Minha cidade, meu destino: Salvador (Vaneza Narciso | Vaneza com Z)



Quantas vezes você pensou em viajar dentro da própria cidade? Muitas vezes deixamos de aproveitar muitas coisas que estão debaixo dos nossos narizes, e foi por isto que convidei alguns amigos especiais para participarem da série “Minha cidade, meu destino”, onde cada um irá publicar 5 fotos e 5 dicas especiais. Vaneza Narciso passou a valorizar mais a sua bela cidade e seu mágico Estado depois de voltar de uma viagem ao exterior e agora dá dicas super legais no blog Vaneza com Z. Salvador não poderia ficar de fora da série, então relaxe e aproveite:

Sou soteropolitana, graduada em Turismo, mas atuo em área totalmente distinta da minha formação. Há 5 anos, quando comecei a tomar gosto pelas viagens, percebi como faz bem a diversidade da nossa cidade, do nosso país e do mundo. Passei a encarar Salvador, com um olhar mais afetuoso e ao mesmo tempo crítico. Apesar dos pesares, somos um povo genuinamente alegre, simpático e hospitaleiro. Não é marketing do turismo não, é de sangue mesmo. Assim, sugiro 5 atividades que considero especiais em Salvador:

Salvador_Vaneza_farol-da-barra

1- Pôr do Sol na Barra: este é um clássico não só pelo espetáculo da natureza como pela animação da galera que assiste ao sol mergulhando no horizonte. Durante a alta estação a movimentação é grande assim, sugiro que você entre no Museu Náutico da Bahia e desfrute de um pôr do sol exclusivo. Aproveite para conhecer as rotas marítimas da época do Descobrimento, as embarcações e a história da formação do povo brasileiro. O valor da entrada: 10 reais.

Salvador_Vaneza_ribeira

2- Bairro da Ribeira: este é um dos bairros mais antigos de Salvador que antes era destino de veraneio. Hoje, o bairro cresceu, porém mantém a simplicidade e o alto astral do povo baiano, principalmente, aos finais de semana, quando famílias e casais de namorados ocupam os bancos da orla para aproveitar o final de tarde . Daqui, você pode atravessar de barco até o bairro de Plataforma e comer uma muqueca no Restaurante Boca de Galinha que funciona há mais de 24 anos no local e tem uma vista linda para a Baía de Todos os Santos. Depois, retorne para tomar a sobremesa na Sorveteria da Ribeira que desde 1931 produz gelatos maravilhosos. E para ajudar na digestão (rsrs), caminhe pela orla que foi reformada recentemente e vá até a praia do Bugari.

Salvador_Vaneza_jam-no-mam

3- Jam no MAM: dá para juntar arte, música, gastronomia e o pôr do sol em um só lugar? Dá sim. Se você for ao Museu de Arte Moderna da Bahia que fica na Avenida Contorno aos sábados, você confere as exposições permanente ou temporária do museu. Depois assiste ao pôr do sol desde o mirante do Solar do Unhão. Daí, confere um espetáculo de Jazz que é simplesmente incrível e por fim, dá uma passadinha no Restaurante Café Solar para jantar ou apenas para apreciar a noite na Baía de Todos os Santos.

Salvador_Vaneza_clarindo-silva

4- Cantina da Lua: talvez você já ouviu falar deste restaurante que tem ótima localização no Pelourinho, numa esquina em frente a antiga Faculdade de Medicina, com vista para o Terreiro de Jesus. Mas, faço esta indicação devido a uma ilustre personalidade da Bahia, o Clarindo Silva, dono do Cantina da Lua e símbolo desta luta de valorização do Pelourinho, da cultura e culinária baiana. Aos 76 anos, trabalhando 18 horas por dia, ele estará lá para te receber. Embora tenha vários funcionários, ele tem o maior prazer te dar um abraço especial, bem apertado, limpar sua mesa e servir sua comida. Fala baixinho e está sempre bem arrumado com sua roupa branquíssima. Uma simpatia! Ah, e a muqueca de camarão com banana da terra é excelente.

Salvador_Vaneza_ilha-de-mare

5- Ilha de Maré: quando penso em um lugar que seja nosso reduto de paz, me vem à mente a Praia das Neves em Ilha de Maré que fica na Baía de Todos os Santos. Para chegar até lá, você precisa ir pro Terminal Marítimo de São Tomé de Paripe que fica ao lado da Praia de Inema, onde a presidente Dilma Roussef, costuma ficar. Após 10 minutos de travessia de barco até a Praia de Itamoabo, caminhe um pouquinho e logo estará no paraíso. Água transparente, morna e tranquila. Você pode levar comida e bebida, mas há restaurantes próximos que servem comida baiana de ótima qualidade. Para quem é turista, minha sugestão é ir de táxi até o Terminal Marítimo de São Tomé.

Confira todos os posts da série “Minha cidade, meu destino”.

Vaneza Narciso do blog Vaneza com Z
facebook.com/vanezacomz | Google+ | Pinterest

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Olá Michel,

    Parabéns pela sua humildade em ceder este espaço para falar da minha cidade querida.
    Muito obrigada e estou a sua disposição pro que precisar.

    Forte abraço!

  • Sou suspeita para falar da Bahia, olha o nome do meu site! :D Amo demais a minha terrina e comigo também aconteceu assim, depois de ter saído comecei a ver Salvador com outros olhos, mais brilhantes, mais afetuosos, mais cheios de amor por esta terra.

    • Olá Brenda!

      Que bom encontrar uma baiana retada no mundo dos blogs.
      As adversidades existem, mas os baianos estão aí para vencer os obstáculos e apreciar ainda mais nossas belezas. Seu blog é lindo e vamos manter contato, por favor.

      Beijos!