Rodando por Roma | Parque dos Aquedutos



Se “todos os caminhos levam a Roma“, uma vez por lá,  geralmente levam também aos destinos mais clássicos: Coliseu, Fontana di Trevi, Vaticano, Panteão, Fórum Romano, Arco di Costantino, Piazza di Spagna etc. Mas pensar em Roma como a cidade do Coliseu é como pensar no Rio como a cidade do Cristo, só que a “Cidade Eterna”, assim como a nossa Cidade Maravilhosa, reserva infinitas atrações para os milhões de turistas que passam por lá todos os anos. E esse post é sobre uma delas – o Parco degli Acquedotti (Parque dos Aquedutos), um lugar de uma beleza incrível onde passam e se cruzam muitos aquedutos romanos.

A nossa ilustre amiga Wikipédia nos ajuda a “colar” na prova de história: “Aqueduto é um canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, e construído com a finalidade de conduzir a água. (…) Foi com a civilização romana que os aquedutos tiveram um desenvolvimento extraordinário. A cidade de Roma, no século I era abastecida por onze aquedutos, o maior deles com 90Km de extensão.”

O parque é uma área verde muito vasta e bem cuidada, que vira ponto de encontro de italianos e turistas, até porque a entrada é gratuita. Existem muitas pessoas que vão correr, andar de bicicleta, jogar futebol, namorar ou curtir um piquenique com a família em meio às ruínas dos belos aquedutos romanos. É um lugar ideal também para as crianças, com um parquinho de diversão e pista de patinagem.

Existem também algumas ações e atrações na área de entrada do parque, e na nossa visita conferimos e apoiamos o trabalho de uma associação italiana chamada Emergency, que oferece cura médico-cirúrgica gratuita às vítimas de guerras, minas explosivas e também pessoas sem recursos financeiros. É um trabalho bem legal que já curou quase 5 milhões de pessoas em 16 países.

Se você for passear por Roma, seja buscando os destinos mais clássicos ou essa nossa dica, uma das melhores opções para hospedagem são os hostels, onde você paga pouco, curte o verdadeiro espírito italiano e compartilha belos momentos com pessoas do mundo todo. A nossa dica da vez é o portal de reservas HostelBookers, passe por lá antes da tua viagem e confira as muitas promoções e ofertas.

O Parco degli Acquedotti faz parte do Parco Regionale dell’Appia Antica e, para visitá-lo, as estações mais vizinhas são Cinecittà, Subaugusta, Giulio Agricola e Lucio Sestio. Para outras informações: www.parcoacquedotti.it (site oficial, em italiano) e www.parcoappiaantica.it (inglês e italiano).

OBS.: Este é um post patrocinado, mas com conteúdo e fotos produzidos inteiramente pelo blog rodandopelomundo.com

Um abraço e muita paz,

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.