Rodando pelas Cavernas de Castellana e Zinzulusa – Itália



rodandopelomundo-lecce_castellana_torre

Pode parecer estranho, mas Grotte di Castellana (Cavernas de Castellana) é o nome de uma cidadezinha de cerca 20 mil habitantes na província de Bari, na Itália. E é também o nome da sua maior atração turística. Nada menos que o maior complexo subterrâneo explorado pelo homem até hoje na Itália. Eu não esperava muito, mas a cada passo o cenário era sempre mais surpreendente e as histórias também.

rodandopelomundo-lecce_castellana_buraco

Perto da entrada principal para a caverna existe uma praça. E, como em todas as praças, algumas árvores e bancos. Mas fui descobrir depois que era a única abertura da caverna (foto acima). Antigamente as pessoas acreditavam que era a entrada para o inferno. Jogavam tudo dentro, muito lixo e até pessoas vivas.

rodandopelomundo-lecce_castellana_guia

Escolhemos a visita de cerca uma hora (1 km), mas existe também o giro completo de 3km. Descemos por cerca 70 metros, até a parte principal da caverna. O guia explicou um pouco da história, dos primeiros aventureiros e também deu uma aula relâmpago de geografia. E eu que nem lembrava mais qual era estalagmite ou estalactite. Fotografar a partir dali era extremamente proibido.

rodandopelomundo-lecce_castellana_luz

Juro que estava escrevendo um texto grande sobre esse lugar maravilhoso, mas depois que descobri o site deles, achei que é perda de tempo. O site é muito bem feito, bem completo e com fotos muito melhores das que eu fiz com o meu velho celular.

rodandopelomundo-lecce_zinzulusa_visu

Alguns dias depois decidimos visitar outra caverna. Foi a vez da Grota Zinzulusa (Caverna Zinzulusa) em Castro. Um visual totalmente diferente da Castellana, porque fica quase no nível do mar. Muito menor, mas igualmente bela.

rodandopelomundo-lecce_zinzulusa_entrada

O mais engraçado era no fundo da caverna, onde o guia explicava que os nomes escritos nas paredes eram dos operários que nos anos 50 trabalharam ali tirando toneladas de cocô de morcego para que a grota pudesse tornar-se uma atração turística.

rodandopelomundo-lecce_zinzulusa_placa

Pena que, como sempre, fazer fotos ao interno da caverna era totalmente proibido. Dessa vez o site deles não é tão legal, mas não deixa de trazer algumas infos interessantes. Na mesma página achei também alguns links para várias outras cavernas italianas.

rodandopelomundo-lecce_zinzulusa_saida

E, como havia avisado antes, atualizei o blog enquanto chovia aqui :D Brincadeira…

Valeu pela força e pelos comentários sempre frequentes! É por vocês que curto tanto fazer esse trabalho no blog!

Confira também:
. Dicas para quem vai rodar pela Itália
. Rodando pela Toscana – Itália
. Rodando pelas praias do sul da Itália
. Bossa Nova italiana
. Dicas rápidas de Milão – Itália
. Duas semanas de praia e muito sol na Itália
. Novo vídeo em Ravenna – Itália (praia!!!)
. Rodando pela Europa – Dicas importantes (hospedagem + vôos + trens + carros)

Abraços, muita paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.