Rodando pela Suíça – parte 1



Se você pudesse viajar apenas em um país europeu, qual escolheria? Itália? Alemanha? França? Áustria? Existe um só país onde você encontra uma parte destes quatro, e este país é a Suíça!

A Confederação Suíça – ou Confederação Helvética – é uma república federal composta por 26 estados (aqui, cantões), sendo Berna a capital federal. Localizada na Europa Central, faz fronteira com todos os países citados acima, e acabou adquirindo um pouco de cada um deles.

Por aqui nada de mar e praias, geograficamente é dividido entre planalto (Jura) e os Alpes, somando cerca 42Km² de área e cerca 8 milhões de habitantes (duas vezes e meia menor e população equivalente a do estado de Pernambuco). Um ovo! :D

A Suíça não faz parte da União Europeia e tem sua própria moeda, o Franco-Suíço. A economia é sólida, mas andou balançando com a crise e os escândalos pelo rótulo de paraíso fiscal. Ainda sim é um dos países mais seguros e estáveis ao mundo.

Muitos contrates e alta qualidade de vida

Muita segurança e alta qualidade de vida

Se você encontra vários países em um, vai encontrar também muitas línguas! Morei em Zurique (parte alemã) e lá falavam Alemão. Depois vim morar em Ticino e aqui falam Italiano. Indo para oeste falam Francês e a leste Romanche. Resumindo, é uma confusão! Para complicar ainda mais existem os ‘dialetos‘ (sotaques) que acabam dificultando ainda mais a comunicação. O italiano falado aqui pelos locais, por exemplo, é muito diverso do italiano padrão.

Provavelmente, quando você pensou em Suíça, te veio em mente loironas altonas e espetaculares… errado! Elas estão na Suécia! Por aqui a população é geralmente de estatura média e cabelos castanhos – mas não deixam de ser bonitas! Mas se você pensou em queijo, chocolate, vacas leiteiras, canivete e snow boarding, aí sim mandou bem! Aliás, no Brasil é normal e compreensível a confusão entre Suíça e Suécia.

Muita neve e gelo no Monte Cardada

Muita neve e gelo no Monte Cardada

Sabe aquele teu amigo que nunca se mete em brigas, não toma partido e fica na dele tomando uma cervejinha? A Suíça é assim, sempre que pode, um país neutro. Até por isto nunca foi invadida em nenhuma das duas Grandes Guerras. Tá bom, como se diz por aí, a Suíça ‘tira o dela da reta’!

Aeroportos de alto nível, estradas muito bem conservadas, transporte público pontual e de qualidade. Apesar de tudo, existem alguns problemas por causa dos Alpes, do terreno irregular e da neve. O túnel ‘San Gottardo‘, principal ligação entre a parte alemã e a italiana, é um bom exemplo. Com seus 17Km de extensão, muitas vezes fecha por causa de acidentes. Mas quando tudo é sob-controle, a famosa pontualidade suíça impera.

De bicicleta, barco, trem, carro, avião... A Suíça é sempre um ótimo destino para turistas do mundo todo

De bicicleta, barco, trem, carro, avião... A Suíça é sempre um ótimo destino para turistas do mundo todo

Para quem quiser conhecer mais alguns detalhes dos principais aspectos culturais da Suíça, no Wikipedia tem um texto bem legal que vale a pena conferir!

Bom, promessa é dívida e espero ter pagado pelo menos uma parte! É estranho morar aqui e não conhecer muito da Suíça, então volto em breve com mais informações e curiosidades!

Confira também (Rodando pela Suíça – parte 2) ou os links a seguir:

Leia também:
. Melhores picos para snow boarding e ski na Suíça
. Rodando pela Suíça – Glacier Express
. Rodando pelo Monte Tamaro – Suíça
. Vídeo do Monte Uetliberg/Zurique – Suíça
. Vídeo: Goldeneye Bungee Jumping
. Pra que freezer? (Monte Cardada – Suíça)
. Algumas “vantagens” de morar na Suíça
. Chato, de tão certinho…
. Rodando pela Europa – Dicas importantes (hospedagem + vôos + trens + carros)

Infos:
.vôos: swiss air | tap | tam | iberia | lufthansa | airfrance
.canivetes: http://www.swissarmy.com/
.trens: http://www.sbb.ch/en/
.backpackers: http://www.swissbackpackers.ch/
.meteo: http://www.meteoswiss.ch/
.webcams: http://www.swisswebcams.ch/english/
.chocolates: http://www.lindt.com/

Grande abraço e muita paz sempre! Participem!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.