Retrospectiva 2012 em 12 momentos



Nessa época do ano, para fazer um balanço geral e recuperar o melhor que rolou durante em cada mês, os blogueiros fazem uma #BlogagemColetiva. Eu fiquei meio em dúvida em participar dessa vez, já que fiquei um bom tempo afastado da internet, mas criei uma licença poética transformando “Retrospectiva 2012 em 12 Posts” em “Retrospectiva 2012 em 12 momentos”.

O ano de 2012 foi muito intenso, cheio de belas surpresas e grandes mudanças. Aprender a ser pai de verdade, adaptação ao emprego novo, mudança de cidade, novos projetos, novas parcerias, novos amigos, as perdas e ganhos de cada dia. Mas ainda sim, se puder fazer um balanço, foi um ano super positivo! Não tenho posts para cada mês, até porque de março até agosto não publiquei nada – não por falta de vontade, mas por falta de tempo. Trabalhava longe de casa e quando voltava precisava cuidar da minha esposa e da gringuinha. Então vamos aos momentos:

1. O ano começou com um post muito especial: Nunca é tarde pra sonhar… e viajar!, onde uma querida leitora demonstrava insegurança com aquela queria viria a ser a viagem dos sonhos: “Estou fazendo 40 anos de casada nesse ano e estamos sonhando em viajar para a Suíça, começamos a ver agências, e é muito caro! Não podemos dispor de tanto. Então estou a fim de cometer uma loucura! Ir sem agência, uma nora já esta ajudando, inclusive foi ela que encaminhou o endereço do blog, ela te segue no Twitter.”
Depois de várias trocas de mensagens e de um contato infalível – Patricia de Camargo do Cadernos de Viagem), a viagem acabou acontecendo e rolou da melhor maneira possível, agora conto sempre com o carinho dessa pessoa cheia de energia e positividade chamada Florentina Cassol. A única coisa negativa nessa linda história foi que não conseguimos marcar um café aqui na Suíça, mas é uma ótima desculpa para virem outra vez aos alpes!

2. Em fevereiro aproveitei um dia de sol para me aventurar na neve, naquele que seria o primeiro passeio into the wild, na natureza selvagem. Gosto muito das fotos e foi uma viagem que me marcou muito, compartilhada no post Rodando pela Suíça – Valle Verzasca.

3. Março começou com uma notícia triste – e infelizmente sempre mais comum – onde um primo foi baleado em uma tentativa de assalto em Fortaleza-CE. Ele levou um tiro nas costas e por pouco não ficava paralítico. Mas depois de muita luta e o grande apoio da família e amigos felizmente poderá comemorar a virada do ano quase 100%. O desabafo dessa história e a indignação com a nossa sociedade do medo rendeu o post Uma sutil pena de morte (um assunto que espero nunca mais ter que voltar a escrever a respeito).

4. Foram cinco meses sem escrever no blog, consumido por uma rotina terrível. Meses nos quais pensei seriamente em apagar o blog e deixar para trás um trabalho de 6 anos que era uma parte da minha vida. Mas ao mesmo tempo sentia que não era o blog a ser cancelado, mas sim a rotina que deveria mudar. E felizmente no meio do ano tudo se acertou, foi quando voltei ao trabalho no blog cheio de energia com o post Pequenas grandes mudanças.

5. Com a nova vida em Lugano pude retomar de vez o trabalho no blog e nos últimos meses de 2012 resolvi tirar o atraso, recuperando projetos antigos e desenvolvendo novos. Uma coisa que me deixou super honrado foi me sentir de novo em casa entre os blogueiros de viagem e quem sempre acompanhou meu blog. Essa família virtual que me acolheu de braços abertos e que me ajudou a concretizar novas ideias. Em outubro lancei o projeto “Minha cidade, meu destino“, onde blogueiros convidados dão 5 dicas+fotos sobre a cidade onde moram. O projeto partiu com o grande Maurício Oliveira do blog Trilhas e Aventuras e – até o momento em que escrevi esse post – já conta com 8 super convidados.

6. Outubro foi também a retomada das viagens, visitamos lugares especiais como o Parque dos Aquedutos em Roma e as Cataratas do Reno em Schaffhausen (Suíça). Para fechar o mês com chave de ouro, foi lançado o projeto Travel Brothers – Seus Novos Parceiros de Viagem! onde eu e outros 6 blogueiros de viagem desenvolvemos ações coletivas como a campanha da luta contra a AIDS e o Natal dos Correios. Uma verdadeira irmandade que com certeza renderá belas surpresas.

