Rodando pela Suíça – parte 1



Se você pudesse viajar apenas em um país europeu, qual escolheria? Itália? Alemanha? França? Áustria? Existe um só país onde você encontra uma parte destes quatro, e este país é a Suíça!

A Confederação Suíça – ou Confederação Helvética – é uma república federal composta por 26 estados (aqui, cantões), sendo Berna a capital federal. Localizada na Europa Central, faz fronteira com todos os países citados acima, e acabou adquirindo um pouco de cada um deles.

Por aqui nada de mar e praias, geograficamente é dividido entre planalto (Jura) e os Alpes, somando cerca 42Km² de área e cerca 8 milhões de habitantes (duas vezes e meia menor e população equivalente a do estado de Pernambuco). Um ovo! :D

A Suíça não faz parte da União Europeia e tem sua própria moeda, o Franco-Suíço. A economia é sólida, mas andou balançando com a crise e os escândalos pelo rótulo de paraíso fiscal. Ainda sim é um dos países mais seguros e estáveis ao mundo.

Muitos contrates e alta qualidade de vida

Muita segurança e alta qualidade de vida

Se você encontra vários países em um, vai encontrar também muitas línguas! Morei em Zurique (parte alemã) e lá falavam Alemão. Depois vim morar em Ticino e aqui falam Italiano. Indo para oeste falam Francês e a leste Romanche. Resumindo, é uma confusão! Para complicar ainda mais existem os ‘dialetos‘ (sotaques) que acabam dificultando ainda mais a comunicação. O italiano falado aqui pelos locais, por exemplo, é muito diverso do italiano padrão.

Provavelmente, quando você pensou em Suíça, te veio em mente loironas altonas e espetaculares… errado! Elas estão na Suécia! Por aqui a população é geralmente de estatura média e cabelos castanhos – mas não deixam de ser bonitas! Mas se você pensou em queijo, chocolate, vacas leiteiras, canivete e snow boarding, aí sim mandou bem! Aliás, no Brasil é normal e compreensível a confusão entre Suíça e Suécia.

Muita neve e gelo no Monte Cardada

Muita neve e gelo no Monte Cardada

Sabe aquele teu amigo que nunca se mete em brigas, não toma partido e fica na dele tomando uma cervejinha? A Suíça é assim, sempre que pode, um país neutro. Até por isto nunca foi invadida em nenhuma das duas Grandes Guerras. Tá bom, como se diz por aí, a Suíça ‘tira o dela da reta’!

Aeroportos de alto nível, estradas muito bem conservadas, transporte público pontual e de qualidade. Apesar de tudo, existem alguns problemas por causa dos Alpes, do terreno irregular e da neve. O túnel ‘San Gottardo‘, principal ligação entre a parte alemã e a italiana, é um bom exemplo. Com seus 17Km de extensão, muitas vezes fecha por causa de acidentes. Mas quando tudo é sob-controle, a famosa pontualidade suíça impera.

De bicicleta, barco, trem, carro, avião... A Suíça é sempre um ótimo destino para turistas do mundo todo

De bicicleta, barco, trem, carro, avião... A Suíça é sempre um ótimo destino para turistas do mundo todo

Para quem quiser conhecer mais alguns detalhes dos principais aspectos culturais da Suíça, no Wikipedia tem um texto bem legal que vale a pena conferir!

Bom, promessa é dívida e espero ter pagado pelo menos uma parte! É estranho morar aqui e não conhecer muito da Suíça, então volto em breve com mais informações e curiosidades!

Confira também (Rodando pela Suíça – parte 2) ou os links a seguir:

Leia também:
. Melhores picos para snow boarding e ski na Suíça
. Rodando pela Suíça – Glacier Express
. Rodando pelo Monte Tamaro – Suíça
. Vídeo do Monte Uetliberg/Zurique – Suíça
. Vídeo: Goldeneye Bungee Jumping
. Pra que freezer? (Monte Cardada – Suíça)
. Algumas “vantagens” de morar na Suíça
. Chato, de tão certinho…
. Rodando pela Europa – Dicas importantes (hospedagem + vôos + trens + carros)

Infos:
.vôos: swiss air | tap | tam | iberia | lufthansa | airfrance
.canivetes: http://www.swissarmy.com/
.trens: http://www.sbb.ch/en/
.backpackers: http://www.swissbackpackers.ch/
.meteo: http://www.meteoswiss.ch/
.webcams: http://www.swisswebcams.ch/english/
.chocolates: http://www.lindt.com/

Grande abraço e muita paz sempre! Participem!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Ótimo post! Aposto que você sentiu grande diferença morando em diversas cidades da Suíça! Mudei há alguns meses de Lausanne pra Bern e já vi muitas diferenças! Acho que realmente o país é uma espécie de conjunto de culturas!
    Acho legal destacar que além das famosas montanhas, os lagos são também uma beleza do país! (principalmente o Léman, pra puxar o saco da minha querida Lausanne…)

  • Geisa

    Olá Michel,
    Estamos, eu e meu marido, pensando em conhecer a Suíça. Sairemos de Nice rumo a ela, acho que de trem, ainda não sabemos e é lógico, aceitamos sugestões.
    Teremos poucos dias na Suiça pois pensamos em ir conhecer a Bélgica tb.
    O que vc sugere para que a gente possa conhecer um pouco da Suiça?Quais seriam as cidades mais bonitas, interessantes e de fácil acesso?Como chegaríamos nelas???Somos um casal beirando os 60 anos…rs.
    Agradeço demais a sua gentileza em nos responder e se for possível, por email.
    Grande abraço,
    Geisa

  • Flavia

    Oi Michel,
    Onde vc acha melhor fazer a base como bate-volta em Berna ou Interlaken….

