Rodando pela Suíça – parte 2



Olá galera!

Depois da “rapidinha” :) , volto com a segunda parte da série Rodando pela Suíça (leia a parte 1). Aqui você encontrará muitos links interessantes, com muitas informações importantes, para quem quer saber um pouco mais desse frio e belo país.

Mas antes dos links gostaria de falar sobre alguns aspectos que me marcaram mais em quase 3 anos morando aqui:

1. O principal não poderia deixar de ser a segurança. Com uma política de suporte aos desempregados, famílias com baixa renda e famílias com filhos pequenos, a Suíça evita muitos problemas gerados pela desigualdade social. Apesar da crise ter deixado muitos desempregados, por um período (que chega até 2 anos) após a perda do emprego, a pessoa recebe de 70 a 80% do salário todos os meses. É uma política interessantes, mas que gera revolta nas pessoas que trabalham e pagam essa ‘conta’, uma vez que muita gente se aproveita disso para fazer a “bela vida”.

2. Outro aspecto interessante é a quantidade de línguas, que já expliquei melhor na parte 1. Mas o que isto muda no dia a dia é que o turista tem mais chances de conseguir se comunicar com os locais. Uma desvantagem grande que vejo é, por exemplo, nas estradas. Estamos em Ticino e todas as placas são em italiano, aí passando para a parte alemã não entendo mais nada. Estamos na Suíça, mas parece outro mundo. Uma vantagem também é que eles quase sempre  não falam perfeitamente todas as línguas, aceitando alguns erros normais de turistas que estão aprendo a falar a língua local.

3. Impossível não falar das chances de conseguir trabalho. Eu fiz faculdade no Brasil e, mesmo estando pouco tempo aqui, consegui um emprego na minha área (design gráfico). Mas infelizmente não é sempre assim. Com tantos italianos, alemães, franceses, portugueses, iugoslavos e outras pessoas da comunidade européia – e de fora dela, a oferta de mão-de-obra aqui acabou ficando ‘inchada’. Pela qualidade de vida, e a chance de fazer um ‘pé-de-meia’, são muitos os turistas que tentam a vida por aqui, mas cuidado com o trabalho ilegal! Eles controlam para valer! Se tiver ilegal, muita gente daqui denuncia e aí ‘bye bye Suíça’!

A Suíça no verão

A Suíça no verão...

4. Não posso negar que aqui existam muitas prostitutas brasileiras – e ganham bem. Muitos jogadores de futebol também vêm para tentar uma chance de entrar no forte mercado do futebol europeu, mas sem passaporte é complicado. Médicos, dentistas e outros profissionais diplomados acabam encontrando fortes barreiras para poder trabalhar na área aqui. Informe-se bem!

5. Como em todos os países onde é difícil conseguir um visto de trabalho, a melhor opção para muitos é casar. Pouco tempo depois de casar com um suíço ou uma suíça, você receberá a permissão para trabalhar. Membros da União Europeia também, mas aí não dizer exatamente como funciona. Depois de 5 anos morando aqui, casado, você pode dar entrada para pegar o passaporte suíço.

E falando em União Europeia, a Suíça é “ilhada” no meio dela, mas parece que não tão cedo entrará a fazer parte. Acho que eles consideram um risco muito grande para um país que já funciona bem.

Mesmo com algumas coisas negativas, o balanço positivo ganha disparado! Para os brasileiros existe a dificuldade de conviver com o clima frio e úmido. Muitos suíços também são realmente ‘frios’. Mas com um pouco de força de vontade – e sorte – tudo funciona!

O destaque da melhor cidade suíça não poderia deixar de ficar com Zurique:

“Com suas ruas largas e limpas e a reputação de ser o paraíso dos bancos privados, Zurique é facilmente encaixada no esteriótipo familiar suíço. Mas nos últimos dez anos a cidade vem passando por uma transformação liberal, e não demorará muito para revelar uma natureza surpreendentemente esquizofrênica. Grande o suficiente para assumir o seu lugar no cenário mundial, mas pequena para se caminhar tranquilamente por ela, a mais comercial das cidades suíças tem uma longa tradição de não-ortoxia artística, como convém à terra que sepultou Joyce e viu nascer o dadaísmo. Zurique é também extremamente ativa. Divididos pelo rio Limmat, vivendo às margens do lago Zurich e circundados pelos picos mais altos da Europa, seus habitantes têm um atraente estilo de vida, ao qual é muito fácil aderir”. (Fonte: Guia das Melhores Cidades da Europa – PubliFolha)

