Rodando por Roma | Parque dos Aquedutos



Se “todos os caminhos levam a Roma“, uma vez por lá,  geralmente levam também aos destinos mais clássicos: Coliseu, Fontana di Trevi, Vaticano, Panteão, Fórum Romano, Arco di Costantino, Piazza di Spagna etc. Mas pensar em Roma como a cidade do Coliseu é como pensar no Rio como a cidade do Cristo, só que a “Cidade Eterna”, assim como a nossa Cidade Maravilhosa, reserva infinitas atrações para os milhões de turistas que passam por lá todos os anos. E esse post é sobre uma delas – o Parco degli Acquedotti (Parque dos Aquedutos), um lugar de uma beleza incrível onde passam e se cruzam muitos aquedutos romanos.

A nossa ilustre amiga Wikipédia nos ajuda a “colar” na prova de história: “Aqueduto é um canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, e construído com a finalidade de conduzir a água. (…) Foi com a civilização romana que os aquedutos tiveram um desenvolvimento extraordinário. A cidade de Roma, no século I era abastecida por onze aquedutos, o maior deles com 90Km de extensão.”

O parque é uma área verde muito vasta e bem cuidada, que vira ponto de encontro de italianos e turistas, até porque a entrada é gratuita. Existem muitas pessoas que vão correr, andar de bicicleta, jogar futebol, namorar ou curtir um piquenique com a família em meio às ruínas dos belos aquedutos romanos. É um lugar ideal também para as crianças, com um parquinho de diversão e pista de patinagem.

Existem também algumas ações e atrações na área de entrada do parque, e na nossa visita conferimos e apoiamos o trabalho de uma associação italiana chamada Emergency, que oferece cura médico-cirúrgica gratuita às vítimas de guerras, minas explosivas e também pessoas sem recursos financeiros. É um trabalho bem legal que já curou quase 5 milhões de pessoas em 16 países.

Se você for passear por Roma, seja buscando os destinos mais clássicos ou essa nossa dica, uma das melhores opções para hospedagem são os hostels, onde você paga pouco, curte o verdadeiro espírito italiano e compartilha belos momentos com pessoas do mundo todo. A nossa dica da vez é o portal de reservas HostelBookers, passe por lá antes da tua viagem e confira as muitas promoções e ofertas.

O Parco degli Acquedotti faz parte do Parco Regionale dell’Appia Antica e, para visitá-lo, as estações mais vizinhas são Cinecittà, Subaugusta, Giulio Agricola e Lucio Sestio. Para outras informações: www.parcoacquedotti.it (site oficial, em italiano) e www.parcoappiaantica.it (inglês e italiano).

OBS.: Este é um post patrocinado, mas com conteúdo e fotos produzidos inteiramente pelo blog rodandopelomundo.com

Um abraço e muita paz,

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Ahhhh que surpresa! O rapaz que está fazendo bolhas de sabão foi o animador da festinha de aniversário de um dos amiguinhos da minha filha. Ele é nota 10 em animação com crianças. Que mundo pequeno!

    • Que legal Luciana, ele era mesmo muito legal com as crianças nesse evento!
      Acho uma atividade muito nobre e nem todos poderiam fazer.
      Os nossos pequenos precisam muito de brincadeiras “reais” nesse mundo sempre mais virtual!
      Se tiver o contato dele posso mandar as fotos :)
      Saluti, Michel

  • Oi Michel, Paulo me falou do seu blog e passei por aqui para devorá-lo…risos. Gostei muito! Complimenti! Essa dica de Roma foi ótima!

    • Oi Michele, tudo bem? Bom demais ver você aqui devorando meu humilde blog, também já fui conferir o teu e curti muito!

      Qto ao post, acho legal dar dicas de lugares não tão conhecidos que podem render bons passeios.

      Vai ser uma honra poder acompanhar o Paulo em uma parte dessa viagem alucinante!

      Cari saluti e tante belle cose! :D Michel

  • Ainda nem li, mas já adorei o post! Assumidamente fã de Roma. É simplesmente lindo!
    Para começar. excelentes fotografias! Nem consigo descrever a minha expressão quando vi que o post era sobre Roma.
    Um dia, se Deus me permitir viajarei o mundo: uma das primeiras paradas será este país maravilhoso, a Itália.
    Cena de filme, né?
    Só uma perguntinha, como é o clima de Roma?

    Como sempre, excelente post! Sucesso!

    • O clima em Roma geralmente é muito bom, mais parecido com o clima africano do que com o europeu! Mas no inverno chega a fazer frio e ano passado até nevou, mas é raridade! Na maior parte do ano faz muito calor. Obrigado pela mensagem! Abs

  • DBT

    Roma é simplesmente…Fascinante! Eu já estive em Roma e tb já visitei o Parque dos Aquedutos durante o meu programa de intercâmbio em que eu fiz um curso de italiano intensivo em Roma pela escola de idiomas. Esta viagem que eu fiz deixou muitas saudades e me divertir bastante além de ter melhorado o italiano que eu já falava. Recomendo tb uma visita ao Parque dos Aquedutos pois vale a pena!
    Bjão

    • Obrigado pelo comentário, é um lugar realmente mágico! Abraço e paz! Michel

  • Adoro essas dicas de atrações gratuitas em cidades que são bastante conhecidas por seus pontos turísticos. É a chance de se divertir sem gastar tanto.

    Show de bola!!!

    Valeu Michel

    • Fala Guilherme, beleza? Realmente esse é um conceito que gosto muito! Além de fugir das rotas do turismo de massa. Valeu irmão, abração!

  • Muito interessante a dica! Estou indo para Roma no mês que vem e ainda não tinha “descoberto” estes aquedutos nas minhas pesquisas!

    • Oi Luciana, resolvi postar exatamente pelo fato que também não tinha encontrado nada do parque na net, inclusive até pros italianos é um lugar meio desconhecido. Não sei como será no outono por lá, mas tira belas fotos e manda pra gente! :D Buon viaggio!

  • Post na horinha… fechando roteirinho por Roma! Abraços,
    Paula

    • Oi Paula, tudo bem? Espero que aproveite a dica, pelo menos um pulo por lá já vale a pena! Abraço!