Rodando pelo Havaí (Hawaii) – a preparação



“You can’t really understand Barack until you understand Hawaii.” Michelle Obama

Aloha! Decidi começar o post com essa frase, mas não estamos aqui para falar do filho mais ilustre do Havaí – Barack Obama – e sim desse lugar incrível onde ele nasceu em 1961.

O que vem em mente quando pensa em Havaí? Praias, ondas gigantes, paraíso turístico, esportes de aventura, vulcões, música surf e o destino dos sonhos de boa parte do mundo?

Bom, você estava certo! Não é a toa que foi o destino escolhido pelos leitores, batendo a Cuba de Fidel e a Jamaica do nosso tio Bob.

Localizado em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico, é um dos 50 estados – e o mais isolado – da terra do Tio Sam, do Presidente Obama, do Homer Simpsom… bom, dos Estados Unidos da América.

rodandopelomundo_hawaii

“Ilhas Sanduíche”, nome histórico do arquipélogo que forma o Havaí, era povoado por polinésios até 1810, quando Kamehameha I instituiu uma monarquia e centralizou o governo. Virou república em 1894 e em 1898 – como sempre – os EUA invadiram militarmente, tornando-se território americano em 1900.

Fazem parte do “Sanduíche” 132 ilhas, sendo que apenas as oito maiores são habitadas. Todas foram formadas por vulcões. O Parque Nacional dos Vulcões é Patrimônio Mundial.

O clima é tropical, quente o ano todo. A temperatura fica entre 21/27 graus no verão e 18/25 graus no inverno.

Os maiores grupos étnicos são japoneses, filipinos, alemães, nativos e portugueses (!) e o cristianismo domina com cerca 70%, sendo que quase 20% não tem religião.

Como é de se imaginar, o turismo é a principal fonte de renda, com milhões de turistas – durando o ano todo – visitando suas belas praias e o aproveitando o clima ameno. A grande maioria dos turistas são os próprios americanos, mas estrangeiros também são frequentes por lá, com destaque para os japoneses.

“A Dança Havaiana, conhecida como Hula, é uma tradição passada de geração à geração, que remonta do Período Histórico Matriarcal. Ela é a interpretação de um texto poético, logo, o conhecimento do canto, conhecido por mele, é que gera a base para um repértório rico em movimentos, repleto de significados e variações. No Havaí, ela não é apenas uma dança, mas um estilo de vida baseado numa religião ancestral de seu povo, com cantos e variedades de ritmo, rica em acessórios naturais, totalmente baseada numa Mitologia repleta de lendas, orações e amor à Mãe Natureza. Trata-se de uma dança devocional, que assumiu caráter de performance após a ocupação estrangeira no Havaí.” (Wikipedia.org)

As maiores ilhas são Kauai, Niihau, Oahu, Molokai, Lanai, Kahoolawe, Maui e a Ilha Grande do Hawaii. A capital é a famosa Honolulu, localizada na ilha de Oahu.

Oahu: Significa “lugar de reunião”. É a ilha mais movimentada, uma mistura de modernidade, cultura e belezas naturais. Da turística praia de Waikiki à selvagem North Shore, um dos mais preferidos destinos para os surfistas de todo o mundo. Tem ainda lembranças de Pearl Harbour e as origens da cultura polinesiana. O giro da ilha dura cerca 8 horas com um ônibus turístico.
Maui: Atrações turísticas em mar e em terra, com suas florestas tropicais e praias de areia preta. Para quem ama esportes aquáticos, do surf ao mergulho, é o lugar ideal. O ditado local diz: ‘Maui no ka oi’ ou ‘Maui é o máximo’. *Uma tradição obrigatória (…) é subir até seu pico às 3h para ver o nascer do sol (…) e depois descer de bicicleta os 61km de ziguezagues da Haleakala Crater Road (…).
Kauai: Um dia inteiro girando pelas belezas naturais da ilha, como os Canions de Waimea através e rochas multicoloridas. Suas cachoeiras e grotas acabaram fazendo da ilha o lugar mais romântico do Havaí. Foi cenário de filmes como Jurassic Park, Feitiço Havaiano, King Kong e A Ilha da Fantasia. A sua população é considerada a mais simpática do Havaí.
Ilha Grande: A maior das ilhas, com seus vulcões ativos, é o lugar ideal para quem curte trekking, caiaque e outros esportes do tipo. A sua variação climática permite de esquiar e surfar no mesmo dia!

