Rodando pelas Ilhas Maldivas – a preparação

Rodando pelas Ilhas Maldivas – a preparação

Viagem mais que confirmada, tudo certo para partirmos em fevereiro para as Ilhas Maldivas! Mas muita gente pode perguntar: “onde fica isso?” Um paraíso no Oceano Índico, bem na linha do Equador, pertinho da Índia e do Sri Lanka. Já que está tudo confirmado, começam também os preparativos e as pesquisas! E assim aproveito para deixar algumas infos para quem – assim como eu até pouco tempo atrás – nunca tinha ouvido falar desse lugar incrível.

maldivas_apreparacao

Em uma rápida pesquisa nos blogs de viagem que recomendo, achei poucas coisas. Blog do viajante: “Grupo de atóis no Oceano Índico, que está sendo submergido pelo aquecimento global, podendo desaparecer em 50 anos. As Ilhas Maldivas possuem resorts de alto luxo que se aproveitam intensamente do lugar, explorando o turismo de alto custo e muito exclusivo.

No Turomaquia: “E já entrando no mundo da fofoca (risos) ela é a esposa do piloto de Fórmula 1 – Fernando Alonso, que é asturiano. Eles se casaram secretamente em 2007, e até hoje se escondem dos meios de comunicação, sabe este lance de proteger sua privacidade! Mas todo mundo sabe que eles casaram, e que a lua-de-mel foi nas Ilhas Maldivas.

Já que o Fernando Alonso pode, nós podemos também! Será – finalmente – a nossa lua-de-mel oficial, depois de mais de 2 anos de casados :)

maldivas_fotinhas

No site oficial – visitmaldives.com – existem muitas infos e resolvi traduzir algumas delas para compartilhar com vocês, já me desculpando pelos possíveis erros!

Posição
Embaixo da Índia, na linha do Equador.

Geografia
1190 ilhas, que formam um arquipélago de 26 atóis principais. Se estendem por 820 quilômetros de norte a sul e por 120 km de leste a oeste. 202 ilhas são habitadas, 87 são ilhas dedicadas exclusivamente aos resorts. A capital, Malé, sede do governo e centro dos negócios, do comércio, da saúde e da educação, é situada no centro da cadeia dos atóis. É uma pequena ilha agitada pelos sons e atividades dos seus 75.000 habitantes, que constituem cerca um terço da população.

Clima
Geralmente quente e úmido. O sol brilha durante o ano inteiro. A temperatura média fica entre 29 e 32 graus.

O que vestir
O estilo é geralmente casual. As camisas e os acessórios em algodão são os mais indicados. Em Malé, a capital, e nas outras ilhas habitadas, se aconselha às mulheres de se vestirem mais discretamente e não se despirem muito.

População
Cerca 270.000 habitantes, em base aos dados de 1998. As origens dos Maldivianos se perdem na antiguidade, mas a história revela que as ilhas eram já povoadas há 3000 anos. Os primeiros habitantes eram viajantes da rota das Setas provenientes da civilização do Vale do Indo. Calorosos, simpáticos e hospitaleiros de natureza, com os Maldivianos é difícil não sentir-se a vontade.

maldivas_ilhas

Cultura
Desde os primeiros habitantes, marinheiros e viajadores provenientes dos tempos da antiguidade de várias partes do mundo, se é desenvolvida uma história de orgulho e uma rica cultura. As Maldivas são uma “mistura” de diferentes culturas, povoadas de pessoas provenientes de tantas partes do mundo. Por exemplo, algumas das músicas e das danças locais recordam influências africanas, com os batuques tocados à mão e as músicas com palavras desconhecidas a todos, mas que representam certamente as línguas dos países da África oriental. Como é de se esperar, algumas das músicas e das danças são fortemente influenciadas da Ásia meridional, uma influência que se nota principalmente nos pratos tradicionais dos Maldivianos. Ainda sim, muitas das habitudes da Ásia meridional, em particular em relação às mulheres (por exemplo a tradição do Subcontinente de que as mulheres sejam não podem se apresentar em público), não são considerados valores absolutos aqui. Na verdade as mulheres têm uma participação fundamental na sociedade e isto não surpreende, visto que os homens transcorrem inteiras jornadas pescando no mar. Muitas das tradições são fortemente conectadas ao mar e ao fato de que a vida depende disto.

Língua
O dhivehi é a língua falada em todas as Maldivas. O inglês é largamente difundido entre o Maldivianos, então os visitantes conseguem comunicar facilmente na ilha da capital. Nos resorts são faladas diversas línguas, entre elas inglês, alemão, francês, italiano e japonês.

Moeda
As moedas maldivianas são a Rufia e o Lari. O dólar americano é a moeda estrangeira mais usada. Os pagamentos nos resorts e nos hotéis podem ser feitos com a maior parte das moedas fortes, com os travellers’ cheques ou com os cartões de crédito. Os cartões de crédito mais usados são American Express, Visa, Master Card, Diners Club, JCB e Euro Card.

