Vale a pena reservar a passagem com muita antecedência?

Fazendo as malas de Shutterstock.


Ao contrário do que pode acontecer com as reservas antecipadas das pousadas e hotéis, garantir a passagem antes da hora nem sempre é uma boa alternativa se o objetivo for economizar. Principalmente em se tratando das viagens de avião.

Para roteiros de longa distância, os precavidos de plantão que vivem bisbilhotando as agências virtuais em busca da passagem aérea ideal, com mais de um mês de antecedência, certamente não farão um bom negócio. Quem viaja com frequência garante que comprar as passagens para voar pelos ares brasileiros, muitos dias antes da viagem, limita as chances de conseguir uma boa promoção.

É preciso ser paciente e pesquisar os preços das aeronaves entre as três semanas antecedentes ao embarque. Costumeiramente é neste período em que as empresas de aviação diminuem o preço das passagens, para não fechar os voos em prejuízo.

Os riscos de perder um bom desconto não é o único lado negativo de quem vai às compras com muita antecipação. No caso do setor aéreo, outras surpresas pra lá de desagradáveis podem pintar pelo caminho, como perder o embarque programado para um translado ou operação de voo devido a um problema técnico, administrativo ou operacional. Basta levar em consideração a seguinte linha de raciocino: companhias aéreas oferecem descontos em passagens de avião quando há vários assentos vazios em uma determinada linha.

Selfie no ônibus de Shutterstock.

Selfie no ônibus de Shutterstock.

Apesar de ser regra no setor aéreo, a dica não se aplica nas viagens rodoviárias do Brasil. Pelo menos no que diz respeito aos valores dos bilhetes de ônibus para linhas interestaduais. Fixado anualmente por meio de determinação da ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre, o preço das passagens rodoviárias não sofre aumentos durante altas temporadas e nem fica mais barato quando se tem poucos interessados em determinada rota. Comprar as passagens de ônibus com antecedência, não é garantia de desconto, porém, há mais vantagem nesse setor do que nos aviões, já que dá para garantir a poltrona preferida e reservar o bilhete sem sair de casa, como conta o site Quero Passagem. Quem pretende viajar de ônibus pode pesquisar mais de 3 mil destinos pelo endereço www.queropassagem.com.br e confrontar preços de 50 companhias de ônibus, antes de comprar a passagem.

POST PATROCINADO

Imagem do cabeçalho Fazendo as malas do Shutterstock.

Avatar

Michel Zylberberg

Criei o blog em 2006 para compartilhar as minhas andanças pelo mundo, já rodei por mais de 20 países e gosto de incentivar as pessoas a conhecerem o que esse mundão maravilhoso tem a oferecer! Conto com a colaboração de amigos e convidados para poder trazer um conteúdo relevante e interessante, sempre junto com a minha grande paixão - a fotografia.
0 Comment