Luzes da África: Pai e filho em busca da alma de um continente



Recebemos do Grupo Editorial Record um livro super especial chamado “Luzes da África”, lançado em maio de 2012, onde o autor – jornalista, fotógrafo e “viajólogo” – Haroldo Castro “oferece um olhar positivo sobre uma região do planeta que, ainda hoje, é mal conhecida por “falta de profundidade da mídia, interesses políticos dos países mais ricos ou continuidade da mentalidade colonial”.

Depois de termos “nos aventurado” nas 574 páginas, 22 capítulos e 130 fotos, é como se também tivéssemos embarcado com pai e filho nessa grande aventura, compartilhando todas emoções, dificuldades e conquistas nesses 40.000 quilômetros e 18 países percorridos de um continente místico.

Com uma narração leve e cheia de emoção, o livro percorre cada passo da expedição e também revela os segredos das escolhas, os erros e acertos e até mesmo as malandragens usadas para driblar os problemas que iam surgiam no meio do caminho. Nada fica de fora, desde os detalhes do planejamento da viagem até os momentos de angústia pela aproximação do fim da aventura.

O release divulgado representa bem o espírito desse trabalho:

Longe dos clichês da miséria e da guerra, o livro é um fascinante relato de aventuras e apresenta com lucidez e agilidade uma percepção peculiar sobre um continente de surpresas. A expedição levou pai e filho a participarem de rituais sufis no Sudão, a compreenderem as últimas etnias nativas da Etiópia, a testemunharem leoas esquartejando uma presa na Tanzânia ou a degustarem cogumelos selvagens em Angola. Como escreve Gilberto Gil no prefácio, a África é “um continente digno e nobre”, “fonte inesgotável de alegria e júbilo”, “que os brasileiros levam em seu sangue”. (…) Se “ler é viajar”, a jornada vivida por Haroldo Castro e seu filho Mikael também aponta que viajar é aprender – aprender a viver.

Muito mais do que um diário de bordo, o livro é um verdadeiro retrato da complexa realidade africana, mas principalmente a prova de que os problemas podem ser vencidos com educação, união, respeito e consciência! Luzes da África reserva belas surpresas e fotos incríveis, seja para você ou como presente – e não só para amantes de aventura e fotografia – sem dúvida será a escolha certa! O blog Rodando Pelo Mundo assina embaixo!

Confira o belo booktrailer do livro:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xXWJpGA5Fd0[/youtube]

Para conhecer mais sobre o livro:
Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/LuzesDaAfrica
Informações do livro no site da Editora Record

Saiba também um pouco mais sobre o autor:
Haroldo Castro possui três paixões: contar estórias com fotos e crônicas, estar na natureza e viajar intensamente. Criou o conceito de Viajologia, que reconhece a viagem como uma escola dinâmica. Tem mais de 30 anos de experiência como fotógrafo, jornalista, diretor de documentários e estrategista de comunicação. Morou no Brasil, na França e nos Estados Unidos; trabalha em quatro idiomas e conhece 162 países. De novembro de 2009 a julho de 2010, Haroldo e seu filho Mikael realizaram a expedição jornalística Luzes da África, percorrendo 40 mil km por 18 países do continente. O objetivo foi mostrar o lado positivo da região, para que os leitores pudessem melhor compreender a África durante a Copa do Mundo. Acompanhe o trabalho dele no blog Viajologia e no Twitter @HaroldoCastro.

E já que o assunto é expedição e aventura, aproveito para divulgar outro projeto bem legal chamado “Melhores Momentos da Vida – Expedição: Nova Zelândia”.

Viajando o mundo, casal estreia websérie sobre esportes de aventura, ecoturismo e sustentabilidade. A websérie, que terá o formato de reality show e será dividida em episódios semanais, tem início hoje (dia 04 de dezembro de 2012) e acompanhará a expedição do fotógrafo Vagner Alcantelado e da jornalista Bárbara Rocha do extremo norte ao extremo sul da Nova Zelândia, explorando este que é um dos países mais espetaculares e desconhecidos do mundo. Acompanhe essa grande aventura e conheça mais sobre esse super projeto: Site oficial do projeto | Facebook | Twitter

Abraço e paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.