Minha cidade, meu destino: Split, Croácia (Debora Peçanha)



Quantas vezes você pensou em viajar dentro da própria cidade? Muitas vezes deixamos de aproveitar muitas coisas que estão debaixo dos nossos narizes, e foi por isto que convidei alguns amigos especiais para participarem da série “Minha cidade, meu destino”, onde cada um irá publicar 5 fotos e 5 dicas especiais. Nossa décima oitava convidada, Debora Peçanha, não é blogueira (demos um empurrãozinho para que crie um blog em breve), mas vive na Croácia há um ano e, sempre que pode, gosta de estudar e fotografar a cidade em que mora, Split. Muita gente gostaria de conhecer melhor a Croácia, então aproveite essa “viagem” e boa leitura:

A parte mais difícil de qualquer coisa na vida é o início. O início de uma vida nova, um lugar novo, pessoas novas ao redor… E há mais ou menos um ano decidi iniciar minha jornada aqui, em Split, a segunda maior cidade da Croácia e a mais importante da região da Dalmácia. Com quase 200.000 habitantes, Split respira História Antiga, sendo o principal símbolo da cidade o Palácio de Diocleciano, imperador romano que governou entre 284 e 305. Patrimônio Cultural da Unesco desde 1979, as áreas ao redor do palácio são ocupadas por comerciantes locais e suas lojas de artesanato, produtos típicos da Dalmácia, como o vinho, o azeite de oliva e enfeites de lavanda.

rodandopelomundo_split01p

Peristil e Riva
Do alto do Peristil ( ou Torre do Sino), por apenas 10 kunas (R$ 4,00), é possível ter uma vista incrível da cidade e das ilhas que a cercam. Ali próximo também se localiza a Riva, um calçadão imenso onde locais e turistas desfilam tomando sorvete, passeando com cachorros ou simplesmente sentam-se em um dos inúmeros cafés pra uma boa conversa ou apenas relaxar. Nesses dias mais frios, eu adoro pedir um café e ficar observando as pessoas e como elas se vestem, como conversam…

rodandopelomundo_split02p

Marjan
Pertinho da Riva, um outro ponto importante da cidade é o monte Marjan (ma-ri-an). Localizado no final da Riva, o monte oferece uma vista espetacular da cidade. Com pouco mais de 179 metros de altura, é destino certo para os aventureiros e amantes da natureza. Coberto por pinheiros e cercado pelo mar, possui praias, pistas de caminhada e corrida, quadras de tênis, além de espaços para piquenique durante os dias mais quentes.

rodandopelomundo_split03p

Parque Nacional de Biokovo
Um outro parque nacional que vale a pena a visita, apesar de não ser no centro de Split, é o Parque Nacional de Biokovo. Localizada em Makarska, a cerca de 40 minutos de carro de Split, é a segunda maior montanha da Croácia. Com seu pico mais alto, Sveti Jure (São Jorge) a 1762 metros de altitude. Com uma capela construída no topo em homenagem a Sveti Jure, o pico tem acesso para carros, o que torna o passeio completo. Do alto, é possível avistar a Makarska Riviera, as ilhas da Dalmácia, e, em dias super claros, o topo do monte Gargano, na Itália. É ótimo para ciclismo, escalada, trekking, passeios a cavalo e parapente. Vale a pena conferir.

Agora, uma visita a Split não estará completa se não incluir as ilhas de Hvar, Brač e Korčula. Será uma dica dividida em três, afinal, toda essa beleza merece:

rodandopelomundo_split04p

Hvar
Localizada entre Brač e Korčula, Hvar possui, além de praias lindíssimas e águas cristalinas, campos de lavanda, oliva e vinhedos. Stari Grad (cidade antiga), ao norte da ilha, é hoje o principal porto da ilha, recebendo todo ano milhares de turistas que chegam de carro, moto e campers através das ferries que saem do centro de Split. Pra quem gosta, como eu, uma boa dica é alugar uma moto em Split, e atravessar de ferry, pois a ilha é cheia de estradas que são ótimas se exploradas de moto. A vida noturna também é agitada na cidade de Hvar, com seus cafés e restaurantes ao longo da Riva. Lá é possível ver celebridades em seus iates o tempo todo durante o verão.

