“Aqui se faz gostoso”… Descubra os encantos de São Miguel do Gostoso – RN



São Miguel do Gostoso. A primeira vez que ouvi este nome fiquei bastante curioso…

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_02

Procurei ler alguma coisa, mas a melhor forma seria tentar explorar pessoalmente, já que teria o Flávio Carneiro, amigo do meu irmão Michel (autor do blog), como referência. Ele é quase um nativo, já que há alguns anos atrás trocou a correria de São Paulo para viver e trabalhar por lá. Desde os preparativos, acabou sendo um ótimo contato para programar a viagem!

Hoje posso afirmar que São Miguel do Gostoso é a melhor cidade pequena no litoral do Brasil que já conheci! Vou tentar descrever um pouco e mostrar algumas imagens dessa viagem que, apesar de rápida, deixou o gostinho de um lugar incrível, único ‐ realmente Gostoso!

Nas dicas vou falar sobre o caminho, as distâncias, onde ficar, o que fazer, o que comer (não faltam opções excepcionais – padrão melhor que de cidades grandes, pois os preços em Gostoso são muito em conta), as praias, os esportes radicais (Kitesurf, Windsurf, Stand Up e Slack Line), as atividades noturnas, os bares e os passeios. Enfim, tudo que você precisa para se aventurar por lá!

Por volta de 110 km da capital do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso é uma pequena vila de pescadores ao norte de Natal. Com cerca de 10 mil habitantes, diversas praias, uma rua principal, e muitas opções de restaurantes e bares. A diferença crucial desse local parece ser a paixão que todos moradores ‐ e aqueles que decidiram tocar suas vidas por lá ‐ têm por tudo que fazem. Desde os detalhes aconchegantes da pousada, até a qualidade de restaurante em frente à praia com um espaço único para você realmente aproveitar a noite.

Desembarcando em Natal de avião, uma ótima opção é alugar um carro para ir até Gostoso. Eu reservei um carro pela internet e fui recebido no desembarque do aeroporto, onde me entregaram o carro a menos de 15 metros da porta de saída… muito prático e econômico. Como eu estava levando o material para fazer Kitesurf, optar por ônibus ou outro tipo de transporte seria bem mais trabalhoso ‐ o Transfer tem um preço a partir de R$ 160,00 (o carro fechado). Já o aluguel do carro saiu por volta de R$ 70 a diária, com ar‐condicionado. Não se engane, pois apesar de ser uma cidade pequena, vale à pena ter um meio de transporte por lá para poder explorar tudo que Gostoso e seus arredores podem oferecer.

A viagem leva pouco mais de uma hora: pegue a BR 406 (acesso através da Av. Felizardo Firmino Moura), depois siga pela a RN‐107. Continue por esta rodovia até chegar na BR‐101, onde vai rodar cerca de 70 km. Pegue à esquerda na RN‐221 e siga até Gostoso.

PROGRAMAÇÃO E ESPORTES
Localizada “onde o vento faz a curva”, a vila de São Miguel do Gostoso é um dos melhores pontos que já vi no país para praticar alguns esportes radiciais. Windsurf e Kitesurf encontram condições perfeitas por lá, onde a direção e intensidade do vento entre setembro e março são excepcionais. Existem algumas escolas onde você poderá fazer as primeiras aulas ou até mesmo ter apoio utilizando seu próprio equipamento.

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_03

Acompanhamos uma aula de kite com o Flávio “Mineiro” e deu para ver o porquê ele já é famoso pela tranquilidade que passa aos seus alunos. Sempre focado, principalmente nas questões de segurança, deixa o aluno bem confiante para começar os exercícios na água. Além de instrutor, o Flávio também organiza kitetrips especiais por toda a região, proporcionando momentos únicos em praias desertas (“secret spots“) com condições perfeitas para a prática do kitesurf.

Para quem se interessar, pode entrar em contato com o Flávio “Mineiro” Carneiro pelo telefone (84) 9481-6321 ou flavio.branco@gmail.com e solicitar todas as informações necessárias, inclusive montagem de pacotes com pousadas, transfers, aulas e passeios.

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_04

No Albergue da Jangada e Escola Gostoso eles têm todos os equipamentos mais novos para o esporte (são renovados a cada ano) e foi onde tive o apoio para praticar, além de acompanhar algumas aulas para iniciantes…

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_05

Ainda para relaxar e treinar o equilíbrio, slack line ou uma aula de Stand Up, seguida de um incrível pôr‐do‐sol visto de dentro do mar!

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_06

Enquanto eu fazia kite na praia do Santo Cristo encontrei os kitesurfistas Anderson e Jone, que estavam no meio de um Mega Down Wind (Olinda /PE – Fortaleza /CE) com mais de 1000 km pelas praias do litoral Nordeste do Brasil. Eles aproveitaram a estadia no Albergue da Jangada naquela noite, para seguir nos dias seguintes para a conclusão de um novo recorde brasileiro.

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_07

Para os familiares e outros visitantes que querem só aproveitar as férias, existe uma ótima estrutura para relaxar e curtir as praias quase desertas num cenário rústico e aconchegante. Ao longo das principais praias da vila existem também várias pousadas e restaurantes com pratos caseiros deliciosos.