7. Novembro e dezembro foram meses que marcaram uma nova fase na minha rotina nos invernos suíços, já que me apaixonei por caminhadas nas belas montanhas aqui da região e compartilhei duas delas nos posts Trekking no Monte BarTrekking no Monte San Salvatore, ambos aqui em Lugano. As belas paisagens inspiraram uma outra paixão que cresce sempre mais, a da fotografia. E é a tendências que está ganhando o blog, de ter sempre belas fotos ilustrando o conteúdo.

Bom, a retrospectiva dos posts de 2012 acabou e ainda estamos em 7 momentos. Mas muitas coisas legais aconteceram por trás dos bastidores e gostaria de compartilhar com vocês – que são responsáveis diretos pelo sucesso do blog!

8. O portal Melhores Destinos – sem dúvida um dos maiores destaques no mundo das viagens – mudou e ficamos muito honrados de fazer parte desse super projeto, criando o vídeo de lançamento que mostrava as novidades no novo site. Para quem não conferiu o vídeo e ainda não conhece o novo MD:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VdTFuTtZnL4[/youtube]

9. A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), formada em 2011 e que hoje já conta com quase 200 membros, é a maior responsável (acredito que não só na minha opinião) pela fortificação e profissionalização dos blogueiros de viagem brasileiros. Mesmo sendo uma rede horizontal e totalmente democrática, foi aberta aos membros uma votação para escolher sete pessoas para fazer parte da coordenação da Rede. Mesmo depois do período afastado da internet acabei sendo um dos mais votados e hoje tenho a honra de fazer parte desse grupo que está trabalhando duro para tornar a RBBV ainda mais forte e influente.

10. Já é o segundo ano que rola entre os blogueiros a brincadeira chamada #Viajantesecreto (organizada pelo Jodrian Freitas do Aventura Mango), é como um amigo oculto virtual, onde o presente é um cartão postal de onde os participantes moram. E esse ano, além do belo cartão postal de Curitiba, recebi também um kit bem legal para jogar truco! A minha viajante secreta é engenheira florestal manauara que adotou Curitiba pra morar Raquel Bell, do blog Pela estrada afora! Apaixonada por viagens, gastronomia e decoração, ela e o maridão compartilham as aventuras no blog, com belíssimas fotos e viagens incríveis! Muitas informações relevantes, vale a visita! Raquel, valeu demais pelo presentão, boas festas e tudo de bom sempre pra vocês!

11. Eu admiro muito pessoas criativas e dedicadas e esse ano vi projetos realmente muito legais no mundo das viagens. Alguns exemplos são o Domingão de Twittadas do Júnior Gomes (Diário de Mochileiro), Os mais do mês do Gleiber Rodrigues (Andarilhos do Mundo), o @chatdeviagem da Claudia Saleh (Aprendiz De Viajante), o #TurismoEmDebate do Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras) entre tantos outros (me desculpo por não citá-los) que acompanho e participo sempre que posso. Um desses projetos, que na verdade está na primeiro edição – mas já nasceu pra ficar, é a Revista digital Brasileiros mundo afora. Um belíssimo trabalho criado pela Claudia Boemmels (Eu Sei Onde) que contou com a colaboração de muitos brasileiros que saíram do Brasil e também daqueles que ficaram. São 75 páginas com histórias de vida, experiências, dicas e belas fotos! Fiquei muito feliz de ser um dos entrevistados e de ter ajudado de alguma forma a concretizar esse super projeto! Confira como participar das próximas edições.

12. A retrospectiva acabou ficando gigante e não quero alongar ainda mais nesse último “momento” de 2012, então aproveito apenas para agradecer tanto apoio e carinho que tive nesse ano. Comentários, mensagens, retweets, tantas colaborações (guestposts), patrocínios, anunciantes, curtidas… é, passamos de 10.000 curtidas no Facebook, mais de 3.500 seguidores no Twitter e mais de 1.000 no Instagram! VALEU!

Nunca fui fã de números, sei que por trás deles existem pessoas e respeito e admiro cada uma delas – você! Obrigado por tudo, tudo mesmo! E espero te rever por aqui no ano que vem, com um 2013 de muita saúde e ainda mais conquistas! Participe, comente!

Boas viagens, boas festas e muita paz sempre!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.