rodandopelomundo_split05p

Brač
A ilha de Brač (bra-tch), a maior das ilhas da Dalmácia, tem como símbolo o famoso Zlatni Rat (Cabo Dourado), ao sul da ilha. A visão que se tem do alto do monte Vidova é incrível!! Na minha opinião, uma das praias mais bonitas da Croácia. Durante todo o verão, é possível acessar as ilhas através de ferries com saídas de Split e Makarska. Um outro fato interessante sobre Brač é que as pedras da ilha, conhecidas pela qualidade e brancura, foram usadas na construção da Casa Branca! Chique, né? Ah, e não deixem de provar o vinho local, conhecido como Plavac. À noite, vários concertos de música local e festivais folclóricos animam a região.

rodandopelomundo_split06p

Korčula
Por fim, a ilha de Korčula (kor-tchu-la), a minha favorita, pode ser alcançada por ferry a partir de Split e Dubrovnik. A cidade de Korcula é famosa por ser a cidade natal do escritor Marco Polo, e sua casa em breve será transformada no Museu Marco Polo. Além disso, a cidade é rica em arquitetura, história e cultura, e sua dança típica, moreska, é uma dança de espadas famosa pelo Mediterrâneo  e hoje em dia somente praticada em Korcula.

rodandopelomundo_split07p

Pastičada
Uma ótima dica é alugar uma bicicleta e sair pedalando pelas pequenas trilhas que cercam a ilha. Outra coisa que não pode faltar é experimentar as delícias da região como a pastičada, prato típico da Dalmácia, feito de gnocchi, carne com molho de tomate e especiarias. Olha, pastičada boa faz minha sogra…. rs sério!!! Mas tem uma Konoba, tipo de restaurante jeito de cantina italiana (pois aqui é grande a influência) chamado Varos, pra turista mesmo, que é legal. Quem busca uma opção mais barata, porém um pouco distante do Centro (cerca de meia hora de carro), pode ir ao restaurante do Shopping Lesnina, em Dugopolje. É um shopping pra coisas de casa, como móveis e coisas de interior, mas você poderá degustar uma boa pastičadahá nesse café e restaurante. Para acompanhar, experimente os vinhos grk e pošip.

Enfim, há tantas coisas a se fazer em Split, seja no verão ou no frio!! Venha conhecer!! Vidimo se!!

Autora: Debora Peçanha (créditos: texto e fotos)

Confira todos os posts da série “Minha cidade, meu destino”.

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Debora, parabens pela reportagem e fotos de Split!
    Se alguem quiser visitar Dubrovnik, mais uma cidade conhecida, ou tiver qualquer duvida sobre a viagem, pode contatar-nos na pagina FB: https://www.facebook.com/pages/Apartment-Dubrovnik-Tanja/685589878145565
    Temos todas as atualidades da cidade, e sobretudo, falamos portugues.:))

  • Jose

    Oi, Debora!
    Parabens pelas fotos e dicas .
    Eu e minha espósa iremos para Split em agosto /14. Chegaremos em Split dia 27/8 as 12:10 e iremos no mesmo dia para Hvar onde ficaremos por 4 dias, entretanto estamos tendo dificuldades em comprar passagem para Hvar. Voce poderia nos dar dicas de horarios de Ferries ou catamarã para a tarde do dia 27/8, e como comprar os tichetes on line.
    Desde já obrigado

  • Francisco Siman

    Debora,

    Muito boa tuas dicas sobre Split. Já tomei nota de tudo para os dias que ficarei na cidade. Não quero deixar de fazer nada.
    Poderia me esclarecer uma duvida: Existe a possibilidade de se comprar um passeio de um dia desde Split para o Parque Nacional de Krka? Vou estar sozinho e não terei alugado carro, mas gostaria muito de ir lá…
    Obrigado.

