Como é acampar em uma tenda na região mais árida da África do Sul



Ela esta longe de ser uma das cidades mais visitadas por turistas brasileiros na África do Sul, entretanto possui seu charme e atrações muito interessantes assim como a turística e famosa Cidade do Cabo. Outdshoorn pode ser considerado o velho oeste sul africano, uma região árida, de vegetação rasteira e com temperaturas que podem alcançar 50 graus no verão e cair drasticamente quando o sol se esconde.

A cidade é tida como a capital mundial do avestruz, pois a economia gira em torno da ave através das inúmeras fazendas de criação do animal e do Turismo. A cidade também se destaca em se tratando de hospedagem, pois é um dos poucos lugares no país aonde o visitante pode acampar em uma tenda de luxo com todo o conforto no meio da aridez sul africana.

Confesso que fiquei surpreso quando vi de perto a minha nova morada pelos próximos dois dias, pois as tendas do Africamps nem de longe lembrava a minha velha barraca de camping na época que eu acampava, que era ausente de qualquer luxo ou conforto. A tenda Africamps é como se fosse uma verdadeira casa, pois possui tudo: cozinha e sala com lareira, dois quartos com aquecedor/ar condicionado e banheiro com chuveiro quente e as camas tem até uma manta elétrica que a mantinha sempre aquecida, isto por que se durante o dia faz calor, de manhã cedo e ao entardecer a temperatura caia bastante.

A tenda tem capacidade para 5 pessoas, além disso possui um deck de frente para um calmo lago onde antílopes e outros animais vivem tranquilamente. Uma espécie de lareira de pedra em frente a tenda serve também de churrasqueira, tendo em vista que o povo sul africano adora churrasco; E por falar em comida, o café da manhã (cobrado a parte), vem em um caixote rústico tendo uma grande variedade de itens desde pães, geléias, sucos, leite, manteiga etc.

As tendas ficam distantes uma das outras, garantindo assim privacidade, ao longo dos caminhos de terra seca do local, existem potes de vidros presos a estacas, a príncipio pode parecer estranho mas trata-se de luminárias, onde na tampa do vidro havia uma placa de energia solar que durante o dia produzia energia para manter a luminosidade a noite.

Uma piscina de uso comum para os dias mais quentes, porém eu estava mais interessado em explorar as atrações da região e Outdshoorn tem passeios interessantes para aqueles que não querem ver somente avestruzes.

 

A experiência de acampar em um tenda é incrível, mesmo aqueles que não curtem acampar, não terão razões para se queixar diante de tantas facilidades e conforto disponível. Acordar de manhã, ver o nascer do sol por trás das montanhas de tom avermelhado, ao som dos animais, torna ainda mais especial essa terra….a terra do avestruz.

Serviços:

Onde: Outdshoorn (a 440km da Cidade do Cabo)
Tenda: https://www.africamps.com/farm/oudtshoorn-klein-karoo
(Localizada em Klein Karoo – Outdshoorn)
$$: A partir de 1.090,00 Rand por noite (Capacidade para 5 pessoas)

Safari do Suricatos:
$$: 420 Rand (adulto)

Onde comer: Old Mill Restaurante (melhor relação custo x beneficio)​

Curta e siga:

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.