Rodando pelo Chile / Ilha de Páscoa



Nesse post conto mais uma vez com a colaboração do meu irmão Marcel P. Zylberberg, que recentemente esteve rodando pelo Chile e Ilha de Páscoa e compartilha tudo com vocês:

Consegui, depois de muita dúvida e confusão, tirar uma semana de férias para matar uma vontade antiga: NEVE! Queria ver a neve, sentir o frio, esquiar ou fazer snowboard… afinal, estava mais do que acostumado a tirar férias e viajar para as praias, para pegar ainda mais calor do que durante o ano aqui no Rio de Janeiro.

Para essa viagem, o contato com um amigo de infância que mora no sul do país foi fundamental para decidirmos o roteiro e aproveitar a viagem em companhia.

ROTEIRO DE 9 DIAS

Santiago, com escala em Montevidéu – Uruguai. Excelente para fazer compras, o melhor preço de todos os FreeShoppings. Para aqueles que têm que comprar diversas encomendas, como perfumes, cremes, e outras coisas que não da certo ficar carregando uma viagem inteira no mochilão, basta comprar e “deixar comprado” e pegar no vôo de volta.

Em Santiago, chegando no aeroporto, vale a pena pegar o serviço de TRANSFER, com a Transvip. Em grupo, procure um serviço “EXCLUSIVO”, onde vocês pagam um valor fixo para até 7 pessoas. Saí muito barato. Tem a opção de ônibus e metrô, mas não cheguei a usar. CUIDADO COM OS TAXISTAS ILEGAIS NO AEROPORTO… parece o Rio de Janeiro.

O metrô em Santiago é muito prático, mas tem uma dica: nos hotéis, ou no guichê, procure um cartão que funciona como um vale transporte, que pode ser recarregado. Com ele você paga o metro e para ir ao shopping por exemplo, tem direito a pegar outro ônibus de graça, só passando o cartão.

rodandopelomundo_chile_ilhadepascoa01p

O maior Shopping se chama Parque Arauco. Ele é muito grande e aproveitei várias coisas de inverno em promoção. Tem ainda o Mercado Central, que é bom para comer. A feirinha de artesanato – Centro Artesanal LOS DOMINICOS, excelente para comprar as lembranças (local mais barato e com maior diversidade). Se for ficar alguns dias a mais em Santiago, procure um supermercado grande, chamado LIDER, pois tem muita diferença de preços.

rodandopelomundo_chile_ilhadepascoa02p

Para subir para as estações de esqui próximas a Santiago (por volta de 50km), tem as opções: Valle Nevado, El Colorado e La Parva. Existem algumas empresas na capital que alugam o equipamento e fazem o serviço de transfer. No meu caso, sairia mais barato alugar o equipamento na própria estação de esqui. O serviço de transfer custou 9.000 pesos (cerca 30 reais) para El Colorado.

rodandopelomundo_chile_ilhadepascoa03p

Para Valle Nevado, 10.000 pesos (cerca 33 reais). Gasta-se uma hora e pouco para subir. No segundo dia tentamos subir de carro alugado, com uns americanos. Eles tinham experiência em dirigir na neve e tivemos que alugar as correntes (senão a polícia não deixa subir). Mas o excesso de neve atrapalhou e a estrada foi fechada. Tivemos que retornar do meio do caminho (foto acima).

A outra acima era no restaurante “COMO AGUA PARA CHOCOLATE”, em Santiago.

RODANDO PELA ILHA DE PÁSCOA

400px-easter_island_map-fr_svg

Para a viagem a Ilha de Páscoa – que era um lugar até então que nunca tinha ouvido falar, antes de meu amigo de viagem Ivan me chamar – foi uma aventura e tanto. Trata-se simplesmente da ilha habitada mais isolada do mundo, com vulcões, praias e os numerosos e enormes Moais, que são esculturas de pedra misteriosamente espalhadas por toda a ilha. Está situada na Polinésia, ao Sul do Oceano Pacífico e a 3700 km do Chile.