  • Rossana

    Olá Débora, além de me deliciar com suas narrativas, elas são Valiosas. Meu marido e eu iremos para Split dia 05/05/14, onde iniciaremos nossa viagem volta de de 15 dias somente pela Croácia.
    Voce me daria alguma dica sobre aluguel de Scooter, pegando em Split e entregando talvez em Zagreb, coma intenção de ir tbém até Slovênia? Não pretendemos alugar moto grande, uma Scooter já está bom para o que pretendemos.
    desde já agradeço.
    Rossana

    • Rossana

      Florianópolis/SC

  • João Batista de Oliveira Filho

    Débora,
    em 22 de maio passarei por Split durante 8 horas, tempo em que o navio estará ancorado. Que atração sugeriria, incluindo restaurante, para conhecer? A cidade é plana? Minha esposa vem de cirurgia num pé e tem de evitar subidas íngremes..

    Grato,

    João Batista (Belo Horizonte)

  • Milton

    Estou aqui perto de Split, em Krk, pelos seus comentários achei importante, amanhã vou estar conhecendo.
    Agradecido pelas dicas

  • Renata Mendonça

    Oi Débora
    estou planejando minha viagem de Lua de Mel para Croacia.
    Como vamos no final de abril-inicio de maio, minha maior dúvida é se nesta época já vale a pena aproveitar as praias do litoral, como Hvar que parece ser maravilhosa.
    Normalmente este época já esta quente suficiente para aproveitar a praia?
    Parabéns pelo texto! abs

  • Alessandra

    Oi Debora,
    Adorei as suas dicas… quero mais..
    Estou indo para a Croácia com a familia agora em setembro (dia 1). Pensamos em ficar um dia em Zagreb, ir nos Lagos Plitvice, Split, pensamos em montar base em Split e ir um dia para Krka, Sibenik, Trogir. Vale a pena? Depois para Hvar e então Dubrovnik.
    Alguma dica em especial desses lugares? será que incluimos Zadar no passeio? Da tempo de fazer os Lagos Plivtice e Zadar no mesmo dia?
    Algum outro lugar e devemos parar no caminho desses lugares? Vamos alugar um carro e ir passeando de carro. É tranquilo?

    Obrigada pelas dicas e agradeço desde já sua ajuda
    Abraço
    Alessandra

  • Sérgio Aurélio

    Bom dia Débora,…(ai deve ser boa tarde)…

    estou pretendendo fazer uma viagem a Croácia logo na segunda quinzena de setembro, começando no dia 15 a 16 de setembro…

    como minha esposa gosta de praias e passeios por litoral,
    minha idéia é começar por Dubrovnik onde alugaria um carro já no aeroporto e subir o litoral até Zagreb onde pegaria o voo de volta para Frankfurt (por questões de milhas da Tam, chego na Europa por Frankfurt e volto por Frankfurt)…

    Estou pretendendo pernoitar 4 noites em Dubrovnik, 3 noites em Split e 1 ou 2 em Zagreb…

    Como estarei de carro minhas dúvidas iniciais são:
    1 – Setembro ainda é quente? dá para pegar praia?

    2 – vi no mapa que a estrada litorânea que vai de Dubrovnik a Split passa pela Bósnia… é necessário algum tipo de visto para a Bósnia? ou para passar por este trecho ou mesmo para ir a cidade de Medjugorje? A estrada é boa, com GPS dá para dirigir sossegado neste trecho de Dubrovnick-Split-Zagreb?

    3 – alguma dica de hospedagem para Split? ou de restaurantes?

    4 – Tenho de fazer cambio trocando Euros por Kunas nas cidades e em caso afirmativo em casas de cambio ou bancos?
    alguma dica de onde é o melhor câmbio?

    5- No litoral as pessoas se comunicam bem em inglês ou eventualmente em italiano?

    6 – minha idéia inicial em termos de passeios é fazer 1 a Korčula a partir de Dubrovnick e 1 a Hvar a partir de Split… são passeios de barco (ferry) de 1 dia inteiro que partem na parte da manhã e voltam no fim da tarde? Dá para almoçar em Korčula e Hvar? Você tem alguma dica?

    grato por sua atenção e dicas…
    estão muito boas…
    abs
    Sérgio

  • Patricia Dejtiar

    Oi Debora, tudo bem? Eu vou para a Croácia em julho passar 6 dias, vou para Split, Hvar e Porec (meu ferry para Itália sai de lá)… Eu e meu namorado vamos alugar um carro, então podemos parar em alguns lugares a caminho de Porec. Vc tem alguma dica de cidades? Muito obrigada e parabéns pelo texto! Conseguiu me deixar mais ansiosa! hahaha, bjs!!