Os lugares suíços com destaque no livro “1.000 lugares para conhecer antes de morrer” (Patricia Schultz – Ed. Sextante):

Gstaad | Jungfraujoch | Mürren | St. Moritz e o Glacies Express | Davos – Klosters | Festival de Lucerna | Rheinhotel Fitscherzunft | As Esplêndidas Villas de Lugano | Verbier | Zermatt | Festival de Balão no Inverno Alpino | Festival de Jazz de Montreux | Dolder Grand Hotel e Kronenhalle

E a Suíça no inverno

...e a Suíça no inverno

Leia também:
. Rodando pela Suíça – parte 1
. Melhores picos para snow boarding e ski na Suíça
. Rodando pela Suíça – Glacier Express
. Rodando pelo Monte Tamaro – Suíça
. Vídeo do Monte Uetliberg/Zurique – Suíça
. Vídeo: Goldeneye Bungee Jumping
. Pra que freezer? (Monte Cardada – Suíça)
. Algumas “vantagens” de morar na Suíça
. Chato, de tão certinho…
. Rodando pela Europa – Dicas importantes (hospedagem + vôos + trens + carros)

Blogs de brasileiros na Suíça:
.The pages of my new life…
.Alexander Athoele, Berna
.Ana L’étrangère, Nyon
.Carol e Ênio Brancas Nuvens – Pelo Mundo
.Vanescka Minhas experiências de vida no exterior, Genebra
.A minha experiência na Suíça .:CERN:.
.Bumba na Suíça

Posts sobre a Suíça nos blogs parceiros:
Turomaquia:
.Genebra: uma passeio pela cidade de Calvino
.De Milão à Ginebra no Mochilão Europa

A Janela Laranja:
.Monte Titlis | Rigi | Lucerna – Conheça a Chapel Brigde | Lucerna
.Arquivo de Viagens

Outros sites interessantes:
.swissinfo – portal suíço de informações
.BASELWORLD – Informações sobre a Suíça
.Fórum Brasil Suíça
.Suíça – Wikitravel
.Mapas da Suíça
.Converter Moeda, Suíça

Curiosidades:
.Como entender o “be-a-ba” dos vistos na Suíça
.A Suíça diz não aos “minaretes”
.Tipografia – A Escola Suíça (1950-1980)
.Suíça condena brasileira que forjou ataque neonazista

Bom, acho que material para dar uma pesquisada não vai faltar!

Caso encontre mais coisas interessantes, volto para compartilhar com vocês! Participe!

Grande abraço e muita paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Excelente post!
    Esse problema da língua é realmente chato! Quer dizer, acho super legal esse plurilinguismo do país, mas na real quando você chega numa cidade, muitos habitantes só sabem falar a língua local mesmo (apesar de as outras duas serem ensinadas na escola). Mas o legal é que na rua você ouve uma infinidade de línguas!

  • morgana

    olá Michel Zylberberg,

    sou brasileira e meu marido também , porém ele tem a nacionalidade suíça, pois o pai dele é suíço.

    no próximo ano estamos pensando em nos mudar para a suíça pois surgiu uma possibilidade de emprego para ele e no meu caso, como sou dentista aqui, tentaria validar meu diploma.

    Gostaria de saber se você tem alguma informação sobre isso ou se conhece alguém que ja conseguiu validar e trabalhar na profissão.

    Agradeço desde ja a atenção,

    Morgana

  • Janaina

    Ola Michel Zylberberg,

    Vou de ferias para zurique e gostaria muito de ir de carro para França, poderia me dizer se dá para ir para Paris tambem ou fica muito distante.

    Obrigada pela ajuda

    Janaina

    • Oi Janaina, tudo bem?
      Depende de quanto tempo você tem para viajar. É uma viagem bem longa sim, se tudo correr bem dá pra fazer em umas 6:30 / 7 horas. Talvez seja melhor ver um voo, de Zurique pra lá devem ter muitas opções.
      Um abraço, Michel

  • Natasha

    Ola!
    Adorei as informacoes!!!
    Estou em Locarno e cada vez mais me apaixono pelo lugar e queria muito ficaaarrr!!!!! Mas eh como vc falou, muito dificil para equivalencia de diplomas etc… Para nos, dentistas, eh bem fechado…
    Ainda to tentando antes de voltar p Brasil..
    Alguma sugestao de diversao noturna por aqui??
    Em Locarno mesmo nao achei nada…

    Abrco!!!