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_08

Uma ótima opção para o começo do dia ou para o pôr‐do‐sol seria percorrer as praias limpas e quase desertas a pé. Dentre as praias de Gostoso posso citar:
Ponta do Santo Cristo: foi considerada nos últimos anos a melhor praia do Brasil para esportes como kitesurf e windsurf; Praia do Cardeiro / Praia da Xepa: é paralela à rua principal, na região mais movimentada; Praia do Maceió / Praia de Tourinhos: a 6 km do centro através de uma estrada de areia batida, é uma excelente opção para quem quiser descansar um pouco do vento de São Miguel. Águas calmas, bom para andar e nadar, curtir com crianças. Existe bonita uma formação de pedras na parte leste da praia.

Quem tiver a opção de ficar mais tempo de férias em São Miguel do Gostoso, existe uma vila de pescadores ainda menor chamada Galinhos, a cerca uma hora de viagem de buggy pela areia da praia. Galinhos não tem transporte público, motos ou carros, tudo é bastante rústico, mas vale a pena ser visitada para se fazer kitesurf e admirar a exuberância da natureza.

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_09

ACOMODAÇÕES E ALIMENTAÇÃO
Fiquei hospedado no Albergue da Jangada, gostei demais do local e das pessoas que conheci por lá… a pousada é muito bonita e tem um clima fantástico. As acomodações podem ser de acordo com as preferências e necessidades de cada hóspede. Dentre as opções existem os quartos Amazônia, Arraia, Cumaru, Cioba… quartos construídos em madeira para até três pessoas e também dois quartos maiores ‐ os estúdios, construídos em madeira e alvenaria, que acomodam até cinco pessoas. Particularmente, gostei muito da varanda privativa espaçosa, com rede e mesa, que dão um clima incrível à suíte Tartaruga. O Albergue da Jangada oferece ainda banheiros para portadores de necessidades especiais.

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_10

Posso citar alguns restaurantes fantásticos que tive a oportunidade de conhecer, como:
Spaço Mix, onde você passa a noite com ótimas músicas a cargo da carismática figura de Dj Sebah. Com um atendimento excelente você poderá desfrutar de vários drinques e pratos diferentes! Este bar e restaurante é um dos mais espaçosos e criativos da cidade, e costuma funcionar num horário além do horário normal de fechamento dos demais restaurantes. As mesas, cadeiras e sofás na areia, os bares e palco pensados e construídos nos menores detalhes, as diversas árvores, o barulho do mar, o mirante com tapete, sofá e almofadas convidam a passar momentos realmente especiais, sob o céu único e estrelado de Gostoso.

Jardim Seridó (comida mexicana e frutos do mar), Point do Pastel, Menino da tábua (espetinhos) e Bar do Tico.

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_12

Ideia de Jerico ‐ restaurante de um Chef formado em Gastronomia que trabalhava em São Paulo. Com um atendimento muito atencioso e refinado, mas ainda dentro da simplicidade de Gostoso, ele usa as combinações mais elaboradas e os melhores ingredientes para criar pratos e saladas dignos dos restaurantes mais caros das capitais, só que fica na frente da praia, em São Miguel ‐ a qualidade e preço são realmente incríveis.

As noites geralmente são calmas em Gostoso, mas nos finais de semana é comum rolar algumas festas ou encontros mais animados. Um dos points é o Madame Chita, uma mistura de creperia, bar e loja, que oferece caipirinhas de vários sabores e sobremesas exóticas. Sempre rola um movimento no bar Jack Sparrow’s, na Ponta do Santo Cristo, uma espécie de pub na areia da praia com trilha sonora de rock e muitos gringos.
No final de semana que eu estive por lá houve o Conexão Reggae Festival, reunindo muita gente pra curtir o show de duas bandas de forma bastante descontraída.

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_14

Outro programa que volta e meia acontece por lá e tive a oportunidade de curtir bastante foi a QUINTA DO VINIL, num clima incrível do Sunset Bar e uma cerveja super gelada, na Pousada Recanto da Praia. Com uma galera especial, de pé na areia e na beira da praia, pude curtir por horas as melhores músicas em vinil ao som do Dj Flávio.

rodandopelomundo_saomigueldogostoso_15

“Aqui se faz gostoso” é o lema da cidade e foi isso mesmo que pude comprovar em praticamente tudo que vi por lá! Definitivamente, é um lugar que todos deveriam ter a oportunidade de conhecer!

Texto e fotos: Marcel Passos Zylberberg

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Incrível… Não tem quem leia esse post e não queira conhecer o local. Parabéns.

  • Ana

    Melhor relato sobre SMG que já li!!!
    Parabéns!!

  • celia pereira

    quero conhecer sao miguel gostoso.

  • Bom em atividade. Estamos de olho :)

  • Felipe

    Olá Michel, muito bom seu relato sobre S. Miguel do Gostoso. Estou indo pra Natal no próximo novembro, quero passar lá.
    Gostaria de saber qual o nome da empresa que você locou o carro?

    Abraço

    • Marcel Zylberberg

      Grande Felipe,

      Eu consultei os preços para alugar o carro em http://www.alugueldecarro.com.br e fiz a reserva na que estava mais em conta e bem classificada na época. A vantagem é que reservando antes você consegue um desconto muito maior do que fechando o preço na hora. Mais de 25% de desconto na tarifa cheia. Fiz pela Serra Dourada. Todos os estandes de locadora ficam bem no desembarque do aeroporto de Natal. Abraços!! Excelente viagem!