  • Flavia

    Legal este post, estamos indo para a Suiça semana que vem dia 15jul e eu e meu marido montamos o reteiro o que vc acha, tem alguma sugestao. Faremos tudo de trem com o Swiss Pass.
    26jul – Zurique – Lucerna (1 h de trem)
    27jul – Lucerna – Berna (1h de trem)
    28jul – Berna – Lausanne (1h de trem) – Montreux – Berna
    29jul – Berna – Thun – Interlaken Ost( Jungfraubahn passeio de 5 e 6h)
    30jul – Interlaken –Zermatt ( 2h30)
    31jul – Zermatt
    01ago – Zermatt – Zurique (3h30
    02ago – Zurique – São Paulo voo 22h40
    03ago – Sao Paulo -Londrina
    26 jul -Chegaremos as 11.05 em Zurique almoçamos e seguimos para Lucerna (1h trem) .
    Centro de Convençoes e Cultura logo a frente Monumento a cidade.
    Kappelbrucke – Ponte da capela de madeira.
    Lowendenkmal (leão caído, esculpido em pedra natural)
    27 jul – Lucerna seguiremos a Berna (1h)
    Parque das Rosas- Poço dos Ursos – Casa Einstein – Catedral de Berna – Museu de Albert Einsten – Torre do Relogio – Palacio do Governo Suiço
    28 jul – Berna sairemos bem cedo a Lausanne veremos a Catedral – Parque Olimpico – Museu Olimpico . Seguiremos Montreux ver estatua do Fred Mercury e Castelo de Chillon e depois seguiremos a lausanne e Berna.
    29 jul Berna sairemos cedo a Interlaken rumo a Jungfrau pernoite e Interlaken
    30 jul Interlaken sairemos rumo Zermatt passeio livre pela cidade
    31 ago Zermatt rumo a montanha Matterhorn
    01 ago Zermatt – sairemos cedo rumo a Zurique (3h30) .
    Em Zurique ver Bahnhof-Platz praça central – Catedral Grossmunster – rua Nieddorfstrasse (bares e restaurantes) – Av. Bahnof Strasse – Operhaus (opera de Zurique) – Museu Rietberg – ruela Augustinergasse – Seefeld Quai (parque que margeia o lago)
    02ago Zurique voo a São Paulo 22h40.
    03 ago São Paulo – Londrina

  • Olá César, tudo bem?
    Estou passando para avisar que estou preparando um material legal sobre o Glassier Express, vou publicar em breve e te aviso!
    Abraços!

  • César

    Michel, estou indo fazer a minha viagem a europa em março, estava dando uma pesquisada e achei interessante o Glacier Express para conhecer os Alpes. Você conhece? Vale a pena?

    Muito bom o seu blog, acabei de conhecer e já está ajudando bastante

  • Marco Otsubo

    Em outubro/2009, eu estive em Interlaken… Foi uma das minhas viagens mais incríveis…
    A Suiça merece uma dedicação especial para visitas… os alpes são incríveis e a tranquilidade que impera é impressionante…
    Ótimo post…

    • Olá Marco!
      Obrigado pela força, fico feliz que a galera esteja curtindo! O segundo post está quase pronto e jajá estarei mandando pro ar!!
      Quem souber dar uma economizada e curtir os lugares grátis/baratos, a Suíça é realmente uma ótima opção!!
      Como moro aqui acabo perdendo o olhar de turista, mas então fica a dica de Interlaken pra galera!
      Abraços e muita paz,
      Michel

  • A suiça é sem dúvida um país rico em cultura, beleza e diversão…um dos meus destinos, com certeza! Valeu Michelito, ah, e estás devidamente add no facebook, ok? Aguardo mais dicas suiças, abração!

    • Oi Vivizzzz
      Como falei pro Marco, as dicas estão quase prontas, faltam só alguns detalhes!! Espero que vocês curtam também.. a Suíça é um país cheio de surpresas que merece ser mais conhecido da galera..
      Vamos nos falando por aqui ou nos orkuts e facebooks da vida :D
      Boa semana!! Abraço e paz,
      Michel

  • gente, eu fico um cadinho longe daqui, e quando volto o blog está com essa cara nova linda ;) Adorei, aprovado!

    • Valeu Carolz!!
      Vindo de uma grande artista como vc é um elogio e tanto!!!!!!
      Eu eutro direto no teu site para ver se o novo ja ta no ar.. alguma ideia?? Ve se anima ai que da saudade das tuas artes!!
      Paz!! Michel

  • que legal esse post!
    Estou indo pra Suiça mês que vem pra Luzerna! visitar uma amiga….no meio do mês, passar o carnaval ai!Vai ser interessante!
    Mas ainda não sei se vou para outro lugar…
    adorei que Suiça ganhou no blog como destino!hehehehe

    • Valeu Mariana, fico feliz que esteja curtindo!!
      Aqui é cheio de lugares legais e muito proximos um do outro para conhecer.. pegando um esquema de passagem de trem da para viajar bastante! Com certeza vc vai aproveitar mto, Luzern é uma das cidades mais legais que ja fui por aqui!! Dps conta pra gente como foi!!!
      Paz, Michel