Todo o charme de Madri, entre o real e o virtual



Eu já havia visitado a belíssima Barcelona alguns anos atrás e gostei muito, mas não posso negar que, antes disso, Madri já me despertava certo fascínio. A cidade dos galáticos do Real Madrid não tem as belas praias como a dos “adversários” catalães, porém como eu já imaginava, acabou sendo outro amor à primeira visita.

madri7

Um pouco antes de viajar eu vi um amigo do trabalho com um acessório meio estranho, feito de papelão dobrado com o celular dentro, e nele através de um app eu podia “entrar” dentro de um jogo. Quando eu mexia a cabeça, tinha uma visão de 360º do ambiente virtual, foi uma sensação bem legal que até então eu só conhecia nos filmes. E agora essa realidade virtual (a montagem do suporte pode ser encontrada na internet e requer materiais bem simples) chegou no mundo das viagens, e uma das primeiras cidades a serem testadas foi exatamente Madri. Consegui ter acesso ao Oculus antes de viajar, um novo produto que permite mergulhar nessa tecnologia 3D através da realidade aumentada, e ao usá-lo eu pude ter uma ótima ideia do que encontraria ao chegar. As experiências reais e virtuais foram bem próximas. Com ele você poderá viajar virtualmente por muitas cidades pelo mundo sem sair de casa, eu recomendo. Agora, mais do que nunca, você poderá ter o mundo inteiro na palma das mãos. Veja um vídeo ilustrativo abaixo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=GD5tuTMrUN4[/youtube]

Depois de um voo tranquilo, desembarcamos na primavera espanhola e pegamos um clima ameno, perfeito para conhecer as atrações da cidade a pé. Escolhemos um apartamento no centro, já que temos duas filhas pequenas e assim ficaria mais fácil cozinhar, sem depender de restaurantes ou serviço de quarto dos hotéis.

madri1

A cada passeio, fui percebendo o motivo de ter sempre desejado conhecer a cidade, um paraíso para pessoas apaixonadas por cultura, diversão, gastronomia, sempre com ótima estrutura e muito verde. Foi difícil definir o que conhecer primeiro. Existem lugares que são metas da grande maioria dos turistas, como o Museu do Prado, a Fuente de Cibeles, o imponente Palácio Real, a Puerta de Alcalá, a Puerta del Sol, a emblemática Plaza Mayor e uma infinidade de belos monumentos e jardins.

madri8

Mesmo sendo uma cidade grande e imponente, foi tranquilo passear por estes locais, tanto na questão de segurança, quanto pelas distâncias. E para recarregar as energias, lojas e restaurantes espalhados por todos os lados. Vale a pena degustar a ótima cozinha local, com seus deliciosos tapas (petiscos). Mas também não deixam faltar opções para paladares multiculturais.

madri2

O Parque do Retiro foi um destino especial, ainda mais com as crianças. O laguinho no centro do parque dá um charme único ao oásis de natureza em pleno centro da cidade. Vai ser difícil esquecer o clima romântico de um casal sendo fotografado enquanto artistas de rua tocavam músicas e animavam os passantes. Vai ser difícil esquecer o visual de cartão-postal, com turistas nos pedalinhos relaxando e curtindo o calor madrileno, algo que me fez lembrar a minha infância no interior de Minas.



A bela capital espanhola é uma cidade cosmopolita, que cresceu em harmonia entre a sua rica história e as comodidades da vida moderna, preservando e valorizando o seu imenso patrimônio cultural e artístico.

madri3

Para quem estiver buscando algo mais caliente na noite madrilena, existe uma vasta oferta de shows, musicais, teatros e inúmeros locais para todos os gostos e bolsos em bairros como Malasaña ou Chueca. O povo é simpatico e aberto, fomos sempre tratados muito bem.

madri6

Se você for mais tranquilo e quiser aproveitar a imensidão cultural da cidade, a capital conta com mais de 60 museus. Além do mundialmente famoso Museu do Prado (citado anteriormente), merecem destaque também o Museu Thyssen-Bornemisza, com mais de 800 quadros, e o Centro Nacional de Arte Reina Sofía, dedicado à arte espanhola contemporânea, com obras de gênios como Picasso, Miró, Dalí, Juan Gris, entre outros.

madri5

Voltamos para casa com gostinho de quero mais, mas antes ainda tivemos a honra de contar com uma super amiga como anfitriã, a querida blogueira Vivian Monteiro do viviemmadrid.com. Fiquei feliz também de ter conhecido pessoalmente a Viviane Velez, brasuca super gente boa que também mora em Madri.

madri4É muito legal quando imaginamos que um lugar seja especial e confirmamos ou superamos as expectivas ao visitá-lo, que foi o caso de Madri. Claro que Barcelona também tem um fascínio único, porém nesse clássico muito bem jogado Madri ganhou nos pênaltis. Claro que Barcelona ainda pode ganhar uma revanche, mas na verdade torço para que os dois ganhem sempre e que a Espanha continue sendo um país hospitaleiro e amigável.

Além de Madri e Barcelona
Andamos pelos grandes centros, até gostamos de fazer isso, seja de dia, de noite, em busca de lazer, entretenimento, compras, baladas. Também em busca de tranquilidade, onde podemos ficar perto do mar e degustar de seus frutos em uma arte culinária impecável.

Se escolher a Espanha como destino nas férias, outras cidades podem te surpreender. As conexões aéreas internacionais são eficientes e não faltam oportunidades para conhecer além das encantadoras Barcelona e Madri.

Se tiver um tempinho a mais, você não vai se arrepender em ver o sol e o mar de Málaga, ir até Cáceres e atestar sua importância gastronômica para o país, curtir Sevilha, que expressa as tradicionais cultura e artesanato espanhóis, e sentir o ar urbano e a arquitetura moderna de Valência.

São dicas que ainda não tive a chance de vivenciar, mas que estão no topo da lista para quando eu voltar ao país que sempre me recebeu muito bem.

Post patrocinado #AP

Abraço e paz,

Michel P. Zylberberg

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.