    • Oi. Como vai? Estou fazendo uma pesquisa sobre dentistas brasileiros na Europa. Podemos nos corresponder? Sds

  • Michel,
    vc sabe me dizer se é possível visitar a Sede da FIFA em Zurique?
    Estou indo pra lá em outubro, e meu pai e meu irmão gostaram da idéia, porém nao achei nada no site sobre visitas.
    Mas li em um blog q dá pra percorrer as areas externas, sabe de algo?

    • Olá Bruna, tudo bem?

      É possível visitar, ainda não fui, mas conheço um amigo que foi e entrou no hall onde pode ver algumas fotos, tem um balcão que vende cartão de juiz, camisetas, etc..

      Se precisar de mais alguma coisa me avise que tento me informar, ok?

      Abraço e paz, Michel

  • Rita

    Olá Michael, já não falamos há algum tempo, sou a Rituxa portuguesa que vinha viver para Locarno … já cá estou. Isto é realmente lindo, cheguei no dia 6 de Setembro, portanto ainda ando por aqui meio perdida, looooolll
    Será que me podes informar como funciona aqui a Cablecom? Gostava de ter internet e telefone, mas no site deles é mt complicado perceber como se faz a inscrição, alguma dica???

    Beijinhos e Obrigado
    Rita

    • Oi Rita, legal saber que você já está por aqui! O clima não está ajudando muito nesses dias, mas quase sempre aqui tem muito sol e é muito bonito!

      Eu tenho cablecom, você tem que ligar pra eles e eles informam tudo. Mas dizem que a Swisscom é muito melhor e mais barata também. Dê uma olhada nas diferenças.

      Se precisar me escreva!
      Abraços e paz,
      Michel

  • Rituxa

    Olá Michel, aqui estou eu novamente.
    Obrigado pela rápida resposta.
    Das milhares de dúvidas que me surgem, uma delas é se em Locarno, será fácil exercer a minha formação que é Vitrinista (decoradora de espaços comerciais, montras, stands, etc.), embora não o esteja agora a exercer, gostava mt de o fazer aí.
    Outra dúvida é a praia, como são aí as praias fluviais??? Areia nada não é? :(
    Para já é só, muitas beijokas e uma boa semana.
    Rita

    • Oi Rita, tudo bem?
      Se você tem passaporte europeu a chance de trabalhar é maior! Não sei como é o mercado aqui para vitrinistras, mas é uma zona muito comercial e acho que um trabalho ou outro você pode achar!
      Eu sou designer gráfico/web e agora estou tentando trabalhar como independente.
      Quanto ao rio aqui, existem partes de areia sim, onde o pessoal vai fazer um banho no verão! Existem também os clubes com um gramado grande e piscina também. Quando a isso não penso que será um problema!
      Bjo e boa semana por aí também!
      Michel

  • Rituxa

    Olá Michel,
    Sou Portuguesa, casada e em breve irei viver para Locarno com o meu marido e pequenita. Ando em pesquisas de tudo o que involva Suiça, Locarno e adorei o seu Blog, será muito útil de futuro, voltarei sempre para tirar as minhas dúvidas. Finalmente alguém de Locarno :o)
    Beijinhos e até breve.

    • Oi Rituxa, tudo bem?
      Locarno é um lugar muito tranquilo e a comunidade portuguesa aqui é muito grande! Ontem mesmo estava reunido com eles para uma cerveja enquanto víamos um jogo de futebol.
      Qualquer dúvida é só perguntar, espero poder ajudar e desejo muita sorte com a mudança!
      Fico feliz que tenha gostado do blog!
      Beijo e boa semana!
      Michel

  • Jean Carlo

    Fala Michel, tranquilo?

    Primeiro quero agradecer por esse trabalho show que você anda fazendo e como eu um dia desses comentei contigo por e-mail, achei seu blog sem querer, mas visito sempre, apesar de ser o meu primeiro comentário (rs) e pode ter certeza que não será o ultimo.
    Parabéns novamente pela experiência que está nos passando com o seu blog. E você pode não acreditar, mas navegando nele acabei achando o que faltava em mim mesmo para que eu pudesse fazer o que sempre tive vontade de fazer, “Inspiração, determinação e coragem”. Onde estou largando tudo aqui no Brasil para colocar uma mochila nas costas para viver uma experiência na Austrália.
    Bom, estou fechando com a mesma agência que você indicou (www.informationplanet.com.br), eu gostaria de saber se Manly é um lugar bom para ficar? Ou você sugere outro lugar?
    Um forte abraço e se cuida.
    Jean Carlo

  • rosani

    Ai Michel adorei o video do cairo,e nossa dimaisssssssssss,bjsssssssaté mais……….