Educação
A taxa de alfabetização é de 98%. Os standards educativos são entre os mais altos da região e as escolas seguem o sistema educativo britânico.

Saúde
A estrutura sanitária está melhorando muito. O Indhira Gandhi Memorial Hospital (IGMH) de Malé é o maior hospital do pais e oferece tratamentos sofisticados. O hospital ADK é a principal estrutura privada e segue altos standards médicos. Alguns resorts têm a disposição médicos internos. Em caso de emergência durante as imersões, tem a disposição uma câmera hiperbólica facilmente acessível da maior parte dos resorts.

Fuso horário local
GMT + 5 horas

O visto (pedido da Viviane)
Desde 1978 para entrar nas Maldivas basta o passaporte. Não é preciso requerer antecipadamente o visto e todos os visitantes, ao chegar, recebem um visto grátis válido por 30 dias. O visto tem um carimbo com a data de entrada e a escrita em vermelho “Proibido trabalhar”.

As fotos são todas do site site oficial – visitmaldives.com -mas muito em breve teremos as nossas, e os vídeos também! Por enquanto é isso… quando tiver mais informações e dicas sobre as Maldivas compartilho de novo com vocês! Espero que vocês tenham curtido. E – CLARO – se tiverem dicas e infos não deixem de mandar! São sempre MUITO bem-vindas! PARTICIPE SEMPRE!

Confira também:
.Rodando pelas Ilhas Maldivas – Parte I – As Ilhas

.Rodando pelas Ilhas Maldivas – Parte II – Mergulho e Snorkeling
.Rodando pelas Ilhas Maldivas – O vídeo da viagem
.Rodando pelas Ilhas Maldivas – Mergulho & Snorkeling
.Rodando pelas Ilhas Maldivas – Um aperitivo

Abração e boa semana para todos!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Post to Twitter

There are 24 comments for this article
  1. Suellen at 12:05

    Oi, Michel, tudo bem?
    Gostaria se saber um pouco mais sobre a viagem para Ilhas Maldivas, gostaria de saber se tem alguma agencia de turismo aqui no Brasil que cuida de todos os detalhes hospedagem, guia etc… gostaria de saber sobre preços também! Muito Obrigado.
    Ah’ pode me mandar um e mail com a resposta?! Obrigado novamente! =)

    • rodandopelomundo.com at 18:45

      Olá Suellen, tudo bem? Aqui tranquilo..

      Tudo que sei e estudei sobre as Maldivas eu joguei no blog.

      Quanto aos preços e agências infelizmente não posso ajudar, porque moro na Europa e minha esposa trabalha em agência de viagem, então ela que agilizou tudo!

      Vou tentar encontrar umas infos, mas infelizmente Maldivas não é um destino muito conhecido e acessível no Brasil.

      Boa noite e boa sorte!

      Michel

      • Rebecca at 15:08

        Gostaria mt de saber em qual hotel vc ficou!
        Estou indo em janeiro e vou fecharo hotel esse mes, to pensando no kuredu pq o preço n é nem tao barato nem tao caro!

        Me ajude por favorrr
        Att.: rebecca
        P.s. Parabéns pelo blog!!!

        • rodandopelomundo.com at 19:50

          Oi Rebecca, nós ficamos em Helengueli, só tem um hotel na ilha! O preço foi bom, mas minha esposa trabalha em agência de viagem e teve desconto, então não sei dizer o preço normal! Se tudo der certo não deixe de compartilhar tua aventura nesse paraíso com a gente! Abs e paz, Michel

    • Michel Zylberberg at 8:53

      Fala Luiz Jr, beleza! E por ai??
      Seguinte, eu moro na Suiça e vamos partir daqui, entao é diferente do esquema dai.. quanto ao preço, minha esposa trabalha em agencia de viagem e tem uns esquemas especiais pra gente!
      Vou dar uma pesquisada e depois passo com algumas infos para ajudar voces!!
      Depois vou conferir teu blog com calma tambem, parece ser bem interessante!
      Abracao e paz,
      Michel

  2. fotoviajar at 20:44

    Olá outra vez, Michel.

    Decidi voltar para agradecer o seu elogio ao meu site e dizer que você também já tem um link rodando por lá. Gosto de blogs bem organizados como o seu. Masvoltei, acima de tudo, para acrescentar que há cursos de iniciação ao mergulho relativamente baratos e fáceis de fazer. Não fica com um certificado de mergulhador (PADI) mas há cursos que se fazem em 3 momentos: aula teórica seguida de prática com garrafa na lagoa da ilha, mergulho ao longo do recife e mergulho em mar alto. Qualquer pessoa pode fazer. É informar-se no seu resort se existe esta opção.

    Um abraço, Luís.
    .-= fotoviajar recentemente blog’ou: Estrada mais bonita do mundo, melhor estrada do mundo =-.

