Mudar de cidade, estado ou país é sempre uma correria, mas no meio dessa confusão existe algo que nos ajuda a “recarregar as baterias” – a deliciosa sensação de ser turista em tempo integral.
Troquei Locarno por Lugano em 2012 atrás e acabou sendo uma mudança muito positiva. Apenas quarenta quilômetros de estradas cenográficas separam essas duas cidadezinhas na parte italiana da Suíça. Ambas são cidades turísticas, mas Lugano é também uma cidade empresarial, cheia de vida, com muito mais estrutura e atrações – especialmente fora da temporada de verão.
Passear pelas trilhas que cortam as belas montanhas em torno da cidade (cuja vista me recorda muito o meu Rio de janeiro), visitar os diversos museus, feiras e exposições, se render aos pecados da gula nos bons restaurantes ou agitar nos bares e vida noturna até o amanhecer. Depois de alguns meses aqui ainda sinto a gostosa sensação de ser um turista em minha própria cidade. E quero descobrí-la aos poucos…
Toda cidade tem um ponto de encontro, um lugar especial onde as pessoas se reúnem e onde acontecem os mais variados eventos culturais. O coração de Lugano, com seus 60 mil habitantes, sem dúvida bate na ampla e charmosa Piazza della Riforma (Praça da Reforma). Cercada por prédios históricos, hotéis, bares, restaurantes e belezas por todos os lados, a praça é ponto de partida para as elegantes estradinhas comerciais do centro e – passando pela bela fontana (fonte) da Piazza Canova – é docemente abraçada pelo belíssimo Lago de Lugano.
O chão de pedra natural da Piazza della Riforma abriga o imponente Palazzo Civico (sede da prefeitura municipal, construído entre 1842-44 e palco histórico da vida política da cidade) e irresistíveis bares e restaurantes onde locais e turistas degustam ao menos um bom café e uma taça dos melhores vinhos.
Claro que não poderiam faltar os poderosos bancos, já que Lugano é a terceira maior praça financeira da Suíça, depois de Zurique e Genebra. Tudo cercado pela clássica atmosfera local, de tranquilidade e segurança.
Durante o ano a Piazza della Riforma vira palco de uma infinidade de eventos gratuitos, como BluesToBop entre agosto e setembro, Estival Jazz e Swiss Harley Days em julho e o maior e mais famoso e animado reveillon da região (Capodanno in Piazza).
O período de natal é outra atração importante que começa dia primeiro de dezembro e vai até dia cinco de janeiro – Natale in Piazza é marcado por uma série de eventos, tanto para crianças quanto adultos. Nós brasileiros, órfãos de neve, podemos respirar a atmosfera de natal dos filmes americanos. O frio acaba virando um ingrediente a mais nesse cenário mágico.
O brilho das luzes da maior árvore de natal da cidade só se apagavam para deixar espaço ao festival de luzes, sons e cores da projeção temática na fachada do Palazzo Civico.
Seja um passeio de barco ou a pé pela beira do Lago de Lugano com um panorama digno de “cidade maravilhosa” ou pelo centro histórico – da luxuosa Via Nassa – cheio de lojas de jóias e acessórios, roupas, gastronomia e muitos outros, o passeio é roteiro obrigatório para quem passar aqui por Lugano.
Trens, ônibus ou umMichel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com