Dunedin – Um pedacinho da Escócia na Nova Zelândia!



rodandopelomundo_dunedin01

Uma cidadezinha pequenininha com charme europeu e enorme influência escocesa. Assim é Dunedin (lê-se dã-ni-rin), a segunda mais importante cidade da ilha sul da Nova Zelândia e a principal da região de Otago.

Quando se ouve falar sobre a Nova Zelândia a gente logo pensa em praias, montanhas, muito verde e esportes radicais. Mas Dunedin tem características de cidade próxima a neve, remete a lugar frio, onde o gostoso é curtir um chocolate quente, ficar pertinho de uma lareira….. quem diria, na Nova Zelândia! Com prédios de arquitetura da era Vitoriana que contrastam com algumas partes mais modernas da cidade, Dunedin também tem uma costa litorânea incrível, e alugar um carro pra visitar todos pontos é uma ótima dica.

rodandopelomundo_dunedin02

O que de cara chama a atenção do turista quando chega à cidade é a famosa Railway Station, a antiga estação de trem Taieri Gorge, o marco da cidade. Parece toda feita de açúcar, chocolate… como essas decorações de bolo de aniversário, sabe? Da estação partem trens diários que cortam o lindo Rio Gorge, passando por viadutos de ferro e túneis. Do porto Chalmers, de onde chegam e partem os cruzeiros, é possível embarcar no trem que passa por todas essas regiões num passeio que dura cerca de 2 horas. Cenário encantador!

rodandopelomundo_dunedin03

A outra atração da cidade é a fábrica de chocolates da Cadbury. Adorooooo!!! O cheirinho de chocolate é sentido desde o início da rua, e quando a gente vai chegando perto fica impossível de não entrar! Uma dica super legal pra quem tem crianças, pois os pequenos realmente se divertem vendo todo aquele mundo de cores!! É possível planejar o tipo de tour e a duração. Na Full tour (75 minutos) você poderá ver todo o processo de fabricação, desde o cacau até os produtos, e também fará um passeio pelo Purple Silo, onde uma tonelada de chocolate liquido não para de cair na sua frente! Dá vontade de se jogar com a boca aberta e não sair mais de lá! E todo mês de julho, eles realizam o Carnival Cadbury, com competição, decoração, pintura, escultura… tudo com chocolate! Mais info: www.cadbury.co.nz

O único castelo da Nova Zelândia se encontra em Dunedin. O Castelo Larnach possui uma vista impressionante, e seus jardins ao redor inspiram cerimônias de casamento, comemorações em geral e eventos como baile de máscaras e picnics. Comprado pela família Barker em 1967 e restaurado, o castelo possui um jardim exuberante, reconhecido como Jardim de Significância Internacional pelo país. Além disso, pode-se reservar os quartos e também jantar no restaurante do castelo. Vida de rei por alguns dias!

rodandopelomundo_dunedin04

Dunedin também abriga  a espécie rara de pinguim, o pinguim azul – o menor do mundo -, e a espécie em extinção, o pinguim do olho amarelo. Localizado  a cerca de meia hora do centro da cidade e através de tours organizados que duram uma hora e meia, o turista pode observar essas coisinhas fofas livres na natureza, voltando do mar depois de 14 horas nadando e caçando!

rodandopelomundo_dunedin05

O Octagon é a praça central da cidade, e ali se vê prédios e igrejas no estilo gótico, como a Igreja de São Paulo, a Câmara Municipal, a Biblioteca Publica, galerias, restaurantes com as mais variadas opções, e butiques desde artigos típicos da Escócia, como o traje kitsch, galerias de arte com tudo o que se possa imaginar. Pra quem curte esportes, vale a pena encarar atividades como hiking, biking, kayaking e surfing também.

Mais informacoes no site oficial da cidade> http://www.dunedinnz.com/visit/home

Enfim, Dunedin concentra tudo isso e mais!! Vale a pena passar lá!!

Até a próxima, galera!!
Debora Pedroni

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Olá! Adorei as informações sobre Dunedin! Usarei durante minha estadia por aqui! Eu e meu marido estamos viajando pela Nova Zelândia e rodaremos aqui por um ano. Estamos escrevendo nossos relatos no nosso blog: http://vidacigana.com/

  • Miriam

    Também tenho feito algumas viagens… mais ainda estou bem longe de 30 países! rs
    Mas me intrigou a escolha pela Croácia!!! qual o motivo da sua escolha?! O que há de encantador para escolher a Croácia dentre mais de 30 países?!?!

  • Massa demais!
    Muito charmosa a cidade.. deu vontade de conhecer!