Férias! Mas e agora, pra onde ir?



Hoje me sinto leve, tranquilo, feliz… será que é porque acabei de sair do trabalho e só volto pro batente daqui 10 dias? É ela mesmo, a tal que você deve aproveitar ao máximo cada segundo porque passa voando… FÉRIAS!!!

Nós, humildes trabalhadores, temos em média 4 semanas de férias por ano. É, são 48 semanas de trabalho duro e apenas 4 para viajar. E a pergunta é sempre a mesma: pra onde ir?

Quem – como eu – mora no exterior acaba tirando pelo menos duas semanas para visitar a família, o que corta pela metade o tempo de férias. Nada contra visitar a família e amigos, claro que é algo fundamental na vida e faço questão de ir sempre que posso!

Se escolher a Suíça, não deixe de me avisar pra tomarmos uma cervejinha na beira do lago!

Conheço muita gente que tem medo de voar, não entra em um avião nem amarrado e com sedativo, então pra esses o jeito é encher o porta-malas ou pegar um ônibus e ir para alguma cidade nas redondezas.

No Brasil eu morava no sul de Minas, só pra chegar no litoral gastava pelo menos 300km (de serra e estradas ruins) e a coisa mais louca é que com pouco mais de 300km atravesso a Suíça INTEIRA!

Ir de Minas para o Rio é como ir da Itália ou da França até a Alemanha ou Áustria de carro, atravessando a terra do chocolate! Bom, existem os Alpes para atrapalhar, mas o que não falta por aqui são túneis. Eu mesmo, todo santo dia, faço 14km (7 de manhã e 7 a tarde) dentro de um túnel!

Bom, deixando de lado os buracos no queijo suíço e voltando a falar do nosso Brasil, dependerá muito de onde você mora. O nordeste é muito legal para viajar, já fui de carro de Fortaleza até Ilhéus parando várias vezes, com direito à Morro de São Paulo e o carnaval de Salvador como pit stops de luxo.

Mas para aproveitar realmente você teria que ter bastante tempo à disposição. O avião pode ser uma ótima pedida. E para quem tem um dinheiro economizado, Fernando de Noronha é sempre uma ótima pedida! Sem falar de Jericoacoara, Porto Seguro, Pipa, Porto de Galinhas e uma infinidade de belos destinos do baião de dois ao acarajé!


Foto vencedora do primeiro concurso fotográfico, mostrando o paraíso do Salar de Uyuni!

Quer curtir lindas fotos e ainda poder “viajar” por vários destinos? Então confira o álbum da foto do dia no nosso Facebook! O que não faltam são ótimos blogs de viagem, confira muitos deles nos nossos links e também na super coletânea #viagemtwitter! Ou ainda nesse post muito legal do blog Dondeando por aí: Blogs de Viagem – leitura obrigatória pré-viagem!

Infelizmente ainda não conheço o Pantanal, a Chapada e a Amazônia. Nem Foz do Iguaçu. Simplesmente não tive chance de ir enquanto morava no Brasil e agora fica mais difícil. Mas conheço muita gente que foi e gostou muito, tipo a turma do Trilhas e Aventuras, que viajou por lá e divulga vários roteiros e informações!

Los Hermanos também são sempre um ótimo destino, mas todos estamos cansados de saber os melhores destinos do outro lado da América do Sul! Ainda não conheço, mas pelos concursos fotográficos que promovi, pude ver que o Salar de Uyuni na Bolívia é um lugar incrível! O Mathias, amigo do blog Esqueci meu Endereço indica a Costa Rica como um belo destino! Quem quiser conhecer um pouco mais da América do Sul, também recomendo o blog Diário de Mochileiro!

Foto de Júnior Gomes, do blog Diário de Mochileiro, tirada em Lima – Peru

O sul do Brasil também é sempre uma ótima pedida, mas não agora no inverno – pra quem não é chegado em bater queixo! Conheço Santa Maria, Curitiba e Floripa. Dizem que Porto Alegre também é muito legal!

Conheço muito bem quase todo o sudeste do Brasil, já rodei bastante por lá e existem destinos para todos os gostos e estilos! Cultura de Minas, agito e turismo do Rio, a imponência de Sampa. O litoral também é muito variado e tem destinos para aventureiros e para elitistas. Basta procurar a “tua praia”, mas recomendo evitar feriados prolongados.

Pra quem é chegado numas compras e tem paciência para encarar a burocracia e a paranóias dos americanos, Miami é o paraíso. Para viajar? Califórnia! Para pirar e casar com alguém desconhecido? Viva Las Vegas! Intercâmbio por lá e no Canadá também são uma ótima opção. Nem preciso falar de Austrália e Nova Zelândia, né? Apesar de que a Ásia está sempre em alta, mas aí ir para o outro lado do mundo e conhecer como se deve exige muito mais do que algumas semanas!

Minha esposa é agente de viagem, então nunca tivemos problemas para encontrar um destino ideal! A Europa também é um lugar com muitos contrastes e o verão aqui é ideal para mochilar ou conhecer novos destinos! Uma coisa muito importante é que quando é inverno no Brasil, é verão aqui na Europa! Então é uma ótima pedida para quem quer fugir do frio e curtir o breve verão no velho continente!

Alguém aí deve estar se perguntando: e qual será a próxima viagem do Michel? Bom… ham… veja bem… então… eu não tenho a mínima idéia! Em junho estive por uma semana no Brasil e acredito que vai ser a primeira e última viagem do ano! Muita gente ainda não sabe, mas estou para embarcar em uma aventura incrível! Serei papai de primeiríssima viagem, então o resto das férias será para me dedicar à minha família e minha primeira filha!

Dizem que muitos blogs de viagem acabam quando o(s) autor(es) deixam de viajar, mas – para os raros leitores que chegaram até o fim do texto – podem ficar tranquilos que o Rodando vai ficar por aqui. Talvez meio carente e abandonado, mas acho que os mais de 340 posts escritos até hoje tenham algum conteúdo válido! :)

Agora o nome do blog terá que mudar: Rodando Pelo Mundo… das fraudas! Mas é uma experiência incrível e dessa vez vou precisar ler todos os guias possíveis e imagináveis! E dos conselhos de vocês, claro! :D

Participe, conte pra gente onde você vai nas próximas férias e também onde gostaria de ir! Talvez você também possa inspirar outras pessoas! VIAJE!

Grande abraço e muita paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.