    • Oi Rosani!
      Curti muito fazer o video do Cairo, é um lugar fantastico!
      Sexta estaremos partindo para mais uma grande viagem! uhuuuuu
      Valeu pelos comentarios, bjo e paz!!
      Michel

  • Caramba Lemão, esses seus posts me deixam com “água na boca” de pegar a estrada! ahahahahahah, dá vontade de pegar a “esposa” e fugir praí! ahahah,… pelo pouco que vi na Wikipedia, sua cidade (Locarno) também parece ser bonita demais! Boa sorte por aí! Aproveite por mim! ahahaha, um abração!

    • Ae figura, blz??? Se quiser trazer a patroa pra ca, nem que seja pra um fim de semana romantico pelos alpes suiços, é so avisar!! hueuhehuhue
      Locarno é bem legal mesmo, a regiao é mto bonita e nao chega tanto o frio do norte da europa porque estamos protegidos pelos alpes..
      Valeu por passar por aqui de novo e qualquer coisa tamos aeee
      Abracao, mta paz e mto design!!
      Valeu, Michel

      • Eduardo

        Valeu Lemão! Quem me dera; preciso caprichar bem nas economias pra dar uma volta dessa, mas vontade não falta! Estou sempre por aqui, pelo menos umas 3 vezes por semana dou uma passada! Vou ver se começo a comentar mais! Um abração!

        • Legal saber cara, pena que nao tenho tido mto tempo pra atualizar!! mas jaja passou com mais novidades.. nao vejo a hora de entrar de ferias!!! huehuehuhuhe
          Abracao maluco, paz

  • Ei Michel!

    Bacana sua série sobre a Suíça! Vai ser muito útil para quem está pensando em ir pra lá!

    Abs

    • Valeu Carolz!! Espero ter ajudado.. mas alem de ajudar a galera, me ajudou tambem a conhecer mais um pouco da regiao onde vivo.. sempre que der vou passando com mais dicas..
      Abs e paz, Michel

  • Por aqui (Espanha) também estar ilegal cada vez está mais complicado, e eu acho uma vida muito estressante para nem ganhar tanto assim, ou bem pouco em alguns casos.

    Valeu pelos links! E parabéns por esta visão bem objetiva da realidade suiça.
    Beijos
    .-= Patricia – Turomaquia recentemente blog’ou: Dicas para visitar o Bairro de Belém – Lisboa =-.

    • Oi Paty!! Valeu pela força, realmente estao controlando sempre mais por ai e tem que tomar cuidado para nao se dar mal.. mas com força de vontade para correr atras de trabalho, da para conseguir algo legal em todos lugares!! somos a prova que os brasileiros podem conseguir seu espaço no exterior :)
      Bjos e paz! Michel

  • Passando, espiando e amando, claro. Abração Michel!

    • passando, lendo e agradecendo, claro. :D
      abraço, boa semana!! michel

  • Thiago Victor

    Fala malucaooo, tranquilo brother.Correria total aqui, semana passada descobrimos que vai ser menino e atleticanoo, galooooooo.Confesso que não conhecia muito sobre a suiça,so sabia o que o pum da vacas suiças podia fazer e o do chocolate, sinistro.Mas tenho outra visão agora muito boa.Ouvindo uma musica do engenheiros,E-stória e pensei sobre tecnologia,viagens,mto boa.Fica na paz e abraços pra vcs, fuiiiiiiii
    http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/208595/

    • aeee doidaummmmm
      sempre bom ver vc dando um pulo por aqui!! parabens ae de novo, pena que vai ser torcedor do galo.. mas ainda tenho esperanças q vire flamenguista, afinal é a maior torcida em Minas!! huauhahuuaha
      diz ae, oq o pum das vacas suiças pode fazer?? huahuahuhua
      vou la conferir a musica que vc falou!! engenheiros foi o primeiro disco q ganhei na vida, ainda era aquele de vinilzao.. maravilha!!
      aabracao maluco, paz

  • Bia

    Michel, muito legal saber algumas coisas que não tinha idéia da Suiça! E olha a língua (na minha opinião), para quem mora na parte alemã tb pode ser tão difícil quanto o frio!

    bjs
    .-= Bia recentemente blog’ou: Será que dá certo? (resposta) =-.

    • Oi Bia, tudo bem??
      Realmente o alemao – suico alemao – é algo quase impossivel de aprender.. huehuehuehu pelo menos para mim!! Ate hj aprendi so algumas poucas palavras.. mas pelo menos com o frio da para acostumar, com as roupas certas e mto creme hidratante :D
      Bjos e paz, Michel