    • Oi Patricia! Nào sei a ordem da sua viagem mas se vc vai de Hvar para Porec, pare antes em Rovinj, um vilarejo que lembra a Italia, muito legal nessa época do ano. E Porec é perto de Koper, na Eslovênia, que também vale a pena a visita. Agora, se vc vai primeiro a Hvar, Split e depois subindo de carro pra Porec, então tem bastante chão pela frente!! Vai passar em Zadar, próximo a Sibenik, os lagos Krka, e mais ao norte a cidade de Rijeka, a pequena Labin, se tiver tempo vale passar por Pula e visitar a Arena, seguindo pra Rovinj. Espero ter ajudado, e qq coisa é só entrar em contato novamente!!

  • Leandro

    ola debora, parabens pela materia!

    irei para split-hvar-dubr em agosto eu queria saber se tem ferries entre split-hvar no final da tarde? e eu li em algum lugar q a moeda iria mudar no meio desse ano para o euro, e vdd? grato!

    • oi Leandro! O país entra na União Europeia agora dia 1 de julho, mas a moeda continua sendo a Kuna! Troque quando estiver aqui em Split, as taxas são melhores que no aeroporto.

      http://www.croatiaferries.com/split-hvar-ferry.htm

      A linha de ferries Jadrolinija liga Split a Hvar, e aqui vc encontra a timetable referente às saídas de Split
      e Hvar. Também pode-se comprar tickets online e retirar no stand de vendas em Split.
      Boa viagem, aproveite!!

  • Raphael Tenório

    Parabéns pelo texto…
    Morei em Split 7 meses e tanto a cidade, quanto o povo são simplesmente sensacionais.

    • Obrigada Raphael!! Realmente a cidade é linda mesmo, e vale a pena passar um longo tempo pra conhecer o que tem de melhor aqui!!! Volte sempre:-)

  • Miriam

    Debora, adorei o seu texto. Já fomos passar férias algumas vezes na Croácia e adoromos. Da última vez voamos pra Split e fomos depois pra Hvar, as praias são lindas mesmo, o povo simpático!! adoramos e da próxima vez queremos ir a Brac. Um abraço.

    • Debora Peçanha

      Que ótimo que adorou o lugar. E de fato um paraíso!!! E as ilhas, então….tão cheias de cor, pessoas agradáveis….venha mais vezes:-) Abraço grande!

  • João G

    Parabéns Debora, que maravilhoso revisitar a Croácia!
    E que sorte que você tem de estar vivendo nesse país fantástico :))

    • Debora Peçanha

      obrigada João. Realmente, essa é uma terra abençoada….tantas belezas naturais, tranquilidade e muito receptiva….venha visitar Split sempre!! :-) Abraço!!

  • Que mar encantador, querida!!!! Nada mais inspirador do que pedalar pela cidade. Linda escolha de lar <3

    • Debora Peçanha

      obrigada Hanny!!! Lindo lugar mesmo, não poderia estar mais feliz!!!

  • Rick Oliveira

    Débora,

    Parabéns pelo texto e pelas fotos.
    Não tive ainda a oportunidade de ir á Croácia, mas, assim que puder vou conhecer este Paraiso, chamado Split.

    • Debora Peçanha

      obrigada Rick!! Com certeza oportunidades não faltarão pra que vcs venham aqui:-) grande bjo:-)

  • Debora Peçanha

    As ilhas são lindas mesmo!!! Passear de barco entre elas é o must do verão!!!!

    • Oi Debora, agradeço pela enésima vez a tua super participação, fiquei muito honrado de ter um texto teu aqui com esse belíssimo destino que acabou se tornando a tua casa! Abraço e paz, Michel

      • Debora Peçanha

        Eu que agradeço, Michel!! Super prazer em falar desse pedaço do céu aqui na Terra:-)

  • Eu estive em Split ano passado, e dei uma passadinha rápida por Hvar. Realmente são lugares incríveis! Ler esse post me deu uma saudade…

    • Grande Brother, Croácia está no Top5 da minha wishlist e espero de poder ir ainda esse ano! Enquanto não rola, viajo nesses super posts de quem já passou por lá! Valeu pela visita, abração e sucesso sempre!