Uma viagem gastronômica pelos sabores do Brasil

Foto: pixabay.com


É comum a gente apreciar pratos estrangeiros e esquecer dos nossos próprios – afinal, eles sempre estiveram por aqui e foram os primeiros que conhecemos. Por exemplo: na sua primeira festinha de aniversário, você provavelmente comeu brigadeiro – correto? É algo tão natural, e enraizado, que muitas vezes nos esquecemos de sua origem e de que seja um produto totalmente nacional. Mas sabia que tem muito gringo que é apaixonado pelos nossos quitutes? Por isso, hoje nós vamos fazer uma viagem gastronômica por alguns pratos tradicionais brasileiros. Aperte o cinto e embarque nessa lista:

– Coxinha

viagem gastronômica

Foto: instagram.com/socoxinhasfoodtruck

Segundo historiadores, a coxinha foi inventada em São Paulo no século XIX para servir como um substituto barato para as tradicionais coxas de frango. Em 1950, o famoso salgado já estava bem popular em várias áreas do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Hoje em dia, podemos encontrar coxinhas com os mais diversos recheios, inclusive calabresa, carne seca e até mesmo chocolate.

– Feijoada

viagem gastronômica

Foto: instagram.com/feijoadadopoco

Se o Brasil tivesse de ser resumido em um prato, seria a feijoada. Apesar do quitute não ser exatamente de origem brasileira, sua versão com feijões pretos foi criada aqui. Segundo uma pesquisa recente, 80% das pessoas aprovam a combinação de feijão com carne de porco. Resumindo: se você ainda não provou, está mais do que na hora.

-Pão de queijo

viagem gastronômica

Foto: instagram.com/bragapdq

Prato de origem mineira, ele nada mais é do que uma bolinha assada à base de polvilho e queijo, geralmente do tipo minas ou parmesão. São pequeninos e vendidos em porções, muito comuns em padarias, lanchonetes e festinhas.

-Brigadeiro

viagem gastronômica

Foto: instagram.com/quebrigadeiro

Por falar em festinhas, eis o rei das sociais: o brigadeiro. De origem paulista, seu nome seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da época. Apesar da receita tradicional levar chocolate, atualmente existem inúmeros sabores e variações – inclusive gourmet.

-Vatapá

viagem gastronômica

Foto: instagram.com/espacodasdelicias

Prato da culinária afro-brasileira e facilmente encontrado no nordeste do país, o vatapá veio para o Brasil por intermédio dos escravos – mais precisamente pela tribo Iorubá. De consistência cremosa e sabor bem diferenciado, ele leva temperos como amendoim, pimenta-malagueta, gengibre, castanha de caju e cravo. Pode ser preparado com diversos tipos de carne, mas a versão com camarão é definitivamente a mais popular.

E você, o que achou dessa viagem gastronômica? :D Conta pra gente o seu prato brasileiro favorito!

*Post patrocinado / Foto do cabeçalho: pixabay.com

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.