Rodando pela Toscana – Itália



rodandopelomundo_toscana2010
Partimos da Suíça depois do almoço e chegamos em Forti dei Marmi no fim da tarde, bem em tempo de curtir um pôr-do-sol irado na beira do mar! Viagem tranquila, com alguns engarrafamentos e muitas obras pelas estradas, mas fluiu legal.

rodandopelomundo_toscana01

Em Massa achamos o único hotelzinho da região que ainda estava aberto, uma vez que passada a alta temporada do verão europeu os turistas desaparecem. Ainda sim pagamos 80 euros (casal) com café da manhã incluído. Os poucos turistas que giram geralmente são alemães, suíços e franceses e a temperatura gira em torno dos 28 graus, nada mau.

Jantarzinho legal no único restaurante aberto na beira da praia de Massa (até tinha outro, mas era muito caro!) e depois descanso, pois a viagem foi cansativa.

Café reforçado na pança e pé na estrada! Seguimos em direção a Castiglione della Pescáia, cidadezinha de praia aconchegante e muito bem conservada. No bar que almoçamos estava o piloto Alex Zanardi (que perdeu as duas pernas em um grave acidente de F1), mas ainda nada de encontrar o Totó por aqui!

rodandopelomundo_toscana02
Giro rápido pela cidade e seguimos para Gavorrano, mas não tendo nada de muito interessante, decidimos procurar uma pousada (agroturismo) com uma piscininha para curtimos o resto do sol da tarde e relaxarmos. Achamos o Arnaio, em Giuncarico, simples mas muito limpo e arrumado. Dessa vez foram 70 euros pela noite.

rodandopelomundo_toscana03
Um detalhe é que não temos GPS, então é uma bagunça de estradinhas sem indicação e mapas incompletos. Mas vale sempre pela aventura! As estradas são boas, quase sem buracos. Mas italiano dirigindo é sempre um fator de risco!

rodandopelomundo_toscana04
Mais um café da manhã reforçado e de novo caímos na estrada, dessa vez em direção a Montalcino (estou colocando os nomes dos lugares como os originais em italiano).

Alguns quilômetros de estrada errada e infinitos giros pelo centro velho da cidade até encontrarmos estacionamento, finalmente conseguimos dar uma volta pela bela cidadezinha de Montalcino, com uma vista panorâmica privilegiada e bons queijos e vinhos locais.

rodandopelomundo_toscana05

A ida até Siena foi mais tranquila, mas minha esposa teve que ir sozinha visitar o centro histórico enquanto eu esperava no carro – mais uma vez, mesmo não sendo alta temporada, a cidade estava lotada de turistas e não tinha estacionamento. Odeio dirigir dentro de grandes centros e os italianos não estão entre os melhores e mais educados motoristas do mundo.

A nossa próxima parada foi mais uma bela surpresa, a cidadezinha histórica de San Gimignano, um lugar lotado de turistas do mundo todo – e também muitos brasileiros. Dessa vez tivemos sorte com estacionamento e conseguimos curtir bastante e centro turístico, cheio de história, arquitetura e comércio. Seguimos viagem! Aliás, não foi bem assim…

rodandopelomundo_toscana06
O plano original era de irmos até Lucca, conhecer a cidade, ir de trem sábado de manhã até Pisa e depois voltar pra casa. Na vida real acabou sendo um pouco diverso: nos perdemos várias vezes e chegamos muito tarde em Lucca, na hora do rush e chovendo, um inferno. Primeiro hotel, lotado! Segundo, muito caro! Terceiro, lotado… E tome chuva e tráfico! Resultado? Adeus Lucca, adeus Pisa, adeus Itália!

Três dias e cerca 1.500km depois, voltamos para casa. Rodamos alguns lugares muito legais da Toscana, mas voltar antes acabou sendo uma boa desculpa para voltarmos em um futuro próximo!

A pergunta ainda paira no ar… E o Totó? ENCONTRAMOS!!! Bom, pelo menos é quase peludo como ele:

rodandopelomundo_toscana07

Assista abaixo um videozinho com algumas imagens da viagem:

[youtube width=”450" height=”278"]http://www.youtube.com/watch?v=OPgsQUd27ow[/yo[/youtube]

Confira muitas outras fotos da viagem abaixo ou na nossa página no Picasa:

Confira também:
. Dicas para quem vai rodar pela Itália
. Rodando pelas Cavernas de Castellana e Zinzulusa – Itália
. Rodando pelas praias do sul da Itália
. Bossa Nova italiana
. Dicas rápidas de Milão – Itália
. Duas semanas de praia e muito sol na Itália
. Novo vídeo em Ravenna – Itália (praia!!!)
. Rodando pela Europa – Dicas importantes (hospedagem + vôos + trens + carros)

Grande abraço e muita paz,

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.