    • Michel Zylberberg at 16:30

      Olá Luís! Valeu pelo retorno e pela força! Vou mesmo me informar sobre esse curso e acredito que tenham sim. Será mais uma grande alternativa para curtir por lá! Além de ser uma atividade imperdível nas Maldivas!!!
      Já deixei um comentário do teu blog e com certeza voltarei muito mais vezes para conferir teus textos e belíssimas fotos!
      Abração e paz, Michel

  3. fotoviajar at 7:36

    Você vai adorar. Eu também passei uma lua de mel nas Maldivas. Quando cheguei à ilha resort (depois de mais de quase vinte horas de viagem desde Portugal) estava a chover e toda a gente estava fechada nos quartos! Muito estranho. Decidi ir mergulhar sozinho com os peixes. Dentro de água não estava a chover, eheh.

    Provavelmente só vai uma vez na vida a este destino. Faça tudo aquilo a que tem direito: esqui aquático, jet-ski, pescaria à noite, mergulho sem garrafa e com garrafa (pode tirar um curso), ande de submarino, hidroavião, sei lá… E dê bastantes passeios na sua ilha (há-de ser bem pequena).

    Desejo uma excelente viagem.

    • Michel Zylberberg at 15:17

      Olá Luís, tudo bem?

      Obrigado pela mensagem e por deixar essa bela expectativa das Maldivas! Não vemos a hora de chegar a viagem e finalmente curtir a nossa lua-de-mel por lá tb!!

      A maior reclamação das pessoas é pela chuva, mas com certeza nós também não ficaremos trancados no quarto se pegarmos chuva!! Tuas dicas vão ajudar bastante!! Só o curso da garrafa que não vou ter tempo de fazer.

      Vou adicionar teu blog nos meus links, estou visitando e gostando muito!!

      Abraços e paz, Michel

  4. Selma at 14:30

    Michel adorei seus comentários sobre maldivas, eu e meu marido também estaremos lá em fevereiro, e gostaria de saber se vc indica alguma ilha ou resort para mim. Estamos fazendo varias pesquisas sobre preços e qualidades dos resorts..existem mil, porém não temos ainda certeza onde ficar. Se vc tiver alguma dica me escreva por favor.
    Abraços Selma

  5. Fê Costtas - viaggio mondo at 7:16

    Uau, sou louca com as Maldivas!!! E aí, já decidiu em qual Atol vai ficar?? Um amigo me mostrou umas fotos dele em Faafu, nossa, nunca ví nada igual!!! Eu moro em Dubai, tá só 2 horas e meia de Malé e sempre adio esta viagem… quem sabe em 2010! rs

    Vou acompanhar tudo aqui!!

    Bjos!!

    • Michel Zylberberg at 7:41

      Já mandei mensagem no teu blog e já adicionei o link!! Agora é arrumar um tempinho para rodar bastante por lá!!
      O nome do atol eu não lembro agora, mas vou postando tudo aqui com certeza!! Dubai é outro sonho que devemos realizar muuito em breve, quem sabe nos cruzamos por aí!! Vou conferir tuas dicas também!!
      Bjos e paz,
      Michel

  6. viviane velez at 21:55

    Iupiiii…a-d-o-r-e-i, ufff…louca pra pegar vo-vo ( o voo)kkkkkkk,quero dizer, voos, e pé na estrada..mmm, ou seria, pés nas núvens?! Abraços querido e hiper obrigada!

  7. Carol Wieser at 19:57

    Michels!!!

    Inveja (da boa claro) :)
    Você esta indo para um dos destinos que está sempre no top da minha wishlist. Taiti e Maldivas… ahhhhh que sonho!!!

    Então peço que anote tudo pois depois (espero que em breve) vou usar suas dicas. Acredito também que fechar um pacote daí é muito mais em conta que fazer pelo Brasil, então a viagem fica mais atingível.

    Aproveiteeeeeeeeeeeee.

    • Michel Zylberberg at 7:05

      Carolz!! Já mandei mensagem no teu blog, mas claro que respondo por aqui também!! Maldivas é pouca conhecida no Brasil, mas é top da wishlist de tanta gente!! Minha esposa já teve lá, até por isso fez questão de me levar para conhecer!! Espero poder fazer algumas fotinhas como as tuas debaixo d’agua e fora d’agua tb :D
      Se precisar minha esposa trabalha em agência de viagem e pode tentar procurar um esquema bom pra vcs!! Olha o jabá!! uhauhauhauha
      Bjo, paz e bom fds!!
      Michel
      http://www.rodandopelomundo.com

  8. viviane velez at 20:01

    AMEIIII..E QUE VENHA LOGO, LOGO FEVEREIRO HEIM?! QUERIDO, EXPLICA PRA GALERINHA A QUESTAO DO VISTO, OU N É NECESSÁRIO? VOU QUERER HIPER DICAS DEPOIS.

    XERUS!!!

    • Michel Zylberberg at 6:48

      Oi Paty! Teu blog continua espetacular!! Já deixei meu recado por lá :)
      Não sou famoso nem nada, mas uma lua-de-mel lá não vai ser nada mau!! Espero só que a chuva não dê as caras :/ quero praia, cervejinha e muito sooooooooollllllllll
      Bjo e paz, Michel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>