Rodando pelo Havaí (Hawaii) – Surf



Acharam que era possível falar de Hawaii sem falar de surf e ondas gigantes? Então volto com mais algumas informações sobre esse lugar surpreendente e alucinante!

No inverno Waimea Bay, Pipeline e Sunset Beach abrigam uma infinidade de competições de surf devido às suas grandes ondas. As ondas são geradas por tempestades de inverno no Pacífico Norte, chegando até North Shore (Oahu). No verão, pelo contrário, as águas são tranquilas e limpas.

Professional surfer Garrett McNamara drops in on a large wave as another competitor's surf board flies in the air at Waimea Bay during the Eddie Aikau Big Wave Invitational surf contest on the North Shore of Oahu in Haleiwa, Hawaii December 8, 2009. REUTERS/Hugh Gentry (UNITED STATES SPORT)

Professional surfer Garrett McNamara drops in on a large wave as another competitor’s surf board flies in the air at Waimea Bay during the Eddie Aikau Big Wave Invitational surf contest on the North Shore of Oahu in Haleiwa, Hawaii December 8, 2009. REUTERS/Hugh Gentry (UNITED STATES SPORT)

Em Waimea Bay foram gravadas a grande maioria das cenas de surf de grandes filmes, como em “Point Break“, de 1991. Mais recentemente foi set para o famoso seriado “Lost“. É difícil encontrar no mundo um lugar melhor, onde apenas pouquíssimos surfistas são capazes de desafiar as ondas altas com um arranha-céu.

Há alguns dias rolou por lá o “Quiksilver Big Wave Invitational in Memory of Eddie Aikau”, onde o californiano de 26 anos Greg Long faturou o título desafiando ondas de 30 à 50 pés de altura – até 15 metros! Mas nem tudo é festa para esses alucinados e corajosos (!) surfistas. 2004 foi a última vez que as ondas eram altas o suficiente para organizar um campeonato do tipo e ondas como as de 2009 foram vistas apenas 40 anos atrás, em 1969!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RUYYdDH2o0k [/youtube]

Mesmo que seja considerada a maior das competições de Big Waves, existe ainda a ‘Mavericks‘, em HalfMoon Bay – perto de São Francisco (Califórnia). A competição está para rolar, então se você curte fique por dentro aqui.

Confira também o nosso post:
Rodando pelo Havaí (Hawaii) – a preparação

Eddie Aikau Big Wave Invitational:
http://live.quiksilver.com/2009/eddie/

Algumas fotos e vídeos:
http://www.pbs.org/wnet/nature/conditionblack/

Para quem tiver afim de fazer algumas aulas de surf:
http://www.surfhawaii4u.com/

Hawaii, a arena do surf – de Flávio Vidigal
http://aventure-se.ig.com.br/materias/9/0101-0200/133/133_01.html

Vídeos ao vivo de várias praias do Havaí:
http://www.surfline.com/surf-report/hawaii_2080/map/

Créditos das fotos do post:
http://www.gazzetta.it/

Aloha! Paz,

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.