Tivemos que comprar a passagem pela LAN, única que opera vôos para lá. É uma excelente empresa, mas os preços não são tão baixos. Ela tem ligação com a TAM, e as milhas podem ser acumuladas no Fidelidade TAM. Vale a pena, já que são 7000 km de viagem, ida e volta.

Para ficar na Ilha, novamente tivemos problemas com preços e escolhas de local. Tem opções de camping, mas acabamos escolhendo uma pousada. Tem que ter atenção, pois se forem ficar em uma pousada fora do centrinho da Ilha, o ideal é alugar carro, ou bicicleta, senão vão perder muito tempo. Nós alugamos um jipe da Suzuki e foi muito bom, pois rodamos quase a Ilha toda em 3 dias. A diária foi por volta de 25 mil pesos, pouco menos de 100 reais.

rodandopelomundo_chile_ilhadepascoa04p

Lá na Ilha existem muitos e muitos pontos para visitar. Posso citar: os três Vulcões (fomos em dois deles, o Rano Kao e o Poike), as praias para banho e snorkling como Anakena e Ovahe (norte da ilha), os diversos Moais, A Fábrica de Moais – Rano Raraku (tem um lago que dá pra tomar banho). Imperdíveis são o nascer e o pôr-do-sol no mar… vale a pena acordar mais cedo e se posicionar em uma das praias para acompanhar esses eventos.

rodandopelomundo_chile_ilhadepascoa05p

Cuidado com as compras, pois abusam nos preços. Se puder, leve comida do continente. Lá na Ilha são poucas opções, e os preços altos. A maioria dos hotéis tem cozinha a disposição dos hospedes, e assim que nos viramos.

rodandopelomundo_chile_ilhadepascoa06p

Vale muito a pena marcar o mergulho. Se já for habilitado, nada que uma boa conversa não consiga ainda um desconto. Se nunca tiver feito, pode escolher um batismo, ou até mesmo snorkeling. Agora tenha cuidado pois é preciso reservar com antecedência de pelo menos um ou dois dias. NÃO VÁ COM o Mike Rapu Diving Center, pois o dono prefere atender as pessoas de um hotel que eles têm convênio e mesmo você estando agendado, ele coloca os hóspedes na frente. Existe o ORCA DIVING CENTER, onde são realmente profissionais.

Texto e fotos por Marcel P. Zylberberg

Agradeço muito ao meu irmão e espero voltar em breve com novidades!

Grande abraço e muita paz! Boa semana para todos!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Pingback: Os 7 destinos de lua de mel mais luxuosos da América do Sul()

  • Muito bom seu blog, parabéns. Trago algumas dicas de Santiago e arrendores em: http://botecodobal.blogspot.com.br/2014/05/santiago-cordilheiras-dos-andes-vina.html.

  • Oi Michel! Prazer Marcel! Adorei saber essas dicas da Ilha de Páscoa, especialmente a de mergulho. Pensando seriamente em ir pra Ilha de Páscoa em fevereiro… Bjs, Lu.

    • Marcel

      Oi Lu… precisando de mais alguma ajuda é só dizer!
      Bom, você falou sobre fevereiro.. só queria dar um alerta. Pelo o que ouvi quando estive lá, essa época a ilha fica bem cheia.. e tudo se complica.. os preços, as opções de comida.. disponibilidade de serviços.
      Eu fui em Agosto, e pegamos um tempo muito bom lá. Em Santiago estava de 0 a 10º C… e na Ilha de Páscoa pegamos por volta de 25ºC..
      Bjs!!

