Visite os incríveis museus franceses sem sair de casa

Museus França


À medida que um número crescente de países entra em confinamento devido ao coronavírus, os museus e galerias ao redor do mundo estão optando por fechar suas portas…

A boa notícia é que os amantes de história e arte agora podem ver milhares de artefatos, pinturas e esculturas em detalhes, enquanto exploram os próprios museus virtuais em várias plataformas online!

Desde vídeos interativos em 360 graus e passeios completos com narração personalizada, até fotos com zoom e apresentações de slides das melhores obras de arte do mundo, permitindo que os espectadores se aproximem do mundo da arte de uma forma que jamais poderiam ter na vida real.

Aqui estão alguns museus franceses mundialmente famosos que você pode visitar sem precisar sair do seu sofá. Confira:

1 – Museu do Louvre

O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris. Amante da arte ou não, este é um museu que deve estar na sua lista de lugares para visitar.

Por enquanto, no entanto, está fechado ao público, mas se você acessar o site do museu, poderá fazer um tour virtual por ele.

Você não só poderá visitar as muitas salas de exposições e galerias do museu, como também poderá ver a bela fachada do Louvre.

Museu do Louvre (Foto rodandopelomundo.com)

2 – Musée d’Orsay

Na antiga Gare d’Orsay, uma estação ferroviária e hotel de Paris, o museu abriga Cézanne, Monet e outros mestres franceses.

Sob um telhado de vidro curvo de 138 metros de comprimento, fica a maior coleção de obras impressionistas e pós-impressionistas do mundo.

O tour virtual também inclui uma exposição online que mostra a história do edifício. E no Tourist Tube há uma vista de 360 graus do magnífico exterior.

3 – Musée des Arts Décoratifs

O tour virtual do Musée des Arts Décoratifs inclui o estúdio, a galeria de joias e até o apartamento de Jeanne Lanvin, estilista francesa considerada uma das maiores referências no mundo da moda.

Você também desfrutará de um livreto para crianças (a partir dos 6 anos) sobre natureza, japonismo, luz, geometria e até imagens animadas. Ainda é possível passear virtualmente pela exposição do Harper’s Bazaar atualmente exibida no museu.

4 – Musée Rodin’s

Você está convidado a descobrir uma seleção emblemática de obras de arte e documentos do artista e conhecer a riqueza e a diversidade das coleções do Museu Rodin, criado em 1919, por iniciativa do próprio escultor.

Imagens das obras de arte estão disponíveis para os visitantes, acompanhadas de explicações e informações sobre a obra de arte, vídeos e resumo do guia de áudio disponível pela primeira vez durante a sua visita.

5 – Grand Palais

Além de suas duas exposições anteriores (Toulouse-Lautrec e El Greco), o museu parisiense convida você a descobrir muitos entretenimentos para curtir com sua família, crianças e seus pais.

Na lista de possibilidades estão: questionários, história da arte, histórias engraçadas e belas fotos para viajar sem sair da segurança de sua casa!

Outros museus para conhecer online:

Museu de Artes e Ofícios

Localizado em Paris, o Musée des Arts et Métiers é um museu de ciência e tecnologia. Reúne uma coleção de objetos industriais antigos, como instrumentos científicos, materiais, ferramentas de comunicação…

Centre Pompidou

É uma instituição dedicada a uma mistura de diferentes artes (artes visuais, literatura, cinema, design…) na qual se encontram várias exposições permanentes e temporárias.

Museu de Belas Artes de Lyon

O Museu de Belas Artes é um dos maiores museus franceses e europeus. Suas coleções oferecem aos visitantes uma viagem excepcional da Antiguidade à Arte Moderna.

A caverna de Lascaux

Localizada perto de Montignac, na França, esta caverna é uma das mais importantes da era paleolítica.

O Monte Saint Michel

Esta ilha rochosa dedicada a Saint Michel é particularmente conhecida pela abadia de Mont-Saint-Michel. É um dos dez sites turísticos mais visitados da França.

Curta e siga:
Avatar

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.