“Na língua havaiana Aloha significa muito mais do que “alô” e “adeus” ou “amor”. Seu significado maior é: compartilhar (alo) com alegria (oha) da energia da vida (ha) no presente (alo)”. (Texto completo sobre ‘Aloha’ aqui)

Para quem curte boa música, deixo o vídeo da música ‘Somewhere Over The Rainbow’. O cantor (falecido em 97) é o artista mais famoso da ilha, chamado Israel Kamakawiwo’Ole, o ‘IZ’:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0ltAGuuru7Q[/youtube]

Como eu não trabalho na área de turismo, deixo as dicas dos usuários do TripAdvisor para os Top5 do Havaí:

Hotéis:
1. Paia Inn Hotel
2. Four Seasons Resort Maui at Wailea
3. Honua Kai Resort & Spa
4. Koa Kea Hotel & Resort
5. Mauna Lani Bay Hotel & Bungalows

B&Bs:
1. Honu Kai B&B
2. Volcano Village Lodge
3. Waianuhea Bed & Breakfast
4. Coconut Cottage Bed & Breakfast
5. Bamboo Orchid Cottage Bed & Breakfast

Atrações:
1. Wings Over Kauai Tours
2. Oahu Diving
3. Hawaiian Fire Surf School
4. Rainbow Scuba Hawaii
5. North Shore Surf Girls

Leia também: Rodando pelo Havaí (Hawaii) – Surf

Para uma giro virtual de 360 graus: http://hawaii.arounder.com/
Site oficial de turismo (em inglês): http://www.gohawaii.com/
Para os aventureiros (em inglês): http://www.bigisland.org/
TripAdvisor: http://www.tripadvisor.com/
Belo blog havaiano (em inglês): http://blog.hawaiigaga.com/
As 10 praias mais bonitas: Uma Malla pelo Mundo

Fontes de pesquisa (e fotos): Wikipedia.org, Catálogo Kuoni, *livro ‘1.000 Lugares para conhecer antes de morrer’, TripAdvisor, Google e talvez outras que não lembro, mas terei prazer em divulgar aqui – antes que alguém queira me processar! :)

Bom, acho que já deu para conhecer um pouco mais, né? :D se tiver mais alguma dica legal não deixe de mandar um comentário!

Em breve a próxima pesquisa com mais 3 lugares famosos espalhados pelo mundo!

Abraços e paz,

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Branco

    SEU VIADO, TU VAI PRO HAVAÍ???? VOU PRA CA!
    ABS

  • Thiago Victor

    Fala maluco,Aloha pra vc.Sabia que o hawaii ia ganhar,realmente parece ser um paraíso.Brother ta ficando perito em viagens hein,da pra montar uma empresa, Rodando pelo mundo Turismo – Coloque a mochila nas costas e viage, fica na paz e fuiiii….

    OBS:E o seu flamengo surpreendeu hein maluco.

    • lokãooooooooo
      Aloha irmaozão!! É, Havaí levou e então tive que dar uma pesquisada boa, né??
      Já anotei o nome da empresa de turismo e pode ficar tranquilo que se rolar vc vem trabalhar comigo!! Pra fazer a galera da viagem dar risada o tempo todo!! huahuauhuah
      Abração brother, pazzzzzz

  • Oi Michel!

    Um dia quando eu ganhar muito dinheiro e puder rodar o mundo, o Hawaii é um dos meus destinos!

    Estive em Locarno esse fim de semana, dá vontade de arrumar as malas e me mudar para a parte italiana! Ninguém merece essa parte alemã aqui! Ai é tão cheio de vida, o italiano é uma língua mais bonita, mais suave… se eu for obrigada a morar aqui de novo, eu só venho se for para a parte italiana! :)

    bjs

    • Oi Bia! Também queremos ir para o Hawaii, tomara que de certo em um futuro proximo!!
      Locarno é bem legal, muito mais tranquilo que a parte alemã.. eu curto muito aqui, além do italiano ser muito mais fácil de aprender!!
      Bjos e paz,
      Michel

  • viviane velez

    Muito legal, é vir aqui e aprender! Abraços amigo!

    • Oi Vivi!! não tô aqui pra ensinar ninguém não, viu!! huauhahuahha só pra compartilhar as coisas.. eu também aprendo demais com essas pesquisas!! Achei bem legal falar de um lugar que não conheço, deu mais vontade ainda de ir!!
      Abraços e muita paz sempre,
      Michel

  • Mathias

    E ai Michel!

    Cara tu é uma máquina de escrever! Ontem eu votei e hoje eu acordo com um Post nota 10 já publicado. :)

    Abraço Michel

    • Tithia!! Grande viajante..
      É irmãozinho, ví que ia dar Havaí na cabeça e já fui preparando o material! Depois foi só dar uma ajeitada e publicar.. valeu pelo elogio, aprendi muito dessa força de vontade de batalhar pelas coisas contigo brother!!
      Abração e paz,
      Michel