Blogueira revela 8 super dicas para curtir Paris sem dor de cabeça



Como já dizia Audrey Hepburn: “Paris é sempre uma boa ideia!” e não tem nem como discordar. A cidade é encantadora mesmo, mas pode ficar ainda mais se você tiver algumas dicas de quem mora na cidade. Dicas para que a sua estadia em Paris seja perfeita e inesquecível.

1) Não jogue fora o bilhete do metrô

Enquanto estiver dentro de uma estação de metrô, fazendo baldeações, mantenha o seu bilhete no bolso. Faça isso até encerrar a sua viagem. Essa dica é para evitar que você tenha problemas com a fiscalização do metrô. Pois é bem comum encontrar fiscais nas estações e caso você não tenha o bilhete, terá que pagar uma multa.

vemcomigo_dicas-paris-metro

2) Esqueça a dieta

Isso mesmo! Desapega da dieta e se joga no croissant, pão de chocolate, nos queijos e vinhos, na baguete e tudo mais que você tiver vontade de experimentar. Vir à Paris e não provar a gastronomia francesa é quase uma ofensa. Sabia que é considerada patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO? Então não vá desperdiçar essa oportunidade! ;)

vemcomigo_dicas-paris

3) Traga roupas e sapatos confortáveis

O bom de Paris é que permite conhecer muitos lugares apenas caminhando, sem ter que pegar algum meio de transporte. Sem contar que andando você vê muito mais da cidade, das pessoas e da cultura de um lugar. Então coloque na mala sapatos confortáveis e roupas apropriadas para cada estação do ano.

vemcomigo_dicas-paris-louvre

4) Beba água da torneira

Água da torneira é consumida normalmente aqui em Paris e é ótima. Além disso, nos bares e restaurantes é obrigatório servir água gratuitamente aos clientes. Aproveite essa dica de Paris para economizar uns euros.

5) Tente dizer palavras básicas em francês

Hoje em dia, você consegue se virar em Paris sem francês. Entretanto, não custa tentar falar algumas palavras em francês para ser melhor recebido e mais gentil também. Lembre-se que assim como nós brasileiros não temos obrigação de falar outro idioma, eles também não tem.

Diga “Bonjour” (bom dia) ou “Bonsoir” (boa noite) quando chegar em algum lugar, “Pardon” quando quiser se desculpar por algo, “Excuse-moi” para pedir licença, seja para andar no metrô ou para falar com alguém desconhecido na rua. Também não se esqueça de usar “Merci” para agradecer e “s’il vous plaît” para pedir por favor.

vemcomigo_dicas-paris-torre

6) Não deixe o celular no hotel

Você não precisa deixar o celular no hotel ou aonde você estiver só porque não tem 3G. Muitos cafés, praças e até estações de metrô tem WiFi gratuito.

7) Moedas tem o seu valor

Aqui e em várias cidades da Europa, você recebe o seu troco certo. Mesmo se for um valor quebrado, como por exemplo 1,67. Da mesma forma que você também deve pagar o valor exato e não arredondar para 1,65, por exemplo.

vemcomigo_paris-torre

8) Prefira transportes alternativos do que Táxi

Os táxis não são muito baratos e ainda tem a questão da língua, pois nem todos os taxistas falam outro idioma além do francês. Então minha sugestão é usar outras formas de transporte, como: a pé, bicicleta, metrô ou ônibus. Mas caso prefira mais comodidade, minha dica é usar o aplicativo Uber e assim você não precisa ficar tentando explicar aonde quer ir em francês e ainda tem uma tarifa mais em conta que o táxi convencional.

Rafaela Borges é colaboradora do Rodando Pelo Mundo, publicitária com alma nômade e apaixonada pela França. Hoje atualiza seu blog Vem Comigo (Facebook / Instagram), com dicas diretamente de Paris.

Curta e siga:
Avatar

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.