Minha cidade, meu destino: Zagreb, Croácia (Marilia Peixoto | Uma Brasileira na Croácia)

Minha cidade, meu destino: Zagreb, Croácia (Marilia Peixoto | Uma Brasileira na Croácia)

Quantas vezes você pensou em viajar dentro da própria cidade? Muitas vezes deixamos de aproveitar muitas coisas que estão debaixo dos nossos narizes, e foi por isto que convidei alguns amigos especiais para participarem da série “Minha cidade, meu destino”, onde cada um irá publicar 5 fotos e 5 dicas especiais. No último post a Debora falou sobre Split, mas um país tão incrível quanto a Croácia merecia mais! E ninguém melhor do que a nossa décima nona convidada, Marilia Peixoto, que é guia turística, dona de agência de turismo, professora de história e autora do blog Uma Brasileira na Croácia, para revelar todos os mistérios de Zagreb, a acolhente capital croata!

Michel, adorei o convite e a ideia! Valeu pela indicação! Gostaria de apresentar então 5 lugares imperdíveis que adoro na cidade em que escolhi morar há 5 anos: Zagreb, Croácia!

rodandopelomundo_zagreb_tkalca2

Rua Tkalčićeva
A cara e o charme de Zagreb estão representados nesta rua: cheia de bares, restaurantes e galerias de arte. No passado, era um riacho que dividia dois povoados rivais e hoje um lugar que une a população local e turistas numa atmosfera descontraída e bacana. O melhor lugar para se conhecer os hábitos dos locais, tomar um café como todo bom croata faz e curtir a vida. (Mais informações)

rodandopelomundo_zagreb_dolac2

Mercado Dolac
Para quem gosta de conhecer os hábitos de um povo, nada melhor do que ir à feira. Todos os dias, há mais de 80 anos, os produtores de diferentes regiões se encontram, trazendo produtos frescos como frutas, legumes, queijos, ovos, óleos e souvenirs. Dar uma passadinha de manhã, provar uma fruta e comprar umas flores é uma pedida certa pra quem está em Zagreb. (Mais informações)

rodandopelomundo_zagreb_mirogoj2

Cemitério Mirogoj
A sugestão de ir ao cemitério, para muita gente é estranha para não dizer, bizarra! Mas para quem vive em Zagreb, o Mirogoj acaba tendo um significado muito diferente, pois é considerado uma galeria de arte a céu aberto, com lindas estátuas cemiteriais, castanheiras e cúpulas. A atmosfera deste cemitério é muito leve e se tem a sensação de estar num parque. Recomendo certamente a visita, principalmente no outono, quando as folhas das eras estão avermelhadas e o cheiro das castanhas portuguesas assadas estão no ar. (Mais informações)

rodandopelomundo_zagreb_lagojarun2

Lago Jarun
Poucos turistas sabem que Zagreb possui 2 lagos artificiais. O mais conhecido é o Jarun, um local muito agradável, considerado a praia dos zagrebinos. Com bares, restaurantes, baladas e ciclovias, este lugar é muito bonito e diferente, podendo ser visitado qualquer dia da semana. Tem-se a sensação de estar num oásis no meio da cidade. (Mais informações)

rodandopelomundo_zagreb_lotrscak2

Torre de Lotrsčak e o Calçadão Strossmeyer
A cidade Alta de Zagreb oferece ao visitante uma volta ao passado, através da sua arquitetura, atmosfera, iluminação e charme. A torre Lotrsčak delimita o sul desta parte da cidade que no passado era um dos portões de entrada dos visitantes. Hoje em dia, é marcada por um estouro diário de um canhão, ao meio dia e se tem uma visão fantástica panorâmica ao subir no topo. Durante o verão, ao lado da torre existe uma programação cultural no Calçadão Strossmeyer, conhecido como Strossmartre, uma versão zagrebina do Montmartre parisiense. Lá são realizados diariamente shows e oficinas de marionetes para crianças, além de haver artistas vendendo as suas obras. O chopp é gelado, o vinho na temperatura certa e a sombra das castanheiras fazem deste lugar um espaço mágico em Zagreb. (Mais informações)

Espero que com essas dicas todos os visitantes de Zagreb possam desfrutar um pouquinho mais do que esta cidade tem a oferecer!

Marilia Peixoto
Blog: Uma Brasileira na Croácia

Confira todos os posts da série “Minha cidade, meu destino”.

Post to Twitter

There are 18 comments for this article
  1. Fátima Saboya at 22:34

    A Croácia é imperdível e o atendimento da Marília e do Jeronim é especial. Agradeço a eles os dias maravilhosos que passei por lá. Os croatas são muito amáveis e fazem de tudo para que a comunicação ocorra, apesar das diferenças linguísticas. Nas cidades que conheci (Pula, Zagreb, Split, Dubrovnik) o melhor é andar a pé, apreciar a vida e os encantos locais com calma. Obrigada por tudo, Marília e Jeronim!

