada pelo matraqueando…hihihi,ficam aqui as dicas p/ quem deseja se aventurar pela italia. Eu, como estarei com o orçamento um tanto quanto perturbado, devido as preparações para o casório e minha mudança prévia p/a espanha, vou ver se será possivel uma voltinha por uma destas terrinhas, caso n seja possivel, estaram aqui as dicas super bem mensionadas, a suiça é outro carmaaa, hihihi. Obrigada e um forte abraço!

    • Eita, e nem me convida pro casório é?? :D quantas mudanças e novidades!! Fico feliz de ter ajudado um pouco com a viagem, espero que dê tudo certo!!
      Espero te ver sempre por aqui, mesmo com a correria dos próximos meses :)
      Abração e paz,
      Michel

  • Estou indo para Mlano,gostaria de visitar sua cidade,preciso de informacoes.

  • Boas Michel! Ótimos concelhos e informações neste espaço que venho a curtir cada vez mais! De Itália infelizmente eu apenas conheço Veneza e Verona, ambas lindas e recomendo vivamente! Atenção aos preços eu achei tudo muito caro por lá! Mas que delícia, Veneza é uma cidade única no mundo! Obrigada Michel pela passagem nos 100 rumos e pelos comentários tão saborosos. Beijo para ti e para todos os visitantes que rolam pelo mundo, mesmo que só em frente à tela do computador!

    Flora

    • Oi Flora! Adicionei um link pro teu blog nos meus links, realmente curti teu trabalho e espero que voce continue atualizando sempre e sempre mais!!
      Grande abraço e muita paz,
      Michel

  • Otimas dicas Michel!!!
    To postando no Twitter pra galera vir aki dar uma olhada.
    Por falar nisso… cade o link do seu Twitter aki no blog? :D
    Abs

    • Ae maluco, beleza??
      Eu tinha mandado um e-mail para você, recebeu??
      Vou dar uma olhada nessa lance de Twitter.. acredita que eu nem sei direito como funciona? huahuauha
      Vamos nos falando.. abração!
      Michel

  • Vou dar meu pitaco para a Viviane: como ela não conhece nada e menciona “poucos dias” deve fazer o roteiro clássico ROMA-FLORENÇA-VENEZA. Se tiver sobrando tempo, inclua Milão no final.
    ROMA/VATICANO (quatro dias)
    FLORENÇA/PISA (três dias, a torre inclinada está a uma hora de Firenze-Florença)
    VENEZA (dois dias inteiros aqui são suficientes)
    O passe de trem (Trenitalia) entre cada trecho está em torno de 30 a 40 euros. Já estive duas vezes em todas elas e FLORENÇA é fundamental, berço do renascimento, uma cidade linda e agradável.(E ali por petro existem vários outlets para compricthas de grandes marcas italianas- hehehe!) Mas se tiver menos tmepo ainda, contenha-se com ROMA-VENEZA. Em todos os casos vai ser uma viagem inesquecível! Abs!
    Ah, no meu blog tenho posts de todas elas!

    • Oi Silvia! Obrigado pela colaboração, a galera agradece :D coloquei teu comentário no post e o link pro teu blog tão legal e completo!
      Grande abraço e boa semana,
      Michel

  • Oi Michel!!td bem!??
    O blog está muito bacana!!Acompanho sempre os feeds, esse post da Itália está muito legal….eu queria sugerir um assunto sobre a Suiça, estou planejando ir pra Suiça em fevereiro do ano que vem visitar uma amiga que mora em Lucerna….gostaria de saber as suas sugestões para roteiros bacanas dentro do país,cidades mais legais,a época também etc.Imagino que deve ser um expert já que você mora ai ( que inveja boa, deve ser demais).Fica a minha dica,vamos dizer meu pedido também né….hehehehe
    valeu!!!
    beijão

    • O Mariana, valeu pela mensagem!! Legal saber que você acompanha os feeds e que tenha curtido o post da Itália!
      Já anotei a tua dica e assim que puder passo com novidades sobre a Suíça! Vai servir para mim também, já que queria mesmo pesquisar os lugares aqui perto que posso visitar nos fins de semana.
      Assim que tiver novidades te aviso!
      Bjão e mta paz,
      Michel