Conheça o Parque Nacional de Krka (Sibenik), um verdadeiro oásis croata!



rodandopelomundo_croacia_krka01

Pertinho da cidade de SibenikKnin (Dalmácia central) e a cerca de 80 km de Split, encontra-se um dos mais lindos parques nacionais da Croácia e o segundo mais conhecido – depois dos lagos Plitvice -, o Parque Nacional de Krka.

rodandopelomundo_croacia_krka02p

rodandopelomundo_croacia_krka03p

Com sete cascatas, sendo a principal delas e a mais impressionante a Cachoeira Skradinski Buk (e onde, inclusive, o turista pode tomar banho e nadar com os peixes!).

rodandopelomundo_croacia_krka04p

rodandopelomundo_croacia_krka05p

rodandopelomundo_croacia_krka06p

Seja passeando de barco ou fazendo a trilha por uma passarela de madeira de cerca de 2 km pelo parque, a visão que se tem é de um pedaço do céu aqui na terra! Na primavera, com as flores e todo o verde ao redor, a paisagem e o passeio ficam ainda mais agradáveis. As águas azuis, verdes, as quedas d’água, as cavernas, fauna e flora, o cheiro da terra… sensações que só mesmo estando lá para descrever. Espetacular!

rodandopelomundo_croacia_krka07p

rodandopelomundo_croacia_krka08p

Com aproximadamente 100 km² de superfície, é possível percorrer todo o parque por essas pontes de madeira e passar pelas diferentes cascatas e formações rochosas ao longo do parque. Possui também restaurantes e um pequeno museu etnográfico, logo na entrada do parque, onde é possível ver como funcionava os moinhos de engenho de antigamente. Um pouco de história dentro dessa maravilha que é Krka.

rodandopelomundo_croacia_krka09p

De barco pode-se visitar a ilha de Visovak, o monastério de Krka, a cascata Roski slap e a fortaleza Trosenj. Da cidade de Skradin há saídas de barcos com guias locais, e reservas precisam ser feitas com antecedência.

rodandopelomundo_croacia_krka10p

rodandopelomundo_croacia_krka11p

Pra quem curte engenharia e afins é possível conhecer um pouco da história do parque e saber sobre o plano da antiga hidroelétrica de Krka, de 1895. Também, com a queda d’água de Skradinski Buk de 50 m de altura, não tem como não ter sido uma hidroelétrica nos moldes do passado! Ao longo da trilha, painéis explicativos e as ruínas podem ser vistas, e uma curiosidade: a cidade de Sibenik, graças a esse projeto, recebeu energia elétrica antes mesmo de Viena, Roma, Londres e tantas outras cidades européias! Legal, né?

rodandopelomundo_croacia_krka12p

Veja mais detalhes e informações sobre o parque no site oficial www.npkrka.hr e conheça mais sobre a Croácia aqui no Rodando Pelo Mundo, nos posts com muitas dicas sobre Zagreb Split.

Texto e fotos:
Debora Pedroni 
(colaboração exclusiva para o blog RodandoPeloMundo.com)

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.