    • Oi Lu! Meu irmão é desnaturado, mas de vez em quando consigo roubar algumas dicas dele!
      Veja a resposta dele, talvez fevereiro não seja a melhor época pra ir!
      Bjo paz e uma ótima semana pra vocês!
      Michel

      • Flavia

        oi pessoal, estou querendo ir com meu marido em setembro ou outubro pra ilha de páscoa. Voces recomendam? é baixa temporada? queremos ir por conta, nada de agencias, e alugar carro, ver hotel etc por lá ou comprar por aqui pelo booking. Me deem uma luz? beijoooooo

        • Marcel Zylberberg

          Olá Flávia!
          eu fui no final de Agosto… e é sim baixa temporada. Segundo informações de moradores na época em que estive lá, em dezembro, janeiro e fevereiro é que eles consideram alta temporada. Tudo fica muito cheio e muito caro. Nessa época que fui cheguei a pegar 9° C em Santiago, enquanto lá na Ilha passamos por confortáveis 25°C. Não fiz nada por agências, tudo por nossa conta mesmo (eu e mais 4 amigos). Aconselho e reservar pelo booking, pois deixar para procurar lá é complicado. Ideal é chegar com quase tudo fechado. Só o carro que alugamos por lá, e tinha bastante oferta.
          Espero ter ajudado… qualquer coisa é só escrever de novo! E garanto: é uma viagem única!!!

  • Ilha de Páscoa está na minha listinha!! Deve ser muito lindo esse lugar!!

  • Bos dicas no seu blog. Belo trabalho.

    • Oi Jeane, tudo bem?? Valeu pelos elogios!
      Já deixei mensagem no teu blog e mandei e-mail também sobre um outro assunto.
      Abraços e paz,
      Michel

  • Marcel

    hehehe… Boas idéias a gente copia!!
    Obrigado pelo comentário!
    Tudo de bom pra vc… ótimas viagens!
    Beijo!

  • viviane

    Delicia de lugares, o chile é incrível mesmo, só indo lá pra se deliciar, vale muito a pena ( nostalgic moment. Paraaaa tudooooo: aquelas cervejas ali gelando heim? acho que já vi isso em outros ” episódios!”, gente! gente! É mal de irmãos…kkkkkkkkkk, Abração para os dois e mais uma vez, lindas fotos e ótimas dicas!

    • Oi Viviane!! Meu irmão não é tão profissional assim na matéria de cervejas, ele é mais do esporte mesmo.. mas com uma neve assim é a chance ideal de beber a cerveja que mais amamos, aquela literalmente congelada :D
      Bom fds e bjo grande!
      Michel

  • Oi Michel, Bela viagem Marcel!!

    Ontem mesmo estava pesquisando sobre a ilha de Páscoa e voilá que vejo este post.
    Adorei, mas tenho uma pergunta… Será que é possível usar as milhas da TAM até a ilha de Páscoa?

    To tentando planejar outra viagem nesse final de ano e queria usar minhas milhas novamente… Como já fui pra Los Roques estou meio indecisa sobre um novo destino dentro da America Latina.
    Alguma sugestão?

    Abs

    • Marcel

      Olá Carol!!
      Fiz um contato com a TAM para creditar as milhas das passagens da LAN, no fidelidade. Mas o contrário eu não sei. Sei que a LAN é “parceira” da TAM, mas só confirmando com eles se as milhas também valem…
      Tenho como sugestão ainda partindo de Santiago, seguir para o Deserto de ATACAMA. Meu amigo foi e as paisagens são realmente espetaculares.
      Qualquer dúvida, é só entrar em contato!
      Bjo, boas viagens!

      • GuataMaftum

        Amigo, estamos rodando um longa sobre Ufologia e precisamos de fotos diversas e videos da ilha de Pascoa e Moais.
        Se puder ser um colaborador com nosso projeto entre em contato comigo.

        Visite nossa fã page do filme para conhecer melhor nosso trabalho.

        https://www.facebook.com/CacadoresDeEspecies

        Abç e aguardamos seu contato.

        • Marcel Zylberberg

          Amigos, vocês ainda precisam de imagens ou vídeos da Ilha de Páscoa?! Ou já concluíram o trabalho?
          Obrigado!