Minha cidade, meu destino: Zagreb, Croácia (Marilia Peixoto | Uma Brasileira na Croácia)



Quantas vezes você pensou em viajar dentro da própria cidade? Muitas vezes deixamos de aproveitar muitas coisas que estão debaixo dos nossos narizes, e foi por isto que convidei alguns amigos especiais para participarem da série “Minha cidade, meu destino”, onde cada um irá publicar 5 fotos e 5 dicas especiais. No último post a Debora falou sobre Split, mas um país tão incrível quanto a Croácia merecia mais! E ninguém melhor do que a nossa décima nona convidada, Marilia Peixoto, que é guia turística, dona de agência de turismo, professora de história e autora do blog Uma Brasileira na Croácia, para revelar todos os mistérios de Zagreb, a acolhente capital croata!

Michel, adorei o convite e a ideia! Valeu pela indicação! Gostaria de apresentar então 5 lugares imperdíveis que adoro na cidade em que escolhi morar há 5 anos: Zagreb, Croácia!

rodandopelomundo_zagreb_tkalca2

Rua Tkalčićeva
A cara e o charme de Zagreb estão representados nesta rua: cheia de bares, restaurantes e galerias de arte. No passado, era um riacho que dividia dois povoados rivais e hoje um lugar que une a população local e turistas numa atmosfera descontraída e bacana. O melhor lugar para se conhecer os hábitos dos locais, tomar um café como todo bom croata faz e curtir a vida. (Mais informações)

rodandopelomundo_zagreb_dolac2

Mercado Dolac
Para quem gosta de conhecer os hábitos de um povo, nada melhor do que ir à feira. Todos os dias, há mais de 80 anos, os produtores de diferentes regiões se encontram, trazendo produtos frescos como frutas, legumes, queijos, ovos, óleos e souvenirs. Dar uma passadinha de manhã, provar uma fruta e comprar umas flores é uma pedida certa pra quem está em Zagreb. (Mais informações)

rodandopelomundo_zagreb_mirogoj2

Cemitério Mirogoj
A sugestão de ir ao cemitério, para muita gente é estranha para não dizer, bizarra! Mas para quem vive em Zagreb, o Mirogoj acaba tendo um significado muito diferente, pois é considerado uma galeria de arte a céu aberto, com lindas estátuas cemiteriais, castanheiras e cúpulas. A atmosfera deste cemitério é muito leve e se tem a sensação de estar num parque. Recomendo certamente a visita, principalmente no outono, quando as folhas das eras estão avermelhadas e o cheiro das castanhas portuguesas assadas estão no ar. (Mais informações)

rodandopelomundo_zagreb_lagojarun2

Lago Jarun
Poucos turistas sabem que Zagreb possui 2 lagos artificiais. O mais conhecido é o Jarun, um local muito agradável, considerado a praia dos zagrebinos. Com bares, restaurantes, baladas e ciclovias, este lugar é muito bonito e diferente, podendo ser visitado qualquer dia da semana. Tem-se a sensação de estar num oásis no meio da cidade. (Mais informações)

rodandopelomundo_zagreb_lotrscak2

Torre de Lotrsčak e o Calçadão Strossmeyer
A cidade Alta de Zagreb oferece ao visitante uma volta ao passado, através da sua arquitetura, atmosfera, iluminação e charme. A torre Lotrsčak delimita o sul desta parte da cidade que no passado era um dos portões de entrada dos visitantes. Hoje em dia, é marcada por um estouro diário de um canhão, ao meio dia e se tem uma visão fantástica panorâmica ao subir no topo. Durante o verão, ao lado da torre existe uma programação cultural no Calçadão Strossmeyer, conhecido como Strossmartre, uma versão zagrebina do Montmartre parisiense. Lá são realizados diariamente shows e oficinas de marionetes para crianças, além de haver artistas vendendo as suas obras. O chopp é gelado, o vinho na temperatura certa e a sombra das castanheiras fazem deste lugar um espaço mágico em Zagreb. (Mais informações)

Espero que com essas dicas todos os visitantes de Zagreb possam desfrutar um pouquinho mais do que esta cidade tem a oferecer!

Marilia Peixoto
Blog: Uma Brasileira na Croácia

Confira todos os posts da série “Minha cidade, meu destino”.

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.