  2. claudemir de melo at 1:52

    Marilia, preciso entrar em contato com voce. Meu filho esta em Zagred e precisa de algumas informaçoes. Ele é jogador de futebol e acabou de chegar de Budapeste

    Favor retorna – me por email para maiores detalhes, preciso definir algumas situaçoes e e sempre importante contatar com algume que fale o idioma e conheça o local

    abraço

  3. Maira Bressanelli at 23:05

    Olá. Marília

    Você faz passeio guiado ou indica alguém que fale português ou espanhol.
    Estaremos aí em agosto/2014.
    Combinamos

    Obrigada
    Maira

  4. Flavia at 14:19

    Estive na Croácia em julho deste ano. Visitei Zagreb, Split, Trogir, O Park Nacional de Plitivce Jezera e Dubronik. Dos destinos citados pela Marília em Zagreb, que presta um serviço maravilhoso por lá, conhecemos a maioria. Sempre que viajo, opto por alugar apartamentos ao invés de hotel. Isso faz com que, mesmo por um curto prazo, possamos nos sentir como os locais, ir à supermecados e feiras, conhecendo um pouco mais a fundo os costumes do lugar. O mercado Dolac é um deles, com frutas fresquinhas e lindas. Tenho que dizer que o povo croata é um encanto, simpaticos e alegres. O cemitério de Mirogoj, embora pareça um estranho lugar para se conhecer, é relamente um encanto, de uma arquitetura ímpar, arborizado e que passa uma certa “tranquilidade”, se é que me entendem. A rua Tkalciceva é parada obrigatória, linda e cheia de restaurantes, cafés e gente alegre. A Igreja de São Marcos é um charme, não deixe de reparar na homenagem à Nikola Tesla, na rua que sai da Igreja rumo a Torre Lotrscak. Esteja em frente a torre ao meio dia em ponto, hora em que um canhão é ativado e ouve-se um estrondo enorme. A tarde, pare no café Amélie próxima à Catedral e coma um delicioso bolo com café. E por fim, não deixe se sentar uma praça e observar o quanto os croatas aproveitam a vida. Vi muitos fazendo pique-nique, lendo um livro e pais jogando bola com os filhos. Até meu filho de 06 anos entrou no time. Não vou comentar dos outros lugares para não ficar longo demais, mas a Croácia vale muito a pena. Não se esqueça do Hvala (obrigado – pelo que entendi fala-se Kvala com um k quase mudo), Dobar dan (bom dia) e molin vas (por favor), estes dois fala-se como lê mesmo, pelo menos foi o que fiz k,k,k… achoa que eles entenderam.

  5. Daniel at 22:39

    Oi,

    Estou planejando um intercambio e gostaria de saber um pouco mais sobre Zabreb.
    É um bom destino para esse tipo de atividade? Tem como eu desenvolver meu ingles e a lingua nativa (sei que é bem dificil)?
    Tem oportunidades para estrangeiros trabalharem?

    Agradeceria muito se alguém me enviasse algumas informações.

    Abraço.
    Daniel

  6. Ebel e Tatiana Liciburg at 3:18

    Dei uma passadinha no seu blog e gostei muito… gostaria de mencionar alguns lugares que eu e meu esposo conhecemos na Croácia quando visitamos este país maravilhoso, onde vale a pena ir de novo. National Park Plitvice Jezero fora de série, Patrimônio da Unesco, Trata-se de um parque nacional que se estende por 20000 hectares de bosques e de lagos, no coração dos Balcãs. Cascatas, lagos, abundante vegetação, abundância de aves e de ursos entre a sua fauna. Passeio nas ilhas Kornati, no Krka, as praias de Zadar, o maravilhoso som das águas (piano) e o lindo por do sol, Cidade de Knin e Zagreb. Já estamos com saudades….A Croácia é um País lindo e vamos voltar….

  7. Monique Ribeiro at 4:10

    Que legal esse post da Marília por aqui! Quando fui à Croácia ano passado, peguei bastante dicas no blog dela ! Pena não ter ficado mais tempo em Zagreb para apreciar esses detalhes da cidade! Espero voltar em breve. A Croácia é apaixonante!

    • RodandoPeloMundo.com at 11:33

      Oi Monique, o blog da Marilia é mesmo uma delícia de navegar e conferir as dicas desse país incrível! Estamos querendo ir ainda esse ano, vamos tentar! Obrigado pela visita e pela mensagem, muito legal ter você passando por aqui :) Abraço e paz, Michel

  8. Kellen Bittencourt at 15:35

    Legal Marília, meu pai sempre fala muito bem da Croácia, o cemitério deve ser como o de Buenos Aires, famoso tbém por túmulos que mais se parecem obras de arte! Bacana suas fotos e suas dicas, adoro lugares que me fazem voltar no tempo! ficar imaginando o que foi a vida das pessoas naqueles lugares, gosto muito! Felicidades! Abraços a vc e ao Michel!

    • RodandoPeloMundo.com at 11:32

      Oi Kellen, sempre muito bom ver você dando um pulo aqui! :) Foi muito legal a Marilia ter aceitado o convite pra participar, fiquei muito feliz! Aliás, está sendo uma honra ter tanta gente boa participando! Sabe que pra você o blog está sempre de portas abertas! :D Abraços e paz, Michel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>