Cuide bem dos teus dentes



Gostaria de agradecer MUITO pela força que todos têm dado depois da perda do meu querido amigo. Não sabia se faria bem de “desabafar” aqui no blog, mas querendo ou não me sinto em casa e a energia positiva de vocês me inspira bastante e me dá forças para seguir em frente!

Como estamos nos preparativos para as Maldivas e tenho trabalho muito, falta um pouco de tempo para o blog. Mas entre as minhas inúmeras tentativas frustradas de escrever um livro, tenho alguns textos guardados e de vez em quando vou compartilhando com vocês.

Esse texto não fala de viagem, mas acaba sendo algo para pensar. Leve, divertido e despretensioso, como o momento exige.

CUIDE BEM DOS TEUS DENTES

Geralmente, quando éramos crianças, nem ligávamos para os dentes de leite. Caía um, outro, mas sabíamos que cresceriam outros maiores e mais fortes.

bangueloMuita gente não cuida dos dentes. Eu cuido, mas demorei para aprender. Não foi por falta de esporro dos meus pais, foi relaxo mesmo. Eu fingia que lavava, nunca passava o fio, ia dormir muitas vezes sem escovar os dentes. Geralmente depois de comer algum doce ou de tomar umas cervejas.

Meus dentes estragaram na mesma intensidade que eu vivi a minha adolescência. Talvez eu pensasse que nunca se estragariam, talvez ignorasse o futuro e a possível dor que poderia me causar. E causou. Canal, infiltração e bam! Lá se vai um dente. Canal, infiltração e lá se vai outro. Minha média é boa, 30 anos, 2 implantes e outros tantos dentes salvos por milagre.

A vida é assim. Se não cuidarmos, ela vai se quebrando aos poucos. Uma dieta errada, alguns cigarros a mais, muito álcool, nada de esportes. Um suicídio quase sempre lento e inconsciente.

Eu estraguei muito meus dentes, mas ainda restaram tantos. E, mesmo que não estejam perfeitos, eu posso usá-los normalmente. Agora faço de tudo para que não estraguem mais.

Infelizmente demorei para perceber que os meus dentes não voltariam a ser perfeitos. Cuide bem dos teus dentes, porque assim como a vida, geralmente temos uma chance de consertarmos um erro. Depois, nem com dentadura.

Grande abraço e muita paz! Bom fim de semana para todos!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Obs: Foto que roda na internet, mas não achei créditos.

Curta e siga:
Avatar

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.