Curtindo “la bella vita” em Cesenático – Itália (Parte 1)



Muitas vezes a vida corrida de blogueiro abre portas para convites, e foi em um destes que embarcamos para um fim de semana em Cesenático, na bela região da Emília-Romanha. Localizada na mesma costa italiana onde estão Veneza e Ravena, e bem próxima à Rimini e San Marino, a cidade pode ser considerada a “irmã” menos famosa – pelo menos no exterior. Uma pena, pois desde a chegada ficou clara uma ótima estrutura pra receber turistas, especialmente famílias com filhos pequenos e amantes das duas rodas.

rodandopelomundo_cesenatico01

Depois de uma viagem tranquila paramos o carro no estacionamento e deixamos as coisas no ótimo Hotel Excelsior Cesenatico. O primeiro programa do passeio já é uma tradição entre os visitantes: pegar as bicicletas do hotel e passear pela cidade. Com a ajuda do pessoal (super atencioso e disponível) do hotel marcamos no mapa algumas referências interessantes e saímos sem pressa para voltar. Passamos pelo parque da cidade, meio rústico, mas bem legal. Depois cruzamos uma infinidade de quiosques para todos os gostos e estilos, muitas quadras de areia, parques para crianças e decidimos seguir até o porto – um dos mais famosos cartões-postais da cidade.

rodandopelomundo_cesenatico02

Com um mar limpo super tranquilo e praias de areia branca, Cesenático mantém o estilo clássico da região, com muitos quiosques e o famoso mar de “ombrelloni” (guarda-sóis). Quase todos os quiosques têm brinquedos para as crianças, banheiro e uma boa variedade de comidas e bebidas. Por duas cadeiras e o guarda-sol pagamos 8 euros, mas acredito que seja mais caro na alta-estação. O preço é alto, mas é a tradição italiana. Existem lugares grátis, mas sem nenhuma estrutura ou proteção para o sol. Pagar uns 10 euros por dia pode pesar no fim da viagem, mas o importante é pensar nas prioridades e encontrar a melhor solução.

rodandopelomundo_cesenatico03

Voltando ao passeio de bicicleta, boa parte do litoral conta com uma grande ciclovia e estradas muito bem sinalizadas, mas em um trecho entre o centro e o porto é melhor tomar um pouco de cuidado, especialmente se o tráfico for intenso. Acabamos dando uma volta rápida pelo porto e passamos na frente do bar onde no fim da tarde rolaria um happy hour com os outros blogueiros convidados. A escolha não poderia ter sido melhor, o Maré Cesenatico, um aconchegante e refinado café bar na ponta da praia.

rodandopelomundo_cesenatico04

Eu não conhecia pessoalmente os outros quatro convidados e nem a responsável pela organização da viagem, mas em reuniões assim geralmente basta procurar uma mesa onde todos escrevem nos celulares ou tiram fotos de tudo. Mesmo eu evitando ao máximo, acaba sendo inevitável nesse tipo de ação. Mas o papo acabou sendo bem legal, acompanhado de uma ótima comida (até meio exótica, direi) e drinks dos mais variados. A salada cultural também estava servida: um filipino que mora na Alemanha, uma australiana que mora na Holanda e dois alemães. Todos curtindo pela primeira vez os encantos de Cesenático. Ainda fomos brindados com um pôr-do-sol espetacular para fechar o primeiro dia de passeio, já que estávamos muito cansados das viagens. Além do belíssimo panorama, no terraço do bar tinha música ao vivo com várias canções brasileiras, a vibe não poderia ter sido melhor!

A viagem ainda reservou belas surpresas, confira aqui na segunda parte! :)

Abraço e paz!

Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com

P.S.: Como citado no início do post, essa viagem foi um convite do ente turístico da região de Cesenático. Todas as atividades e a nossa hospedagem no hotel foram pagos por eles. Ficamos honrados e agradecemos mais uma vez pelo convite. Conheça mais sobre o projeto no Facebook e no Twitter.

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Luciana Rodrigues – Turismo em Roma

    Michel, temos amigos que moram em Cesenatico. Aproveitando a hospedagem grátis que temos por lá, vamos aproveitar para curtir as dicas. Aquela costa da Itália é muito gostosa. Abs, Lu

    • Oi Luciana, é sempre legal ver você dando um pulo aqui no blog :)
      Aproveitem mesmo para visitar os amigos, quem sabe um dia também nos encontraremos por aqui?
      Abs e paz, Michel

  • Pingback: Curtindo "la bella vita" em Cesenático - Itália (Parte 2)Rodando Pelo Mundo()

  • Pingback: Abschied mit Stil - Arrivederci Cesenatico | TravellerblogTravellerblog()

  • adorei cada palavra deste documentário. É uma forma de viajar com vocês,conhecer lugares através destas explicações,fotos e,quem sabe ,um dia poder sentir estas sensações de liberdade e conhecimento como os que aqui os descreve….te agradeço esta oportunidade…abs.

    • Oi Elaine, muito obrigado pelo comentário, é muito bom saber que você gostou e de ter você “pegando uma carona” nos nossos relatos! Abraço e paz! Michel