Rodando pela Tunísia (África): 5 dicas imperdíveis



rodandopelomundo_tunisia_andrearaujo

A Tunísia é um país localizado no norte da África que possui um pouco de tudo: deserto, praias, lagos, oásis, coliseus, ruínas etc. É um lugar interessante, dono de uma cultura exótica aos nossos olhos e diria pouco visitado por brasileiros, ainda mais após a queda do ditador Ben Ali, que provocou uma onda de manifestações na época.

Segue logo abaixo as minhas dicas!

rodandopelomundo_tunisia_andrearaujo01p

Acampar no deserto do Saara
É possível e é uma aventura e tanto, pernoitar acampado no deserto foi uma experiência incrível, as tendas eram confortáveis (havia inclusive ar condicionado e chuveiro quente). Acordar pela manhã e ver aquela paisagem, era sem sombra de dúvida uma experiência magnifica. O local ainda possuía um hamman (banho turco) e piscina.

rodandopelomundo_tunisia_andrearaujo02p

Visitar o coliseu em El Jem
Outro passeio que vale a pena é o coliseu em El Jem, além de gigantesco, é possível adentrar em suas áreas subterrâneas, mas o interessante mesmo é circular ao redor do mesmo tendo uma vista diferente e deslumbrante de cada ângulo da cidade.

rodandopelomundo_tunisia_andrearaujo03p

Andar de dromedário no deserto do Saara
Embora seja um passeio turístico clichê, vale a pena, não somente pelo meio de “transporte” inusitado mas pelas belas paisagens que podemos presenciar no decorrer do trajeto, inclusive o pôr-do-sol, foi quando percebi que desertos também podem ser belos. Além disso o passeio é barato, assim como tudo lá, visto que a moeda deles vale menos que o nosso Real.

rodandopelomundo_tunisia_andrearaujo04p

Visitar as locações de Star Wars
Confesso que não sou fã do filme mas sei que o mesmo possui uma legião de admiradores ao redor do mundo. Visitar a vila aonde o primeiro filme foi rodado e perceber que ela continua intacta ou seja muito bem preservada mais de 30 anos depois, mesmo não havendo nenhum segurança ou cerca no local, é digno de nota.

rodandopelomundo_tunisia_andrearaujo05p

Visitar as ruínas romanas em Dougga
Não poderia deixar de citar um outro passeio interessante, as ruínas romanas na cidade de Dougga. O local é tão grande que parece um verdadeiro labirinto, pode-se ver antigas ruínas ainda conservadas, os wc’s de antigamente, anfiteatros majestosos entre outros lugares. Sem dúvidas uma oportunidade incrível, pois é parte da história daquele país que muitos desconhecem. A Tunísia não é somente o deserto do Saara, existe muito mais à se descobrir, à se explorar e contrariando o que a maioria diz, achei todos os locais muito seguro e em nenhum momento tive qualquer problema.

andre araujo

Sobre André Araujo

Quando era criança, meus amigos sonhavam em conhecer a Disney e eu já dizia África, o desejo tornou-se realidade mais de uma década depois e do jeito que eu imaginei. A partir de então viajei para alguns lugares comuns e incomuns, no exterior e no interior do Brasil, descobrindo lugares, culturas e pessoas. Viajar para mim não é apenas um lazer mas uma forma de ampliar os meus horizontes. Carioca, morador de Niterói, e com uma lista imensa de lugares para visitar um dia.

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Angela

    Oi tudo bem? Vou com uma amiga para a Sicília e como é bem perto da Tunísia estamos vendo a possibilidade de irmos. Que restrições – ou cuidados – vc acha que devemos tomar já que somos duas mulheres? O camping no Saara parece incrível. vc teria ainda o nome do hotel/ agencia onde contratou? Muito legal o seu blog! Desde já, obrigada. Angela.

    • André

      Olá Angela

      Sorry Angela pela demora!

      não é um país muito adequado para 2 mulheres sozinhas viajarem, certamente vcs serão muito observadas de forma insistente pelos homens, digo isso pq havia 2 amigas comigo e eu notei isso. Soube que mulheres nào são bem vistas em bares, mas minhas amigas precisavam muito usar o wc, entào entrei com elas e ficava na porta do wc!
      A agencia foi a Tunisia tours, eles tem um escritório em SP.

      Abraços

  • wow que destino fantástico, lembra um pouco Marrocos que eu tanto adoro. a nível cultural é bem interessante, e tem ruínas romanas, oásis e parece que muita diversão! abraço do Rio de Janeiro!

    • André

      Olá, desculpe pela demora mas tenho andado um pouco ausente da internet.
      A viagem foi incrível e vale muito a pena mesmo conhecer o país, pois ele tem um pouco de tudo: história, praias, desertos e o exotismo.

      Abraços

  • gabriela salgado

    Oi, andré! Sempre quis conhecer países diferentes, especialmente, o “universo” árabe, então surgiu a oportunidade: Vou viajar para a Tunísia no final desse ano para fazer um trabalho voluntário num orfanato, pela universidade que eu estudo.
    Queria saber como é a culinária, as pessoas de lá, o clima, se tem alguma dica de algo e se dá para me virar lá com o dindin de uma universitária hahaha
    abraços!

    • André Araujo

      Oi Gabriela!

      A culinária lá é um pouco exótica e tbm apimentada para os meus padrões mas é interessante de qualquer forma. Qto ao clima, não saberia lhe dizer ao certo mas faz muito calor como aqui.
      As pessoas são gentis, evite roupas curtas e nào entre em bares, pois são locais somente para os homens.
      Os preços varia de lugar pra lugar, me envie um email: andrekairo@gmail.com

  • Laís

    Olá! Vc poderia me dar uma indicação de hotel? Ql cidade vc ficou?

    • André Araujo

      Olá Laís, foram diversos hoteis ao longo de 12 cidades aprox. visitadas, o melhor deles na minha opinião foi o El mouradi Palm Marina em Sousse.

  • Parabéns pela postagem, a Tunísia só por esse post já me deixou fascinado, além do Marrocos, que já planejo viajar para lá faz tempo. Visitar as locações de Star Wars, é sem sombra de dúvida um dos meus desejos, já acampar no deserto, não sei, fico com o pé atrás rsrs e a culinária? É boa?

    • André Araujo

      Olá Jordy, acampar no deserto foi muito legal, a noite fizemos uma pequena caminhada pelo deserto(ao redor do camping) sob a luz da lua. A culinária deixa a desejar, é um pouco exótica demais e apimentada.
      Abraços

  • Esse acampar no diserto do Saara deve ser realmente um barato. Esse Coliseu em El Jem deve ser bem mais interessante que outros existentes por esse mundo a fora. Os dromedários temos aqui em Natal – Praia de Genipabu – sinceramente, o daqui, não gostei.
    Parabéns pessoal!

    • André Araujo

      O coliseu era muito interessante pois estava muito bem conservado, mas de todos os passeios o camping foi o melhor.