Rodando pelas Cataratas do Reno | Schaffhausen – Suíça



Saímos de Zurique com um clima muito nublado, mas não fazia frio, mesmo sendo já outubro (outono na Europa). Em pouco menos de uma hora de viagem, viajando 50 quilômetros em um “tapete” e com uma belíssima paisagem suíça, chegamos nas Cataratas do Reno (Rheinfall, em alemão e Rhine Falls em inglês).

As Cataratas do Reno são as maiores da Europa em extensão (larga 150 metros e alta 23) – também conhecida como Cataratas de Schaffhausen, mesmo nome da cidade e do cantão onde se encontra.

Sabíamos do risco de encontrar paisagens “cinzas” com o céu completamente branco, o que seria um desastre para as fotos, mas depois de pagarmos os 5 francos de entrada (cerca 10 reais), os astros conspiraram a nosso favor e esplendeu um sol incrível. E cachoeira + sol só pode dar em arco-íris! Um show de cores e cliques incessantes!

Fizemos o passeio normal, descendo pela estrutura fixa que beira as Cataratas (existem dois elevadores panorâmicos para quem não puder descer a pé), mas existem inúmeras atrações e opções de lazer – inclusive passeios de barco até os castelos de Wörth e Laufen, à bacia das Cataratas ou até mesmo à rocha que fica bem no centro da queda d’água (com uma plataforma para visitantes e a inconfundível bandeira suíça). Aos mais corajosos existe até aluguel de caiaques.

Em 2010 o castelo Laufen foi revitalizado e conta agora com um centro para os visitantes, parquinho para as crianças e o “Historama”, uma mostra interativa sobre as Cataratas.

“Uma parte dos arcos das Cataratas passa sobre a plataforma mais baixa, a forte pulverização cai sobre nós e de pé sobre ela olhando pra cima, vemos onda, rocha, nuvem, e o céu claro através do brilhante véu em incessante movimento. É uma visão extraordinária, superior a qualquer outra coisa que eu jamais havia visto.”
Mary Shelley (autora de Frankenstein), ao visitar as Cataratas do Reno com seu filho em 1840.

 


Veja o mapa do parque:

Foi uma viagem muito legal, ainda mais porque não havíamos planejado nada! São as belas surpresas da vida! Comente, um blog perde o sentido sem a sua participação!

Para continuar viajando pela Suíça, confira a nossa coletânea de posts!
Alguns links externos: Site oficialSuíça TurismoWikipedia (em inglês)

Grande abraço e muita paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Estive lá agora na primavera, a quantidade de água era bem menor e claro isso influencia no impacto visual do lugar. Mas é uma ótima opção para quem estiver em Zurich e quiser um bate e volta.

    • Muito obrigado pela dica Brenda, realmente a quantidade de água quando fui era impressionante :D Abraço e paz!

  • Cara, muito legal.
    Não conhecia Schaffhausen até passar uma noite (devido a uma baldeação meio sacana, a.k.a. “roubada”) na estação da cidade quando ia para a Alemanha. Como não saímos da estação (chegamos até lá de ônibus, “incluso” no ticket de trem) nem imaginei que a cidade tivesse grandes atrações, porque pelos arredores a cidade parecia bem comum, sem graça até…

    E agora, alguns meses depois, leio sobre este lado secreto da cidade – ou que eu nem fazia ideia, pois estava considerando só como passagem.
    Valeu pela dica, vai que um dia eu precise voltar lá de novo, daí fazendo um stop-over decente desta vez, de um dia ao menos… hehehe

    Abçs!

  • Amanda

    Lindo o lugar vou visitar sem dúvidas! Amei tbm o kit da vaquina, que marca que é quero muiito comprar quando for pra lá na foto não da pra ler a marca!

    • Oi Amanda! A vaca é a marca registrada aqui na Suíça e não sei o que na vitrine estava a venda ou era decoração, mas a marca que você não conseguiu ler é Confiland e o site http://www.confiland.com
      Abraço e paz, Michel

  • Passei só 3 dias na Suíça e ler seu post me deixou com vontade de “quero mais”

    • Oi Inês, obrigado pela visita e pelo comentário!
      3 dias é realmente pouco pra conhecer os encantos da Suíça, ainda mais porque as paisagens mudam completamente com as estações do ano!
      Abraço e paz, Michel

  • Mauricio

    Dica: Aproveite e estique até Stein am Rhein, cidade com mais de 1000 anos, linda e perto das cataratas. Vale a pena.

    • Olá Mauricio, obrigado pelo comentário e pela super dica!
      Não conhecia, mas na próxima vez que formos lá vou aproveitar pra conhecer e compartilhar com a galera!
      Espero te ver mais vezes comentando aqui no blog!
      Abraço e paz! Michel

  • Muito bonito mesmo! E faço coro com o pessoal aí: nunca imaginei um cenário desses na Suiça.

    • Fala Rafael, até agora todo mundo achou estranho esse cenário por aqui, mas a Suíça esconde inúmeras belezas! Espero um dia conseguir registrar pelo menos boa parte delas! Abração, Michel

  • André

    Emocionante deve ser o passeio de barco. Não há riscos, Michel???
    Muito bonito o lugar!

    • Valeu André, dessa vez foi bem corrido, mas na próxima vou pra fazer o passeio e conto tudo no blog! Não há riscos não, tem um pequeno porto perto da rocha central e eles fazem esse passeio várias vezes por dia. Valeu pelo comentário, abração!

  • Muito legal essas cataratas, mas… Não vai rolar umas fotos dos castelos, hein? Achei legal a estrutura contar com acesso para deficientes físicos! Abração, brother…

    • Mestre! Os castelos estão as fotos cara, porque não são verdadeiros casteeeelos como conhecemos :D o de Wörth está na sexta foto e o de Laufen na primeira foto embaixo a direita. Vou ver se tenho fotos melhores e adiciono. Abração irmão!

      • ahn…. O primeiro parecia uma entrada de castelo (fiquei esperando o resto, ehehehhe). Agora o outro só se vê beeeeem ao longe! Vc não chegou a visitá-los por dentro?

        • Tenho só uma foto dentro do Laufen, mas dá pra ver certinho o que tem dentro dele lá no mapa no fim do post! No outro não fui, afinal temos que deixar sempre uma boa desculpa pra voltarmos por lá! :D Abração

  • Amei…fiquei com muita vontade de conhecer. Bjs,

    • Oi Vivian, vale a pena a visita! Vou tentar voltar pra fazer os passeios e aí compartilho tudo! Mas só no verão que vem :D Bjos!

  • Que belo visual!! a gente se acostuma a imaginar a Suiça com montanhas e vales, mas essas quedas são muito bonitas.
    Abraços

    • Valeu Jodrian, o visual é realmente ilucinante! Mas montanhas não faltam mesmo por aqui, quero aproveitar mais esse ano pra conhecer algumas e compartilhar!
      Abração! Michel

  • Quando a gente pensa em Suíça, acho que dificilmente passa pela nossa cabeça imagens como essas que você trouxe nesse post.

    Muito legal saber desses locais menos famosos, mas incrivelmente belos!

    • Grande Diego, beleza?
      Realmente é algo estranho de se pensar quando falamos em Suíça, até por isso achei legal compartilhar!
      Valeu pela força de sempre, abração e muita paz,
      Michel