Nunca é tarde pra sonhar… e viajar!



Ser blogueiro é compartilhar um pedacinho da própria vida, mas também participar da vida de quem lê, comenta e acompanha. E foi o contato de uma senhora muito simpática que me marcou, e emocionou também alguns amigos blogueiros com os quais compartilhei a mensagem.

“Estou fazendo 40 anos de casada nesse ano e estamos sonhando em viajar para a Suíça, começamos a ver agências, e é muito caro! Não podemos dispor de tanto. Então estou a fim de cometer uma loucura! Ir sem agência, uma nora já esta ajudando, inclusive foi ela que encaminhou o endereço do blog, ela te segue no Twitter.”

É muito legal perceber que o perfil da terceira idade no Brasil está mudando, estão mais ligados no mundo, cada vez mais percebendo que existe uma infinidade de coisas a serem feitas e milhares de lugares a serem conhecidos. Aqui na Europa é muito comum ver esses “garotões” rodando por vários países em motorhome, carro ou até mesmo de moto.

“Meu marido já tem mais de sessenta e eu quase, mas temos uma ótima saúde. Começamos a estudar inglês mas não esta nada fácil, não estudamos tanto quanto deveríamos, sabe como é… ainda trabalhamos, ele em escritório de contabilidade, e eu no fórum de justiça. A noite estamos sempre cansados, estou te falando isso pois pretendo com um nível bem baixo de inglês ir por conta para a Suíça.”

Um dos dilemas mais importantes sobre a educação no Brasil é o fato de não investirmos como deveríamos no aprendizado de uma segunda ou terça línguas, mas com Olimpíadas e Copa do Mundo com certeza muita coisa irá mudar. Lembro que fiquei impressionado ao chegar em Cuba e ver os locais – que nunca tinham deixado a ilha – falando várias línguas fluentemente. Aqui na Suíça também é super normal falar vários idiomas. É um problema não conseguir se comunicar, mas também não pode ser um motivo para impedir que um sonho se realize. Já uma boa saúde sim, é sempre fundamental!

“Estive pensando, hotéis e tudo por internet, compra de passes de trem também. Quero de qualquer jeito fazer o passeio com o Glacier Express, levando um dicionário, algumas frases prontas sobre para onde desejo ir… será que será muito complicado? Caso perca algum trem etc. não vou ficar nem um pouco preocupada, estar na Suíça, andar de trem por qualquer lugar já me deixará feliz. Você acha loucura?”

Sou um cara apaixonado pela loucura, pois geralmente leva às melhores experiências que temos na vida! Ir de encontro ao imprevisto, aquela insegurança inicial que depois se transforma em prazer. Hoje com internet tudo se tornou viável e acessível. E esse espírito de aproveitar a todo custo sem ficar com paranóias sobre a perda de trens é algo inspirador! Sim, acho loucura, mas uma loucura que todos deveriam experimentar!

“Há poucos dias fui para o Rio, muito legal! Mas a Europa é fantástica! Ainda sonho em ir para a Noruega, Finlândia, daí sim vamos precisar ir coma agência, e os preços são salgados!”

Temos um país gigantesco com infinitas belezas e o meu Rio é mesmo um paraíso sem igual! Mas a Europa é um continente de muitos contrastes, especialmente lugares charmosos – e friiios – como a Suíça e os outros citados pela nossa protagonista do post.

“Sabe Michel, fico aqui navegando na Net em blogs de viagem e caem lágrimas, queria ter vinte anos a menos e a visão que tivestes de conhecer um pouco desse mundo lindooooooooooo. Quantas belezas!”

Quem ainda não tinha se emocionado com o texto, sei que é impossível ficar imparcial com a frase acima! Mas acredito que todos têm seu tempo, se ainda não aconteceu é porque não era hora. Tive a chance de viajar muito, mas também soube a hora de tirar umas férias da vida de viajante pra me dedicar à minha família. Esse casal mágico, com toda experiência de mais de meio século de vida, saberá das o devido valor aos momentos e a cada pequena coisa. O prazer será, sem dúvida alguma, infinitamente maior!

“Um abençoado ano, que realizes e conquistes pelo menos uma parte dos teus sonhos, muita saúde, paz, e amor que é o sentimento que mais nos torna feliz!”

O que acrescentar depois de uma frase assim? Sem dúvida é um dos grandes motivos que me levam a continuar o trabalho aqui no blog. Obrigado por tanta sinceridade e por compartilhar teus sonhos! E, se me permite, faço dos teus votos o meu desejo para todos que passam por aqui!

E você, qual o teu destino dos sonhos? Qual lugar que te faz emocionar só de pensar em ir? Existe algum assim pelo qual você já passou? Conta pra gente, deixe um comentário!

Aproveito o post para divulgar os cartões postais que recebi no amigo oculto dos blogueiros de viagem, batizado de #Viajantesecreto:

O cartão de Londres foi enviado pelo casal de amigos secretos Natalie e Fred, do super blog Sundaycooks  / @penelophy. Se você ainda não conhece, lá poderá encontrar muita coisa interessante sobre viagem, tecnologia, economia e – claro – muita comida boa! Eles não moram em Londres, mas é um dos lugares favoritos deles, já que não existia postal da internacional Valinhos, no interior de São Paulo.

O outro cartão chegou de surpresa, enviado pelo Jodrian Freitas, que foi o principal organizador da brincadeira! Ele é de Natal, mas mandou esse postal super original com pinturas rupestres do Sítio Arqueológico Lajedo Soledade, em Apodi-RN. Se você curte Turismo de Aventura, não deixe de acompanhar o AventuraMango / @aventuramango.

Abraço e muita paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:
Avatar

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.