Rodando pelas Cataratas do Reno | Schaffhausen – Suíça



Saímos de Zurique com um clima muito nublado, mas não fazia frio, mesmo sendo já outubro (outono na Europa). Em pouco menos de uma hora de viagem, viajando 50 quilômetros em um “tapete” e com uma belíssima paisagem suíça, chegamos nas Cataratas do Reno (Rheinfall, em alemão e Rhine Falls em inglês).

As Cataratas do Reno são as maiores da Europa em extensão (larga 150 metros e alta 23) – também conhecida como Cataratas de Schaffhausen, mesmo nome da cidade e do cantão onde se encontra.

Sabíamos do risco de encontrar paisagens “cinzas” com o céu completamente branco, o que seria um desastre para as fotos, mas depois de pagarmos os 5 francos de entrada (cerca 10 reais), os astros conspiraram a nosso favor e esplendeu um sol incrível. E cachoeira + sol só pode dar em arco-íris! Um show de cores e cliques incessantes!

Fizemos o passeio normal, descendo pela estrutura fixa que beira as Cataratas (existem dois elevadores panorâmicos para quem não puder descer a pé), mas existem inúmeras atrações e opções de lazer – inclusive passeios de barco até os castelos de Wörth e Laufen, à bacia das Cataratas ou até mesmo à rocha que fica bem no centro da queda d’água (com uma plataforma para visitantes e a inconfundível bandeira suíça). Aos mais corajosos existe até aluguel de caiaques.

Em 2010 o castelo Laufen foi revitalizado e conta agora com um centro para os visitantes, parquinho para as crianças e o “Historama”, uma mostra interativa sobre as Cataratas.

“Uma parte dos arcos das Cataratas passa sobre a plataforma mais baixa, a forte pulverização cai sobre nós e de pé sobre ela olhando pra cima, vemos onda, rocha, nuvem, e o céu claro através do brilhante véu em incessante movimento. É uma visão extraordinária, superior a qualquer outra coisa que eu jamais havia visto.”
Mary Shelley (autora de Frankenstein), ao visitar as Cataratas do Reno com seu filho em 1840.

 


Veja o mapa do parque:

Foi uma viagem muito legal, ainda mais porque não havíamos planejado nada! São as belas surpresas da vida! Comente, um blog perde o sentido sem a sua participação!

Para continuar viajando pela Suíça, confira a nossa coletânea de posts!
Alguns links externos: Site oficialSuíça TurismoWikipedia (em inglês)

Grande abraço e muita paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.