Minha cidade, meu destino: João Pessoa – PB (Constança Magalhães)



Quantas vezes você pensou em viajar dentro da própria cidade? Muitas vezes deixamos de aproveitar muitas coisas que estão debaixo dos nossos narizes, e foi por isto que convidei alguns amigos especiais para participarem da série “Minha cidade, meu destino”, onde cada um irá publicar 5 fotos e 5 dicas especiais. A nossa amiga Constança Magalhães é apaixonada pela sua cidade e compartilhou dicas bem legais com a gente:

João Pessoa fica localizada no nordeste do Brasil, entre os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Sempre que viajo e  volto a este litoral com águas mornas, suspiro e me sinto privilegiada  de poder viver  em harmonia com esta cidade praieira  e de natureza abundante.  Temos 130 km de litoral, com praias belíssimas e algumas, dependendo da estação,   sem muito fluxo de pessoas.  Quer  naturismo?  Temos a praia de Tambamba, no litoral Sul,  a praia Bela para a pratica de Surf, a praia de Coqueirinho, para relaxar com a família, Tabatinga para suspirar e muito mais. As praias em João Pessoa são urbanas, próximas ao centro, 8 km de distancia de Tambaú ao centro da cidade.

Orla da praia de Tambaú | Foto de Simão Vieira de Mairins https://www.flickr.com/photos/simaovieira/5169300219/

Orla da praia de Tambaú | Foto de Simão Vieira de Mairins

1. O que é mais fantástico aqui  é que as pessoas em João Pessoa, podem caminhar  a partir de 5 horas da manhã até 8 horas, sem problemas com o tráfego. As avenidas principais da praia, e de alguns bairros, são fechadas para a prática de esporte: bicicleta, corrida, skate, caminhada, passear com seu animal de estimação, conversar com seus amigos, fazer exercícios funcionais ao longo da orla, uma prática muito saudável. Tomar uma água de côco, poder tomar um guaraná e partilhar desta energia, uma experiência que recomendo.

Foto de Anizio Silva

Foto de Anizio Silva

2. Gastronomia: João Pessoa tem  sol o ano inteiro,  as temperaturas são altas,  média de 30 graus , mas nós conhecemos as estações,   pelas frutas.  Temos o caju, a melancia, a manga, a pitomba, o cajá, a mangaba e o abacaxi. Temos também sorvetes para amenizar o calor. Tapiocas, comidas de milho são também muito saborosas.

Bosque da Barra - Parque Arruda Câmara | Foto de Juliana Coutinho https://www.flickr.com/photos/ngmmemuda/5397292386/in/photolist-9dWwZh-9g8vcV-9Kdgiw-9g8sRF-6EdJ2Y-9gbQzw-6E7WyC-9g8NTR-6iJrUz-79UwWx-9JyyyU-9JxSQj-9JuWaZ-9g8pN2-9Jxo6C-3MJNFf-3MFjrx-3MFFhZ-3MF9Vc-3ML6GN-3MK2ML-3MJSyb-3MEjGc-3ML2U9-3MFsSa-3MKxN7-7QmS1w-3MF4T8-3MFSVP-3MGfRM-3MLDDC-6Ydwwa-3MLALC-3MMBWU-3MLiX3-3MLepy-3MGTqD-3MFopM-3MGe7M-7dsDNE-7cCEpi-9g7wMn-7cHFLU-4DMryH-4DMt6r-6Dy3t4

Bosque da Barra – Parque Arruda Câmara | Foto de Juliana Coutinho

3. Este é o Parque Arruda Câmara, no centro da cidade. Aos domingos e feriados, eles interditam a passagem de uma das vias para a prática de esporte. Mais uma alternativa para passear pelo centro.

4. Temos também ilhas de areia e corais , onde só podemos chegar de barco. Muito divertido ver os cardumes e o colorido da pipas de kite e Windsurf. Toda esta energia, faz o povo ser alegre, comunicativo e hospitaleiro. Somos receptivos.

Pôr-do-sol no Jacaré | Foto de Ana Patícia Almeida https://www.flickr.com/photos/anap/3852441874/in/photolist-6SqLKC-fe87Ec-aXD2Wx-4dz5k2-9f2cPU-4AUDzt-4AUDF2-4AYUzU-89mNay-bv5Wg1-qWpQxo-bjxgJ5-efz7A-6ADM4-7j1u9n-5c68LQ-aXrZfg-aXrXKz-9JYJjH-7NMyWU-9K2y8N-9rDp1x-7DKuWi-fALyAY-rS4YUw-bxsagX-bjxgzG-bjxgEG-bxsa8v-KMciX-iaFzb-gfsyrm-415wo-qdLJcx-9P8pVA-bnztiu-x2Rcy-9tGvLS-9WyD7m-7g82EU-6EerdH-8TLf2h-7kYyR7-bxdCTq-bL8qRT-bxdJgY-bL8sfZ-73t7ZE-82DEPD-AyqpY

Pôr-do-sol no Jacaré | Foto de Ana Patícia Almeida

5. Este pôr-do-sol  é também  famoso, é o pôr-do-sol do Jacaré. Sempre vem um  músico cantar o Bolero do Ravel, o  Jurandir do Sax, em uma barca. Muito bonito e emocionante.

Se você gosta de descontração, maresia, calor, esportes,  pessoas comunicativas e alegres, venha a João Pessoa. Você não vai se arrepender.

Confira todos os posts da série “Minha cidade, meu destino”.

Colaboração de Constança Magalhães

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Nara Roseli Sant Anna

    Adorei João Pessoa. Eu e meu marido fomos aí em 2014 e amamos. Lindo como tu des reveste. Bem assim. Pretendemos no ano que vem, passar o inverno ai, nessa amada cidade. Muito frio e chuva aqui no RS. Em 2016 nos espere, se Deus quiser.

    • Oi Nara, muito obrigado pela visita e pelo comentário! Realmente trocar o frio e a chuva pelos encantos de João Pessoa não é nada mau! :D Espero que a viagem seja tão especial quanto foi a primeira e que as dicas ajudem de alguma forma! Abraço e paz, Michel