Minha cidade, meu destino: Berlim (André Araujo)



Quantas vezes você pensou em viajar dentro da própria cidade? Muitas vezes deixamos de aproveitar muitas coisas que estão debaixo dos nossos narizes, e foi por isto que convidei alguns amigos especiais para participarem da série“Minha cidade, meu destino”, onde cada um irá publicar 5 fotos e 5 dicas especiais. Assim como o Rio de Janeiro, Berlim sem dúvida também é um destino que merece uma dobradinha na série! Depois da Claudia Boemmels, é a vez do André Araujo trazer mais 5 dicas para curtir na “cidade celestial”.

Duas características definem Berlim: moderna e cosmopolita, onde passado e presente estão lado a lado como na época quando a Alemanha estava dividida entre o capitalismo e o socialismo. Sua história sempre me fascinou, marcado por períodos difíceis para não dizer triste, é importante ressaltar que o povo alemão nunca escondeu o seu passado, ele esta lá, presente nos museus, centros culturais, nos resquícios do muro. A história não foi esquecida – ela esta preservada para todos. Poderia dizer que os meus poucos dias em Berlim, foram dias de socialismo, dias em que vivi uma Berlim de outros tempos.

rodandopelomundo_berlim_museu

DDR Museum
Visita obrigatória para aqueles que tem interesse sobre a época do regime socialista, através de um rico e variado acervo desde objetos, fotos e filmes. É um lugar impressionante, com um acervo completo, destaque para a mobília a produtos de uso pessoal, até automóveis encontram-se em exposição.

rodandopelomundo_berlim_ostel

Ostel albergue
Seria somente mais um hostel entre tantos que existem em Berlim se não fosse um detalhe: O albergue esta totalmente ambientado no período socialista, todos os cômodos e inclusive a recepção remontam ao passado. O luxo deu lugar ao básico como na época, por isso os quartos são simples mas a decoração dos ambientes nos faz ter pelo menos uma noção de como era as residências na Alemanha oriental. [Mais informações]

rodandopelomundo_berlim_muro

East Side Gallery
O muro não foi derrubado totalmente, ainda há resquícios dele em algumas áreas da cidade. No East Side Gallery é aonde esta localizado a maior parte preservada do muro. É uma visita emocionante sem sombra de dúvida, ha mensagens de alegria e esperança de todas as partes do mundo através de criativos grafitis.

rodandopelomundo_berlim_tacheles

Tacheles
Seria apenas um prédio velho e pichado habitado por artistas undergrounds, que se apossaram do lugar logo após a queda do muro. Outros prédios foram habitados por punks e alternativos. Tacheles é uma galeria de arte a céu aberto, onde artistas expõem suas obras de arte(a maioria em metal) a troco de contribuições de qualquer valor. Obviamente as obras estão a venda mas o grande barato mesmo é visitar o local e sentir aquela atmosfera de transgressão contra algum sistema. Para quem curte programas alternativos, essa é uma boa dica.

rodandopelomundo_berlim_balao

Passeio de balão
O passeio é curto (20 minutos) e caro (19 euros) mas vale a pena. Ele não sobrevoa a cidade pois esta preso a um cabo de aço, de qualquer forma atinge uma altura considerável, de onde se tem uma belíssima vista panorâmica de Berlim. É possível ver quase toda a cidade e se o dia estiver ensolarado melhor ainda, para aqueles que tem medo de altura, serão os 20 minutos mais longos de sua vida certamente.

andre araujo

Sobre André Araujo

Quando era criança, meus amigos sonhavam em conhecer a Disney e eu já dizia África, o desejo tornou-se realidade mais de uma década depois e do jeito que eu imaginei. A partir de então viajei para alguns lugares comuns e incomuns, no exterior e no interior do Brasil, descobrindo lugares, culturas e pessoas. Viajar para mim não é apenas um lazer mas uma forma de ampliar os meus horizontes. Carioca, morador de Niterói, e com uma lista imensa de lugares para visitar um dia.

Confira todos os posts da série “Minha cidade, meu destino”.

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Pena que conheci Berlim logo após ter ido na Oktoberfest, daí estava cansado e em uma outra vibe. Gostei do que vi, mas queria ter aproveitado mais. Parabéns pelo post. Abraços.

  • Ai que ótimo que achei esse post!!! Vou fazer intercambio pra Berlim ano que vem e estava bem perdidinha! Esse post com ar bem local para quem vai ficar um tempo a mais e nao só como turista foi perfeito pra mim! Obrigada!

    • André Araujo

      Obrigado Selma, fico contente que o post tenha lha auxiliado!

  • Olá, André! Adorei o blog e o seu post tb! Ainda não conheço Berlim, mas com certeza um dia ainda irei conhecer!!
    Gostei muito também das fotos e do modo como você escreve! Parabéns!

    • André Araujo

      Obrigadão Mariana, fico contente que vc tenha curtido o post. Vale a pena conhecer essa incrivel cidade!
      Beijos

  • Adoro berlin, esta cidade é incrivel!!!!
    parabéns pelo post!

  • Essa cidade tem muita historia. Quem ama historia precisa ir um dia a berlim.

  • Parabéns! Gostei muito do seu blog.

    Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma “viajada” por lá… é Muita Viagem! =)

    Muita Viagem – blog com relato de viagens

  • A quem se interessa por esportes, a Maratona de Berlim é uma das mais emocionantes e mais bem organizadas do mundo. Juntamente com a maratona de Nova Iorque, forma um roteiro mundial da saúde, onde esportistas usam os eventos como excelente desculpa para viajar! Forte abraço, Saulo

  • boas dicas!! Berlim continua na minha lista de lugares a visitar!!! espero poder ir asap!! :)