Rodando pelas Cavernas de Castellana e Zinzulusa – Itália



rodandopelomundo-lecce_castellana_torre

Pode parecer estranho, mas Grotte di Castellana (Cavernas de Castellana) é o nome de uma cidadezinha de cerca 20 mil habitantes na província de Bari, na Itália. E é também o nome da sua maior atração turística. Nada menos que o maior complexo subterrâneo explorado pelo homem até hoje na Itália. Eu não esperava muito, mas a cada passo o cenário era sempre mais surpreendente e as histórias também.

rodandopelomundo-lecce_castellana_buraco

Perto da entrada principal para a caverna existe uma praça. E, como em todas as praças, algumas árvores e bancos. Mas fui descobrir depois que era a única abertura da caverna (foto acima). Antigamente as pessoas acreditavam que era a entrada para o inferno. Jogavam tudo dentro, muito lixo e até pessoas vivas.

rodandopelomundo-lecce_castellana_guia

Escolhemos a visita de cerca uma hora (1 km), mas existe também o giro completo de 3km. Descemos por cerca 70 metros, até a parte principal da caverna. O guia explicou um pouco da história, dos primeiros aventureiros e também deu uma aula relâmpago de geografia. E eu que nem lembrava mais qual era estalagmite ou estalactite. Fotografar a partir dali era extremamente proibido.

rodandopelomundo-lecce_castellana_luz

Juro que estava escrevendo um texto grande sobre esse lugar maravilhoso, mas depois que descobri o site deles, achei que é perda de tempo. O site é muito bem feito, bem completo e com fotos muito melhores das que eu fiz com o meu velho celular.

rodandopelomundo-lecce_zinzulusa_visu

Alguns dias depois decidimos visitar outra caverna. Foi a vez da Grota Zinzulusa (Caverna Zinzulusa) em Castro. Um visual totalmente diferente da Castellana, porque fica quase no nível do mar. Muito menor, mas igualmente bela.

rodandopelomundo-lecce_zinzulusa_entrada

O mais engraçado era no fundo da caverna, onde o guia explicava que os nomes escritos nas paredes eram dos operários que nos anos 50 trabalharam ali tirando toneladas de cocô de morcego para que a grota pudesse tornar-se uma atração turística.

rodandopelomundo-lecce_zinzulusa_placa

Pena que, como sempre, fazer fotos ao interno da caverna era totalmente proibido. Dessa vez o site deles não é tão legal, mas não deixa de trazer algumas infos interessantes. Na mesma página achei também alguns links para várias outras cavernas italianas.

rodandopelomundo-lecce_zinzulusa_saida

E, como havia avisado antes, atualizei o blog enquanto chovia aqui :D Brincadeira…

Valeu pela força e pelos comentários sempre frequentes! É por vocês que curto tanto fazer esse trabalho no blog!

Confira também:
. Dicas para quem vai rodar pela Itália
. Rodando pela Toscana – Itália
. Rodando pelas praias do sul da Itália
. Bossa Nova italiana
. Dicas rápidas de Milão – Itália
. Duas semanas de praia e muito sol na Itália
. Novo vídeo em Ravenna – Itália (praia!!!)
. Rodando pela Europa – Dicas importantes (hospedagem + vôos + trens + carros)

Abraços, muita paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Olha a minha Sta. Ignorância… não tinha a mínima idéia que podiam haver cavernas na Italia… huahuahuahua. Como adoro essas coisas, achei o máximo você ter explorado elas pra gente!!

    Tks.

  • Salut Michel!

    Muito bom este post sobre Cavernas italianas…sorri ao ler, pois para mim “Caverna” soa assim tipo pré-história, troglodita, ah ah! Aqui em Portugal também temos muitas “Grutas” naturais principalmente aqui na Região Centro, muito belas de visitar! Grutas de Mira d’Aire, Grutas de São Mamede, Grutas da Moeda, tudo aqui bem pertinho de Fatima.
    A propósito Michel, vasculhei teu arquivo e ainda não descobri nenhuma reportagem sobre Portugal…não posso crer que ainda não visitaste este pedaçinho de península ibérica?!

    Beijos e bom fim de semana!
    Flora

    • Oi Flora!! Juro que fiquei muito em duvida qdo fui escrever o texto.. a primeira acho que seria caverna mesmo, mas a segunda era melhor gruta.. entao fica a observaçao e o agradecimento pela sugestao!! :)
      Tem razao, infelizmente ainda nao conheço Portugal, apesar de ja ter cogitado de ir tantas vezes!!
      Tenho dois grandes amigos morando ai e com certeza iremos assim que tivermos chance e tempo :) pode ficar tranquila… se quiser colaborar com um texto sobre teu pais, esta convidadissima!!
      Bjos e bom fds tambem,
      Michel

  • viviane

    eeeeeeeeeeee, apareceu o Cold men…kkkkkkkkk, figurinha, me amarro em cabernas tbm, nas ilhas canárias tem cada uma divina, pena isso de n poder tirar foto, odeioooo!!! teve uma vez que quase fui expulsa ( depois de 2 gritos: It´s not allowed to take photos!!!), kkkkkkkk…sim, ams, eu lí bem? Photos taken by your movile phone? Owww…e vc não gostou da qualidade? faz o seguinte, joga esse cel ai no quintal daqui de casa, kkkk…ótimo dia filho, see you!

    • huahuahhuah segredo: eu tb fiz algumas fotos escondidas, mas sem flash nao dava pra ver mto e tava tudo tremido.. infelizmente!!
      so as da primeira caverna eram com o celular, a outra foi uma maquina normal :) mas nao posso reclamar nao.. pra net ate q vai legal, com pra imprimir é impossivel :)
      otimo fds pra vcs! see yaaa

  • Mto bacana heim Michel…
    Adoro explorar cavernas. Aki no Brasil tem varias legais. To doido pra ir na Chapada Diamantina ver algumas.
    As do RJ, acho q ja fui em todas. :D

    • Fala Mauricio, blz??
      No Brasil realmente tem varias, em Minas lembro de ter ido em algumas.. mas a Chapada deve ser mesmo alucinante!!! Assim como as do Rio tb.. pq afinal o nosso RJ continuo lindo!!!!
      Abracao maluco, paz