Casal encara 50 mil quilômetros de carro, de Ushuaia até o Alasca! Conheça o projeto Asfalto, Terra & Mar



O casal Paulo e Bia se viciou em viagens de carro após rodarem 8 mil quilômetros pela Austrália em uma van. Eles queriam mais. Mas eram apenas planos para um futuro distante. E tudo acabou virando presente depois da descoberta de uma doença. Sentiram na pele como a vida pode ser mais curta do que imaginamos e decidiram voltar pra estrada. Já encararam 17 mil quilômetros de Ubatuba até Ushuaia e agora vão pisar no pedal do acelerador na aventura “oficial”: 50 mil quilômetros até o Alasca! O RPM tem o orgulho de divulgar o projeto “Asfalto, Terra & Mar”.

Pode parecer exagero quando se conta assim, mas foi um lentigo maligno (ou melanoma) que nos fez pensar como a vida realmente pode ser curta. Descobrir em você uma doença que normalmente só ocorre entre a população acima dos 70 anos faz você pensar que talvez seja bom antecipar algumas coisas que planejou pra sua vida.

IMG_20160212_132424_1

Sempre gostamos de viajar (quem não gosta?), mas é que gostamos muito também de viajar de carro… Tudo começou há muito tempo quando viajamos mais de 8 mil quilômetros pela Austrália dentro de uma van convertida da Wicked Vans, hoje uma multinacional do turismo de aventura. À época, apenas uma pequena empresa de garagem no subúrbio de Sydney, repleta de vans com pinturas muito originais e nada discretas, e uma certeza: garantia de muitas aventuras pela frente! Pronto, já estávamos “infectados”!

Desde então, sempre planejamos ter nossa própria van e (um dia!) fazer essa viagem: dirigir uma “casa rodante” desde Ushuaia – o “Fim do Mundo” – até o Alasca – o “Topo do Mundo” – e curtir (= esperar + receber + aceitar + viver + absorver) tudo aquilo que a vida de viajantes reserva pra eles a cada dia! Mas isso sempre pareceu um sonho distante, até um médico nos surpreender com aquelas palavras: lentigo maligno.

IMG_5477

“Esperar o quê?” Foi a primeira coisa que nos veio à cabeça…

Largamos nossos empregos, mudamos pra uma cidade bem mais tranquila e montamos um pequeno negócio que mais tarde viria a ser o grande propulsor financeiro em direção do nosso sonho de viagem pelas Américas! Depois de dois anos bem sucedidos (= qualidade de vida + algum $ + e só!), vendemos o restaurante e com a grana compramos o nosso “casulo”, o Cocoon: uma estrutura armada de fibra de vidro e espuma de PVC, com todas as comodidades de um trailer e feita sob medida para encaixe na caçamba de qualquer picape do mercado.

O roteiro Ushuaia-Alasca nada tem de muito original, mas será feito do nosso jeito! Milhares de quilômetros de Asfalto, Terra & Mar, passando por lugares e experiências inesquecíveis, conhecendo pessoas e culturas incríveis. Lógico que vai ter muito perrengue também, mas sempre buscando viver um dia por vez e, claro, atrás de ondas… muitas ondas, já que daí vem nossa essência: o surfe! E tudo isso com um orçamento bem limitado.

IMG_4883

Já concluímos a perna Austral: foram mais de 17 mil quilômetros, em quase 80 dias de viagem! Partimos de Ubatuba e descemos por estradas litorâneas do Brasil (salvo exceções), do Uruguai e da Argentina até Ushuaia. E voltamos pela Cordilheira dos Andes, através da Rota 40 (na Argentina) e da Carretera Austral (no Chile), passando de novo pela costa do Uruguai pra voltarmos ao Brasil.

Mas nossa rota em si não é tão importante, cada aventureiro segue a sua.

Agora, quem viaja assim sabe muito bem disso: lugares e destinos acabam sendo meros pretextos, pois o melhor de tudo está nas experiências que vivemos e nas pessoas que conhecemos ao longo da viagem. Por isso, não vemos a hora de seguir viagem. No momento estamos “estacionados”, fazendo alguns ajustes no Cocoon e aguardando o melhor momento para a nossa partida… Que venham os próximos 50 mil quilômetros até o Alasca!

IMG_5114

Continue acompanhando o Paulo e a Bia na página no Facebook do projeto:
www.facebook.com/Asfalto-Terra-Mar-1714822542094675/

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
  • Dudu Schumi

    Onde tem mais posts escritos sobre essa viagem? e dicas?
    Obrigada!